Uso de tecnologías educativas en la enseñanza de la ciencia y la biología: tendencias de investigación de acuerdo con las revistas nacionales

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p27-52.id847

Palavras-chave:

Ciências, educação, tecnologia

Resumo

O avanço tecnológico expressivo manifestado nas últimas décadas gerou alterações no cenário educacional, principalmente após a promulgação do decreto no 6.300, que dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, em 2007. Deste modo, buscamos delimitar o cenário nacional vigente das implementações da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais mediante o levantamento bibliográfico de sete periódicos com Qualis (CAPES) A1 e A2, em Ensino, entre 2007 e 2019, a partir das 550 publicações encontradas com esta temática. Os critérios de avaliação foram: quantidade de publicações anuais por revista, quantidade de publicações por ano; nível de ensino; modalidades de ensino; disciplinas em que as TIC foram aplicadas; subáreas da biologia; enfoques temáticos e recursos tecnológicos utilizados. Embora a adesão de tecnologias possibilite promover a educação acessível, interdisciplinar e cativando a autonomia do aluno, sua implantação necessita infraestrutura, formação docente e recursos financeiros, adversidades apresentadas como grandes desafios diante de comunidades carentes e desigualdades presentes no Brasil atualmente. As pesquisas tratando-se de inclusão pautaram-se principalmente na surdez, sem ampliação a outras deficiências, embora a crescente ênfase de tecnologias didáticas aplicadas à Educação Ambiental apresentou resultados positivos.

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Biografia do Autor

Beatriz Grigio Bornia, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí.

Acadêmica de Ciências Biológicas da Unespar, Campus Paranavaí.  Bolsisita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). 

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Paranavaí

Bióloga, doutora em agronomia. Professora do colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Paraná-Unespar.Coordenadora do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Unespar.

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Publicado

2020-09-03

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Como Citar

Bornia, B. G., & Royer, M. R. (2020). Uso de tecnologías educativas en la enseñanza de la ciencia y la biología: tendencias de investigación de acuerdo con las revistas nacionales. PARADIGMA, 27–52. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p27-52.id847