PÓS-VERDADE E PANDEMIA DA COVID-19: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p280-300.id969Palabras clave:
fake news, negacionismo científico, vieses cognitivos, educação em ciências, complexidadeResumen
O termo pós-verdade é frequentemente associado às disseminações de fake news e a visões negacionistas da ciência, como negacionismo climático e movimento antivacinas, por exemplo. Uma alternativa para lidar com o fenômeno da pós-verdade consiste em compreender as circunstâncias em que as desinformações surgem, bem como as comunidades nas quais esse fenômeno se enraíza. Além do negacionismo científico e da rápida disseminação de informações nas redes sociais, a configuração evolutiva da nossa própria estrutura mental proporciona um clima favorável para o atual cenário da pós-verdade. Excepcionalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, a não valorização e o descrédito do conhecimento científico apresenta sérios riscos à vida. Diante disso, procuramos discutir neste artigo o contexto da pós-verdade, as raízes psicológicas desse fenômeno a partir da teoria dual da mente, e, em seguida, refletir de que maneira a educação científica pode dialogar com esse fenômeno, essencialmente, no contexto da pandemia do novo coronavírus.Descargas
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