Livros estrangeiros e materiais didáticos do laboratório de matemática do instituto de educação general flores da cunha (1940-1970): indícios sobre a formação de normalistas

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p506-528.id1459

Keywords:

Formação de professores que ensinam matemática. Curso Normal. Instituto de Educação General Flores da Cunha. Livros estrangeiros. Materiais didáticos

Abstract

O texto tem o propósito de discutir alguns livros e materiais didáticos localizados no acervo digital e físico do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. O acervo conta com 731 livros, sendo que destes 272 são de autores estrangeiros, além de variados materiais didáticos, como o material de Cuisenaire e o Quadrimath, entre outros, confeccionados por normalistas do Instituto. Estes livros e materiais nos auxiliam a conhecer e compreender os saberes e práticas relacionados à matemática que estiveram presentes na formação das normalistas desta instituição entre 1940 e 1970. As informações localizadas no diálogo com as fontes consultadas nos permitem inferir que os saberes e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem da matemática que aconteciam no Instituto de Educação, em especial no Laboratório de Matemática, acompanhavam as discussões e tendências internacionais. Percebe-se uma preocupação constante em compreender o que está sendo estudado e discutido sobre os processos de ensinar e aprender matemática, principalmente nos Estados Unidos e Europa.

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Author Biographies

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação, história e filosofia da matemática e da educação matemática, formação de professores de matemática e ciências, formação de professores para Educação do Campo, conexões entre a Matemática e as Artes.

Maria Cecilia Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Professora no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, avaliação e história da educação matemática.

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Published

2023-07-07

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How to Cite

Dalcin, A., & Fischer, M. C. B. (2023). Livros estrangeiros e materiais didáticos do laboratório de matemática do instituto de educação general flores da cunha (1940-1970): indícios sobre a formação de normalistas. PARADIGMA, 44(3), 506–528. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p506-528.id1459

Issue

Section

Dossiê: Escolas Normais numa Perspectiva Internacional

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