Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1539Keywords:
Licenciaturas, Pesquisa em Educação, Formação de ProfessoresAbstract
Este estudo aborda a produção do conhecimento sobre as licenciaturas. Tem como referência os artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Objetivou, por meio de um levantamento bibliográfico, analisar a produção do conhecimento sobre as licenciaturas, no período de 2015 a 2021, creditando: (i.) as temáticas investigadas; (ii.) os periódicos científicos que concentram os estudos; (iii.) os países dos pesquisadores; (iv.) as instituições de origem dos pesquisadores, entre outros. Analisou-se 178 artigos científicos. Concluiu-se, entre outros aspectos, que a produção do conhecimento sobre as licenciaturas tem tematizado questões relacionadas aos processos formativos, a identidade docente e ao currículo, principalmente. Verificou-se, ainda, que a maior parte dos periódicos científicos que concentram a referida produção do conhecimento condiz a periódicos internacionais, porém, há também um quantitativo considerável de periódicos científicos brasileiros qualificados, seguindo os critérios de avaliação da pós-graduação no país, que têm publicizado estudos que versam sobre as licenciaturas.Downloads
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References
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2024-07-01
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Medeiros, E. A. de, Alves, R. R., Paiva, L. M. de S., & Araújo, O. H. A. (2024). Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021). PARADIGMA, 45(2), e2024014. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1539
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Section
Artículos