Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021)

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1539

Palavras-chave:

Licenciaturas, Pesquisa em Educação, Formação de Professores

Resumo

Este estudo aborda a produção do conhecimento sobre as licenciaturas. Tem como referência os artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Objetivou, por meio de um levantamento bibliográfico, analisar a produção do conhecimento sobre as licenciaturas, no período de 2015 a 2021, creditando: (i.) as temáticas investigadas; (ii.) os periódicos científicos que concentram os estudos; (iii.) os países dos pesquisadores; (iv.) as instituições de origem dos pesquisadores, entre outros. Analisou-se 178 artigos científicos. Concluiu-se, entre outros aspectos, que a produção do conhecimento sobre as licenciaturas tem tematizado questões relacionadas aos processos formativos, a identidade docente e ao currículo, principalmente. Verificou-se, ainda, que a maior parte dos periódicos científicos que concentram a referida produção do conhecimento condiz a periódicos internacionais, porém, há também um quantitativo considerável de periódicos científicos brasileiros qualificados, seguindo os critérios de avaliação da pós-graduação no país, que têm publicizado estudos que versam sobre as licenciaturas.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Francisco Mota, 572, Costa e Silva, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59.625-900.

Ramon Roseno Alves, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pesquisador da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Francisco Mota, 572, Costa e Silva, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59.625-900.

Larissa Mirelle de Souza Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pesquisadora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Francisco Mota, 572, Costa e Silva, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, CEP: 59.625-900.

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mamanguape, Paraíba, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mamanguape, Paraíba, Brasil. Endereço para correspondência: Estr. Engenho Novo, s/n, Mamanguape, Paraíba, Brasil, CEP: 58280-000.

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Publicado

2024-07-01

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Como Citar

Medeiros, E. A. de, Alves, R. R., Paiva, L. M. de S., & Araújo, O. H. A. (2024). Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021). PARADIGMA, 45(2), e2024014. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1539

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Artículos