Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021)
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1539Palavras-chave:
Licenciaturas, Pesquisa em Educação, Formação de ProfessoresResumo
Este estudo aborda a produção do conhecimento sobre as licenciaturas. Tem como referência os artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Objetivou, por meio de um levantamento bibliográfico, analisar a produção do conhecimento sobre as licenciaturas, no período de 2015 a 2021, creditando: (i.) as temáticas investigadas; (ii.) os periódicos científicos que concentram os estudos; (iii.) os países dos pesquisadores; (iv.) as instituições de origem dos pesquisadores, entre outros. Analisou-se 178 artigos científicos. Concluiu-se, entre outros aspectos, que a produção do conhecimento sobre as licenciaturas tem tematizado questões relacionadas aos processos formativos, a identidade docente e ao currículo, principalmente. Verificou-se, ainda, que a maior parte dos periódicos científicos que concentram a referida produção do conhecimento condiz a periódicos internacionais, porém, há também um quantitativo considerável de periódicos científicos brasileiros qualificados, seguindo os critérios de avaliação da pós-graduação no país, que têm publicizado estudos que versam sobre as licenciaturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Almeida, L. C. (2021). Paulo Freire: Presente! Levantamento bibliográfico em Educação & Sociedade. Educ. Soc., Campinas, 42, e254030. https://doi.org/10.1590/ES.254030
André, M. E. D. A., et al. (1999). Estado da arte sobre formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990 a 1996. Educ. Soc., Campinas, 20(68), 301-309. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015
André, M. E. D. A. (2009.). A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, 01(01), 41-56. https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4
Araujo, A. C., et al. (2018). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 34, e172839. https://doi.org/10.1590/0102-4698172839.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2021). NBR 6028: Informação e documentação – resumo, resenha e recensão. Apresentação. Rio de Janeiro. https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=467697>
Bianchetti, L., & Magalhaes, A. (2015). Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação (Campinas), Sorocaba, SP, 20(1), 225-49. https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100013
Bittar, M., & Nogueira, R. G. (2015). Um estudo da criação e desenvolvimento de licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolema, Rio Claro, 29 (51), 263 – 283. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a14
Brasil. (2015). Resolução CNE/CP n° 02, de 1 de julho de 2015. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=resolu%5Cu00e7%5Cu00e3o
Brasil. (1939). Decreto Lei nº 1.190, de 04 de abril de 1939. http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991
Cabellos, N. G. M., & Sánchez, A. I. A. (2020). Prácticas inclusivas de estudiantes en formación docente. Educ. fís. cienc., 22(1), 109–119. https://doi.org/10.24215/23142561e109
Chaves, V. L. J., & Castro, A. M. D. A. (2016). Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, 2(1), 118-117. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7531
Cunha, M. I. (2013). O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui., São Paulo, (3), 609-625. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014
Ferreira, L. S. (2009). A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. Contrapontos, 9(1), 1-13. https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/974
Ferreira, N. S. (2021). Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], 2, e021014. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/524
Guaita, R. I., & Gonçalves, F. P. (2020). Atividades experimentais mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação em licenciaturas de Ciências da Natureza. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 47, 179 – 199. https://doi.org/10.17227/ted.num47-6757
Magalhães Júnior, C. A. O., et al. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, 22. https://doi.org/10.1590/21172020210110
Marques, F. (2019). A expansão em números: em duas décadas, parâmetros da ciência brasileira evoluíram de modo consistente. Revista Pesquisa FAPESP, 274, 39 – 41, out. https://revistapesquisa.fapesp.br/a-expansao-em-numeros/
Medeiros, E. A., Dias, A. M. I., & Therrien, J. (2021). Licenciaturas (interdisciplinares) em Educação do Campo: estudo sobre sua expansão no Brasil. Educação em Revista, 37, 1-23. https://doi.org/10.1590/0102-4698226082
Meneghini, R. (2003). O projeto SciELO (Scientific Eletrônic Library Online) e a visibilidade da literatura periférica. Química Nova, 26(2), 156 - 158. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000200001
Nascimento, A. A. B., Medeiros, E. A., & Amorim, G. C. C. (2022). Formação de professores polivalentes: estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, 33, e022008, https://10.32930/nuances.v33i00.9486
Packer, A. L. (1998). SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência & Informação, Brasília, 27(2), 109-121. https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200001
Pereira, M. G. (2013). O resumo de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, 22(4), 707-708, dez. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000400017
Oliveira, M. Z. (2014). Como escrever um artigo empírico. In: Koller, S., Couto, M. C. P., & Hohendorff, J. V. (Eds.). Manual de Produção Científica (pp. 71 – 90). Penso.
Raimundo, J. A., & Fagundes, M. C. V. (2018). Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC. Roteiro, Joaçaba, 43(3), 891-918. https://doi.org/10.18593/r.v43i3.17298
Romanowski, J. P. (2013). Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de pesquisa em Educação, Paraná, 8(2), 479-499. https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p479-499
Sene, L. Z., & Bizelli, J. L. (2022). Sistema de avaliação de periódicos no Brasil: Impactos da evolução dos critérios do Qualis-periódicos da Área de Educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, 18(49), e9388. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9388
Schulz, P. (2018). SciELO 20 anos: de visionária à imprescindível. Jornal da UNICAMP, ed. especial. https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/peter-schulz/scielo-20-anos-de-visionario-imprescindivel
Scientific Electronic Library Online. (2023). Periódicos. https://www.scielo.org
Sousa, D. A., & Cavalcanti, T. Erros comuns na escrita científica em língua portuguesa. In: Koller, S., Couto, M. C. P., & Hohendorff, J. V. (Eds.). Manual de Produção Científica (pp. 125 – 139). Penso.
Vargas, S. B., & González, A. F. H. (2017). Retos para los procesos de enseñanza y aprendizaje de la escritura académica en la Licenciatura en Lenguas Modernas (LLM) de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Signo y Pensamiento, 36(71), 98 – 111. https://doi.org/10.11144/javeriana.syp36-71.rpea
André, M. E. D. A., et al. (1999). Estado da arte sobre formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990 a 1996. Educ. Soc., Campinas, 20(68), 301-309. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300015
André, M. E. D. A. (2009.). A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, 01(01), 41-56. https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4
Araujo, A. C., et al. (2018). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 34, e172839. https://doi.org/10.1590/0102-4698172839.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2021). NBR 6028: Informação e documentação – resumo, resenha e recensão. Apresentação. Rio de Janeiro. https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=467697>
Bianchetti, L., & Magalhaes, A. (2015). Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação (Campinas), Sorocaba, SP, 20(1), 225-49. https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100013
Bittar, M., & Nogueira, R. G. (2015). Um estudo da criação e desenvolvimento de licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolema, Rio Claro, 29 (51), 263 – 283. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a14
Brasil. (2015). Resolução CNE/CP n° 02, de 1 de julho de 2015. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22015.pdf?query=resolu%5Cu00e7%5Cu00e3o
Brasil. (1939). Decreto Lei nº 1.190, de 04 de abril de 1939. http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991
Cabellos, N. G. M., & Sánchez, A. I. A. (2020). Prácticas inclusivas de estudiantes en formación docente. Educ. fís. cienc., 22(1), 109–119. https://doi.org/10.24215/23142561e109
Chaves, V. L. J., & Castro, A. M. D. A. (2016). Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, 2(1), 118-117. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7531
Cunha, M. I. (2013). O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui., São Paulo, (3), 609-625. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014
Ferreira, L. S. (2009). A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. Contrapontos, 9(1), 1-13. https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/974
Ferreira, N. S. (2021). Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], 2, e021014. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/524
Guaita, R. I., & Gonçalves, F. P. (2020). Atividades experimentais mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação em licenciaturas de Ciências da Natureza. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 47, 179 – 199. https://doi.org/10.17227/ted.num47-6757
Magalhães Júnior, C. A. O., et al. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, 22. https://doi.org/10.1590/21172020210110
Marques, F. (2019). A expansão em números: em duas décadas, parâmetros da ciência brasileira evoluíram de modo consistente. Revista Pesquisa FAPESP, 274, 39 – 41, out. https://revistapesquisa.fapesp.br/a-expansao-em-numeros/
Medeiros, E. A., Dias, A. M. I., & Therrien, J. (2021). Licenciaturas (interdisciplinares) em Educação do Campo: estudo sobre sua expansão no Brasil. Educação em Revista, 37, 1-23. https://doi.org/10.1590/0102-4698226082
Meneghini, R. (2003). O projeto SciELO (Scientific Eletrônic Library Online) e a visibilidade da literatura periférica. Química Nova, 26(2), 156 - 158. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000200001
Nascimento, A. A. B., Medeiros, E. A., & Amorim, G. C. C. (2022). Formação de professores polivalentes: estudo bibliográfico sobre teses e dissertações (1999 – 2019). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, 33, e022008, https://10.32930/nuances.v33i00.9486
Packer, A. L. (1998). SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência & Informação, Brasília, 27(2), 109-121. https://doi.org/10.1590/S0100-19651998000200001
Pereira, M. G. (2013). O resumo de um artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, 22(4), 707-708, dez. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742013000400017
Oliveira, M. Z. (2014). Como escrever um artigo empírico. In: Koller, S., Couto, M. C. P., & Hohendorff, J. V. (Eds.). Manual de Produção Científica (pp. 71 – 90). Penso.
Raimundo, J. A., & Fagundes, M. C. V. (2018). Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC. Roteiro, Joaçaba, 43(3), 891-918. https://doi.org/10.18593/r.v43i3.17298
Romanowski, J. P. (2013). Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de pesquisa em Educação, Paraná, 8(2), 479-499. https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p479-499
Sene, L. Z., & Bizelli, J. L. (2022). Sistema de avaliação de periódicos no Brasil: Impactos da evolução dos critérios do Qualis-periódicos da Área de Educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, 18(49), e9388. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9388
Schulz, P. (2018). SciELO 20 anos: de visionária à imprescindível. Jornal da UNICAMP, ed. especial. https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/peter-schulz/scielo-20-anos-de-visionario-imprescindivel
Scientific Electronic Library Online. (2023). Periódicos. https://www.scielo.org
Sousa, D. A., & Cavalcanti, T. Erros comuns na escrita científica em língua portuguesa. In: Koller, S., Couto, M. C. P., & Hohendorff, J. V. (Eds.). Manual de Produção Científica (pp. 125 – 139). Penso.
Vargas, S. B., & González, A. F. H. (2017). Retos para los procesos de enseñanza y aprendizaje de la escritura académica en la Licenciatura en Lenguas Modernas (LLM) de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Signo y Pensamiento, 36(71), 98 – 111. https://doi.org/10.11144/javeriana.syp36-71.rpea
Downloads
Publicado
2024-07-01
Métricas
Visualizações do artigo: 90 PDF downloads: 76
Como Citar
Medeiros, E. A. de, Alves, R. R., Paiva, L. M. de S., & Araújo, O. H. A. (2024). Licenciaturas: a produção do conhecimento na base de dados da SciELO (2015 – 2021). PARADIGMA, 45(2), e2024014. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024014.id1539
Edição
Seção
Artículos