A emergência da Pedagogia Neoliberal: entremeios na educação brasileira

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1547

Keywords:

Neoliberalismo., Educação., Pedagogia neoliberal., Organismos Internacionais., Empreendedorismo.

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar a constituição da pedagogia neoliberal orientada por uma racionalidade empresarial que permeia a realidade da educação nacional. O campo analítico se baseou, centralmente, em textos e documentos de organismos internacionais tendo em vista a ausência do debate no país. Os fundamentos teóricos e metodológicos se ancoram em bases marxistas, com ênfase para a compreensão histórico-dialética do liberalismo e do neoliberalismo; dos limites históricos de proposições sobre teorias pedagógicas e as finalidades educativas das demandas atuais do capitalismo; assim como em aspectos emergentes das novas demandas da racionalidade empresarial na formação escolar. Os achados do estudo apontam que, em âmbito internacional, o debate se apresenta bastante consolidado, mas ainda é incipiente sobre a emergência, no cenário brasileiro, de uma pedagogia que se propõe a formar o sujeito-empreendedor de si, responsável por sua própria performance em que o individualismo é a tônica evidenciada no cenário atual do neoliberalismo. Tal hiato dificulta e reflete, em certa medida, a secundarização de reflexões dessa natureza no campo crítico da educação.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Miryan Cruz Debiasi, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Licenciatura em Pedagogia - Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) Mestrado em Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Doutorado em Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA)

Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduação em Administração - Universidade Regional de Blumenau (FURB) Mestrado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Doutorado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA)

References

ALMEIDA, Joana Gomes de; SANTOS, Eduardo J. R.; ALBUQUERQUE, Cristina Pinto; FERREIRA, Joaquim Armando. Desemprego e empreendedorismo: da ambiguidade da relação conceitual à eficácia das práticas de intervenção social. Plural: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 31-56, jan. 2013. Semestral. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/69562. Acesso em: 04 dez. 2023.

BANCO MUNDIAL. Competências e empregos: uma agenda para a juventude. Síntese de constatações, conclusões e recomendações de políticas. [2018]. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/953891520403854615/pdf/123968-WP-PUBLIC-PORTUGUESE-P156683-CompetenciaseEmpregosUmaAgendaparaaJuventude.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2019: A Natureza Mutável do Trabalho – visão geral. [2019]. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/30435/211328ovPT.pdf?sequence=48&isAllowed=y. Acesso em: 15 fev. 2024.

BRÖCKLING, Ulrich. The entrepreneurial: fabricating a new type of subject. London, UK: Sage, 2016.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Éve. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo como slogan do capital. In: EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014, p. 141-172.

CONFEDERATION OF BRITISH INDUSTRY. Getting Young people ‘work ready’: Our vision for how education should prepare Young people for the modern world. London, UK, 2019. Disponível em https://www.enlutc.co.uk/wp-content/uploads/2019/07/CBI-Getting-young-people-work-ready-report.pdf. Acesso em: 16 mar. 2024.

DARDOT, Pierre; LAVAl, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e Marxismo: Revista do NIEP-Marx, Niterói, v. 5, n. 8, p. 45-67, 02 jun. 2017. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/issue/view/9. Acesso em: 07 mar. 2024.

FREITAS, Luiz Carlos. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle pedagógico na escola. Educação & Sociedade, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out/dez, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01085.pdf. Acesso em: 03 mar. 2024.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Prefácio. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji. Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2017, p. 5-9.

MACRINE, Scheila L. Pedagogies of Neoliberalism. In: SPRINGER, Simon; BIRCH, Kean; MACLEAVY, Julie (Orgs.). The handbook of neoliberalism. New York, NY: Routledge, 2019, p. 2-25.

MCCAFFERTY, Patricia. Forging a ‘neoliberal pedagogy’: the ‘enterprising education’ agenda in schools. Critical Social Policy, London, v. 30, n. 4, p. 541-563, 2010. Disponível em: https://www.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/52409_Forging_a_neoliberal_pedagogy___The_enterprising_education_agenda_in_schools.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

MULLER, Rafael Rodrigo. Tecnologias gerenciais, educação e capital. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 739-760, jul. – set., 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/275/27528783011.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

MUELLER, Rafael Rodrigo. Racionalidade para racionalização: a gestão da produção e da força de trabalho enquanto tecnologia capitalista. 2010. Tese (Doutorado) - Programa De Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/93607/285732.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 fev. 2024.

OLSSEN, Mark. Understanding the mechanisms of neoliberal control: lifelong learning, Flexibility and knowledge capitalism. Journal of Education Policy, Reino Unido, v. 25, n.3, 213-230, maio/jun, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02601370600697045. Acesso em: 24 fev. 2024.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Estudos da OCDE sobre competências: competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/skills-for-social-progress_9789264249837-pt#page1. Acesso em: 01 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE. Criação de emprego e desenvolvimento económico local 2018: Preparando para o Futuro do trabalho. [2018]. Disponível em: https://www.oecd.org/cfe/leed/PORT_LEED-Flagship-Policy-Highlights.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.

ROTHMAN, Sheldon. What Do Schools Want from Engagement with Business? Australian Council for Educational Research (ACER), 2019. Disponível em: https://research.acer.edu.au/policy_analysis_misc/30. Acesso em: 20 mar. 2024.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SHIROMA, Eneida Oto; MICHELS; Maria Helena; EVANGELISTA, Olinda; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. A tragédia docente e suas facetas. In: EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenji (Org.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelo. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2017, p. 17-58.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação 2022: Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadiladel Monte: Fundación SM, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 12 dez. 2023.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório de Monitoramento Global da Educação 2023 (resumo):A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? Paris, Unesco, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por. Acesso em: 24 jul. 2023.

ZALEWSKA-BUJAK, Malgorzata. Teachers’ strategies for professional activities in the conditions of neoliberal educational reality. Journal for Critical Education Policy Studies (JCEPS), n. 3, v. 20, p. 381-410, jan. 2023. Disponível em: https://web.p.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=20510969&AN=161370515&h=x6PW4GEjVVePNE2X2AtsKZlz7xJBjkacMGIIhiztJzLB9dIPPPixXPKPNPGZ2ZjqMw8TTEh70cIaHYbTkZ4sAg%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d20510969%26AN%3d161370515. Disponível em: 20 mar. 2024.

Published

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 121     PDF (Português (Brasil)) downloads: 119

How to Cite

Debiasi, M. C., & Mueller, R. R. (2024). A emergência da Pedagogia Neoliberal: entremeios na educação brasileira. PARADIGMA, 45(1), e2024002. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024002.id1547