A pedagogia em contexto de modernidade líquida: tensões epistemológicas, éticas e políticas

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024004.id1549

Keywords:

Pedagogia., Epistemologia da Pedagogia., Modernidade., Modernidade Líquida.

Abstract

Este artigo apresenta articulações entre modernidade líquida e pedagogia. Para tanto, considera modernidade líquida como conceito sociológico que identifica a contemporaneidade, marcada por condições histórico-culturais produtoras de tensões difusas nas práticas e instituições sociais. Desse modo, o texto busca contribuir com respostas para a seguinte questão: quais são as pressões epistemológicas, éticas e políticas da modernidade líquida sobre a pedagogia? O estudo tem como objetivo oferecer compreensões sobre o contexto de modernidade líquida e suas implicações para a pedagogia, ciência da e para a educação. O texto caracteriza-se sob forma ensaística, baseando-se em revisão bibliográfica, e adota como fundamentação teórica a hermenêutica sociológica crítica de Zygmunt Bauman em diálogo com a pedagogia crítica. A investigação aponta que os tempos líquidos esvaziam os sentidos éticos e políticos da pedagogia, tornando-a um tipo de tecnologia social. Assim, o estudo considera e defende a urgência da pedagogia crítica como movimento epistemológico e político capaz de oferecer enfrentamentos aos desafios engendrados pela modernidade líquida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Pós-doutorando em Educação na Universidade de São Paulo (USP) Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP) Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Educação e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP) Professora Sênior da Universidade de São Paulo (USP) Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

References

ADORNO, Theodor. Notas de literatura. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

ADRIÃO, Theresa et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino" por municípios paulistas. Educação & sociedade, v. 30, n. 108, p. 799-818, 2009.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BAUMAN, Zygmunt. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. A Ética é possível num mundo de consumidores? Rio Janeiro: Zahar, 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Esboços de uma Teoria da Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2022a.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2022b.

BAUMAN, Zygmunt. Hermenêutica e ciência social: abordagens da compreensão. São Paulo: Editora UNESP, 2022c.

BAUMAN, Zygmunt. Para uma sociologia crítica: um ensaio sobre o senso comum e a emancipação. São Paulo: Editora UNESP, 2023.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2007.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: EDUNESP, 1999.

COMENIUS, Iohannis Amos. Didática magna. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

DUARTE, Newton. Vigotsky e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 24-34.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. A pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023a.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023b.

GIROUX, Henry A. Pedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 1, p. 296-306, 2016.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere – Vol. 1: Introdução ao estudo da Filosofia; a Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

HERBART, Johann Friedrich. Pedagogia Geral. Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2014.

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: HORKHEIMER, Max; BENJAMIN, Walter et al. (Orgs.). Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 117-161.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2022. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 09 abr. 2024.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Petrópolis: Vozes, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciências da educação? Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 10, n. 2, p. 11-33, jul./dez. 2003.

LIMA, Claudia de Medeiros. Pedagogia líquida: um caminho para a ciência da práxis. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, p. 589-604, 2018.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Lafonte, 2021.

MIALARET, Gaston. Ciências da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MICELI, Paulo. História Moderna. São Paulo: Contexto, 2022.

NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Claudio; ZEN, Giovana. (Orgs.) Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64.

PIMENTA, Selma Garrido; ANDRADE PINTO, Umberto; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. e38956, 2022.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007.

RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental: a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2021a.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2021b.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2021c.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. A Pedagogia entre o passado e a contemporaneidade: apontamentos para uma ressignificação epistemológica. Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 479-493, set./dez. 2015.

SCHEFFLER, Israel. A linguagem da educação. São Paulo: EDUSP, 1974.

SCHULTZ, Theodore. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

SCHULTZ, Theodore. O capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

Published

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 46     PDF (Português (Brasil)) downloads: 34

How to Cite

Rabelo, R. A. da S. V., & Almeida, M. I. de. (2024). A pedagogia em contexto de modernidade líquida: tensões epistemológicas, éticas e políticas. PARADIGMA, 45(1), e2024004. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024004.id1549