A pedagogia em contexto de modernidade líquida: tensões epistemológicas, éticas e políticas

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024004.id1549

Palabras clave:

Pedagogia., Epistemologia da Pedagogia., Modernidade., Modernidade Líquida.

Resumen

Este artigo apresenta articulações entre modernidade líquida e pedagogia. Para tanto, considera modernidade líquida como conceito sociológico que identifica a contemporaneidade, marcada por condições histórico-culturais produtoras de tensões difusas nas práticas e instituições sociais. Desse modo, o texto busca contribuir com respostas para a seguinte questão: quais são as pressões epistemológicas, éticas e políticas da modernidade líquida sobre a pedagogia? O estudo tem como objetivo oferecer compreensões sobre o contexto de modernidade líquida e suas implicações para a pedagogia, ciência da e para a educação. O texto caracteriza-se sob forma ensaística, baseando-se em revisão bibliográfica, e adota como fundamentação teórica a hermenêutica sociológica crítica de Zygmunt Bauman em diálogo com a pedagogia crítica. A investigação aponta que os tempos líquidos esvaziam os sentidos éticos e políticos da pedagogia, tornando-a um tipo de tecnologia social. Assim, o estudo considera e defende a urgência da pedagogia crítica como movimento epistemológico e político capaz de oferecer enfrentamentos aos desafios engendrados pela modernidade líquida.

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Biografía del autor/a

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Pós-doutorando em Educação na Universidade de São Paulo (USP) Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP) Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Educação e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP) Professora Sênior da Universidade de São Paulo (USP) Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

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Publicado

30-09-2024

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Cómo citar

Rabelo, R. A. da S. V., & Almeida, M. I. de. (2024). A pedagogia em contexto de modernidade líquida: tensões epistemológicas, éticas e políticas. PARADIGMA, 45(1), e2024004. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024004.id1549