Pedagogia narrativa, saberes didáticos e tessituras curriculares na formação inicial docente
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1572Keywords:
Abordagens narrativas e (auto)biográficas., Pedagogia., Formação de Professores(as).Abstract
Este texto foi tecido, como um ensaio teórico-reflexivo e interpretativo, em que foram postuladas reflexões no campo da constituição do campo da Pedagogia e da formação de professores(as), entrelaçadas com as abordagens narrativas e (auto)biográficas. Os objetivos buscaram compreender o desenvolvimento de uma Pedagogia narrativa na formação inicial de professores(as), bem como pensar acerca das contribuições das abordagens narrativas e (auto)biográficas na tessitura de saberes didáticos e curriculares na formação e na prática docente no cotidiano escolar. Como lições deste estudo, vale ressaltar que a Pedagogia narrativa na docência universitária no contexto da formação de professores(as) é aquela que se tece, por meio de processos didáticos e metodológicos com os usos das abordagens narrativas e (auto)biográficas, as quais primam por uma reflexividade em que a própria pessoa possa ser autor(a) e ator(atriz) da sua história ao contar e a narrar de si, e, em diálogo com o outro, tomando consciência dos percursos trilhados, impulsionando descobertas pela narração e permitindo (re)invenções de si, do(a) outro, da sua prática pedagógica e de outros tantos contextos, temporalidades e de experiências pelos quais tenha passado ou construído.Downloads
References
BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 26 abr. 2024.
CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
CASTAMAN, A. S.; JUNGES JÚNIOR, M. L.; VIEIRA; J. de A. A formação inicial como espaço de descontração da experiência primeira: a construção do espírito científico do pedagogo. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, Ahead of Print, v. 25, e020033, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v25/2178-4612-conjectura-25-e020033.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024.
CONTRERAS, J.; QUILES-FERNÁNDEZ, E.; PAREDES, A. Una pedagogía narrativa para la formación del profesorado. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 0, n. 0, p. 58-75, 2019. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/mgn/article/view/6624/6130. Acesso em: 26 abr. 2024.
DILTHEY, W. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 05 maio 2024.
FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
GOODSON, I. F. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor F. Goodson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
HOUSSAYE, J. Quinze pedagogos: textos selecionados. 1. ed. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
LIMA, J. F. L. de; CARVALHO, J. dos S. D. de. O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica. Debates em Educação, v. 16, n. 38, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16165. Acesso em: 27 abr. 2024.
LIBÂNEO, J. C. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In.: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 35-60.
MORAIS, J. de S.; MARTINS, H. A.; BRAGANÇA, I. F. de S. O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire. Revista Teias, v. 22, n. 67, out./dez. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62017/39924. Acesso em: 25 abr. 2024.
NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Colecção Ciências da Educação, v. 4. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007, p. 13-30.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, I. B. de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación qualitativa, v. 2, n. 1 p. 6-26. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/33544160/O_Movimento_Auto_Biogr%C3%A1fico_no_Brasil_Esbo%C3%A7o_de_suas_Configura%C3%A7%C3%B5es_no_Campo_Educacional. Acesso em: 29 abr. 2024.
PASSEGGI, M. da C. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador.
Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528. Acesso em: 25 abr. 2024.
PIMENTA, S. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In.: PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. F. (Orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p. 15-41.
SEVERO, J. L. R. de L.; PIMENTA, S. G. Introdução à Pedagogia na formação inicial de pedagogas/os: uma proposta de componente curricular. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 3, jul./set., 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19462. Acesso em: 27 abr. 2024
SOUZA, E. C. de. Acompanhar e formar – mediar e iniciar: pesquisa (auto)biográfica e formação de formadores: In.: PASSEGGI, M. da C.; SILVA, V. B. da (Orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 157-177.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 96 PDF (Português (Brasil)) downloads: 51
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Joelson de Sousa Morais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.