Pedagogia narrativa, saberes didáticos e tessituras curriculares na formação inicial docente

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1572

Palavras-chave:

Abordagens narrativas e (auto)biográficas., Pedagogia., Formação de Professores(as).

Resumo

Este texto foi tecido, como um ensaio teórico-reflexivo e interpretativo, em que foram postuladas reflexões no campo da constituição do campo da Pedagogia e da formação de professores(as), entrelaçadas com as abordagens narrativas e (auto)biográficas. Os objetivos buscaram compreender o desenvolvimento de uma Pedagogia narrativa na formação inicial de professores(as), bem como pensar acerca das contribuições das abordagens narrativas e (auto)biográficas na tessitura de saberes didáticos e curriculares na formação e na prática docente no cotidiano escolar. Como lições deste estudo, vale ressaltar que a Pedagogia narrativa na docência universitária no contexto da formação de professores(as) é aquela que se tece, por meio de processos didáticos e metodológicos com os usos das abordagens narrativas e (auto)biográficas, as quais primam por uma reflexividade em que a própria pessoa possa ser autor(a) e ator(atriz) da sua história ao contar e a narrar de si, e, em diálogo com o outro, tomando consciência dos percursos trilhados, impulsionando descobertas pela narração e permitindo (re)invenções de si, do(a) outro, da sua prática pedagógica e de outros tantos contextos, temporalidades e de experiências pelos quais tenha passado ou construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA) Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Federal do Maranhão

Referências

BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 26 abr. 2024.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CASTAMAN, A. S.; JUNGES JÚNIOR, M. L.; VIEIRA; J. de A. A formação inicial como espaço de descontração da experiência primeira: a construção do espírito científico do pedagogo. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, Ahead of Print, v. 25, e020033, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/conjectura/v25/2178-4612-conjectura-25-e020033.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024.

CONTRERAS, J.; QUILES-FERNÁNDEZ, E.; PAREDES, A. Una pedagogía narrativa para la formación del profesorado. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 0, n. 0, p. 58-75, 2019. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/mgn/article/view/6624/6130. Acesso em: 26 abr. 2024.

DILTHEY, W. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. Tradução Marco Casanova. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 05 maio 2024.

FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

GOODSON, I. F. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor F. Goodson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

HOUSSAYE, J. Quinze pedagogos: textos selecionados. 1. ed. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2013.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LIMA, J. F. L. de; CARVALHO, J. dos S. D. de. O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica. Debates em Educação, v. 16, n. 38, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16165. Acesso em: 27 abr. 2024.

LIBÂNEO, J. C. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In.: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 35-60.

MORAIS, J. de S.; MARTINS, H. A.; BRAGANÇA, I. F. de S. O desenvolvimento de uma pedagogia narrativa no Brasil: as contribuições de Paulo Freire. Revista Teias, v. 22, n. 67, out./dez. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/62017/39924. Acesso em: 25 abr. 2024.

NÓVOA, A. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Colecção Ciências da Educação, v. 4. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007, p. 13-30.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OLIVEIRA, I. B. de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.

PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación qualitativa, v. 2, n. 1 p. 6-26. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/33544160/O_Movimento_Auto_Biogr%C3%A1fico_no_Brasil_Esbo%C3%A7o_de_suas_Configura%C3%A7%C3%B5es_no_Campo_Educacional. Acesso em: 29 abr. 2024.

PASSEGGI, M. da C. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador.

Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528. Acesso em: 25 abr. 2024.

PIMENTA, S. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In.: PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. F. (Orgs.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p. 15-41.

SEVERO, J. L. R. de L.; PIMENTA, S. G. Introdução à Pedagogia na formação inicial de pedagogas/os: uma proposta de componente curricular. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 3, jul./set., 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19462. Acesso em: 27 abr. 2024

SOUZA, E. C. de. Acompanhar e formar – mediar e iniciar: pesquisa (auto)biográfica e formação de formadores: In.: PASSEGGI, M. da C.; SILVA, V. B. da (Orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 157-177.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Métricas


Visualizações do artigo: 96     PDF downloads: 51

Como Citar

Morais, J. de S. (2024). Pedagogia narrativa, saberes didáticos e tessituras curriculares na formação inicial docente. PARADIGMA, 45(1), e2024026. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1572