A linguagem em pesquisas fundamentadas na Teoria da Objetivação
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1580Keywords:
Linguagem, Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Educação BásicaAbstract
Esta pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e Educação Matemática. O objetivo geral é compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Realizamos um estudo bibliográfico inspirado no Estado do Conhecimento. A análise do corpus se deu a partir de três categorias: concepção de linguagem, papel da linguagem e representações da linguagem. Identificamos que nem sempre há uma coerência entre o referencial teórico adotado, da Teoria da Objetivação, e o entendimento sobre o papel da linguagem no processo de ensino-aprendizagem abordado nas pesquisas, além da predominância dos estudos relacionados à álgebra, quando se trata de conhecimento matemático abordado nessas pesquisas. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. A leitura em programas e projetos institucionais de ensino. Natal: EDUFRN, 2013.
BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. Políticas públicas de leitura: o que saber para um novo fazer na escola. Natal: EDUFRN, 2014.
BISSI, Tiago. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do antigo Egito. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
CAJANGO, Eunice Maria Figueira. Educação matemática em uma classe hospitalar: relações, enredamentos e continuidades. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
DAMAZIO, Ademir; ROSA, Josélia Euzébio da. Educação matemática: possibilidades de uma tendência histórico-cultural. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 33- 53, jan./jun. 2013.
FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Das experiências sensoriais aos conhecimentos matemáticos: uma análise das práticas associadas ao ensino e aprendizagem de alunos cegos e com visão subnormal numa escola inclusiva. 2008. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
FERREIRA, Adriana Assis. A produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas. 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
FERREIRA, Bárbara Thees. A linguagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática: pesquisas fundamentadas na teoria da objetivação. Orientadora: Claudianny Amorim Noronha. 2023. 138f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FIORENTINI, Dário; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antônio. Contribuições para repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, v.4, n.1(10), p. 78-91, mar. 1993.
GOMES, Luanna Priscila da Silva; NORONHA, Claudianny Amorim. Letramento matemático: introdução ao trabalho em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2015.
GOMES, Luanna Priscila da Silva. Introdução à álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria da Objetivação. 2020. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
LIMA, Pablo Jovellanos dos Santos; NORONHA, Claudianny Amorim. Leitura e ensino de matemática: contribuições para a prática escolar. Natal: EDUFRN, 2014.
MARTINS, Ellen Graciele. O papel da percepção sonora na atribuição de significados matemáticos para números racionais por pessoas cegas e pessoas com baixa visão. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2010.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Texto original publicado em 1945).
MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de. Estado do Conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 55, p. 69-81, ago/2021.
NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.). Antologia científica: textos reunidos sobre educação e linguagem. Natal: EDUFRN, 2024.
NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018.
NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de (Org.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramento, sustentabilidade e perspectivas de ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
NORONHA, Claudianny Amorim; DANTAS, Franceliza Monteiro da Silva. Algumas considerações para o trabalho com gêneros discursivos no ensino de Matemática. In: NORONHA, Claudianny Amorim; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de (Org.). Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões. Natal: EDUFRN, 2017.
PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves. A teoria da objetivação e o desenvolvimento da orientação espacial no ensino-aprendizagem de geometria. 2019. 209 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
PEREIRA, Jefferson Tadeu de Godoi. O desenvolvimento do pensamento algébrico: significações produzidas por alunos do sétimo ano do ensino fundamental. 2019. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.
RADFORD, Luis; BARWELL, Richard. Language in mathematics education research. In: GUTIÉRREZ, Ángel.; LEDER, Gilah C.; BOERO, Paolo. (Eds.). The Second Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education. Rotterdan: Sense Publishers, 2016. p. 275-313.
RADFORD, Luis. ¿Qué significa aprendizaje colectivo? ¿Cómo lograrlo en la clase de matemáticas? Revista Μαθηματικά: epistemologia e educação, Caruaru (PE), v.1, 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.257280
RADFORD, Luis. A Cultural-Historical Approach to Teaching and Learning: the Theory of Objectification. In: HSIEH, F. J. (Ed.). Proceedings of the 8th ICMI-East Asia Regional Conference on Mathematics Education. Taipei, Taiwan, v. 2, p. 137-147, 2018.
Radford, Luis. Aprendizaje desde la perspectiva de la Teoría de la Objetivación. In: D’AMORE, Bruno; RADFORD, Luis. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017b, p. 115-136.
RADFORD, Luis. Elementos de una teoría cultural de la objetivación [Elements of a cultural theory of objectification]. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Special Issue on Semiotics, Culture and Mathematical Thinking, p. 103-129, 2006.
RADFORD, Luis. La fenomenología del significado. In: SANTOS, Maria José Costa dos; ALVES, F. Vieira (Orgs.). Docência, cognição e aprendizagem: contextos diversos. Curitaba: Editora CRV, 2017a, p. 15-29.
Radford, Luis. Lenguaje, política y alteridad. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas (pp. 17-42). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
RADFORD, Luis. On the Epistemology of the Theory of Objectifification. In: JANKVIST, Uffe Thomas; HEUVEL-PANHUINZEN, Marja van den; VELDHIUS, Michiel (Orgs.). Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Utrecht, Países Baixos, p. 3062-3069, 2019.
RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem em Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
RADFORD, Luis. The Epistemological Foundations of the Theory of Objectification. In. BRANCHETTI, Laura. Teaching and Learning Mathematics: some past and current approaches to Mathematics Education. México: Isonomia, 2015, p. 127-149.
RADFORD, Luis. Three Keys Concepts of the Theory of Objectification: Knowledge, Knowing and Learning. REDIMAT: Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44, fev. 2013.
RADFORD, Luis. Um recorrido através de la Teoría da Objetivación. In: RADFORD, Luis; GOBARA, Shirley Takeco (Orgs.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 15-42.
REGIS, Flávia Christiane do Nascimento. Introdução ao pensamento algébrico: a generalização de padrões. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em 20 mar. 2022.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SILVA, Jéssica Goulart da. O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
SILVA, Rayssa de Moraes da. Pensamento algébrico em tarefa com padrões: uma investigação nos anos finais do ensino fundamental. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
SOARES, Maria Eliana. Educação matemática e educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SOUZA, Roberta Teixeira de; SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da. O Estado da Arte ou do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set/dez. 2020.
VELOSO, Débora Silva. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no ensino fundamental: análise de tarefas desenvolvidas em uma classe do 6o ano. 2012. 244 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 521 p. Tradução de Paulo Bezerra.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 35 PDF (Português (Brasil)) downloads: 22
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Claudianny Amorim Noronha, Bárbara Thees Ferreira, Luanna Priscila da Silva Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.