A linguagem em pesquisas fundamentadas na Teoria da Objetivação

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1580

Keywords:

Linguagem, Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Educação Básica

Abstract

Esta pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e Educação Matemática. O objetivo geral é compreender como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica são consideradas em teses e dissertações brasileiras fundamentadas na Teoria da Objetivação. Realizamos um estudo bibliográfico inspirado no Estado do Conhecimento. A análise do corpus se deu a partir de três categorias: concepção de linguagem, papel da linguagem e representações da linguagem. Identificamos que nem sempre há uma coerência entre o referencial teórico adotado, da Teoria da Objetivação, e o entendimento sobre o papel da linguagem no processo de ensino-aprendizagem abordado nas pesquisas, além da predominância dos estudos relacionados à álgebra, quando se trata de conhecimento matemático abordado nessas pesquisas. Consideramos que a linguagem, enquanto meio semiótico de objetivação, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem de matemática e, portanto, sua compreensão é determinante para docentes e pesquisadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudianny Amorim Noronha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Líder do Grupo de Pesquisa em ensino de Matemática e Língua Portuguesa - CONTAR

Bárbara Thees Ferreira, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Cândido Mendes Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática –-CONTAR

Luanna Priscila da Silva Gomes, Núcleo de Educação de Infância, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora do Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática - CONTAR

References

BAKHTIN, Mikhail (VOLOSHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. A leitura em programas e projetos institucionais de ensino. Natal: EDUFRN, 2013.

BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim. Políticas públicas de leitura: o que saber para um novo fazer na escola. Natal: EDUFRN, 2014.

BISSI, Tiago. Álgebra e história da matemática: análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do antigo Egito. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CAJANGO, Eunice Maria Figueira. Educação matemática em uma classe hospitalar: relações, enredamentos e continuidades. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

DAMAZIO, Ademir; ROSA, Josélia Euzébio da. Educação matemática: possibilidades de uma tendência histórico-cultural. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 33- 53, jan./jun. 2013.

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Das experiências sensoriais aos conhecimentos matemáticos: uma análise das práticas associadas ao ensino e aprendizagem de alunos cegos e com visão subnormal numa escola inclusiva. 2008. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

FERREIRA, Adriana Assis. A produção de significados matemáticos em um contexto de aulas exploratório-investigativas. 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

FERREIRA, Bárbara Thees. A linguagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática: pesquisas fundamentadas na teoria da objetivação. Orientadora: Claudianny Amorim Noronha. 2023. 138f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, Dário; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antônio. Contribuições para repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, v.4, n.1(10), p. 78-91, mar. 1993.

GOMES, Luanna Priscila da Silva; NORONHA, Claudianny Amorim. Letramento matemático: introdução ao trabalho em sala de aula. Belém: SBEM-PA, 2015.

GOMES, Luanna Priscila da Silva. Introdução à álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria da Objetivação. 2020. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

LIMA, Pablo Jovellanos dos Santos; NORONHA, Claudianny Amorim. Leitura e ensino de matemática: contribuições para a prática escolar. Natal: EDUFRN, 2014.

MARTINS, Ellen Graciele. O papel da percepção sonora na atribuição de significados matemáticos para números racionais por pessoas cegas e pessoas com baixa visão. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Texto original publicado em 1945).

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do; NEZ, Egeslaine de. Estado do Conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 55, p. 69-81, ago/2021.

NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.). Antologia científica: textos reunidos sobre educação e linguagem. Natal: EDUFRN, 2024.

NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018.

NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de (Org.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramento, sustentabilidade e perspectivas de ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

NORONHA, Claudianny Amorim; DANTAS, Franceliza Monteiro da Silva. Algumas considerações para o trabalho com gêneros discursivos no ensino de Matemática. In: NORONHA, Claudianny Amorim; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de (Org.). Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões. Natal: EDUFRN, 2017.

PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves. A teoria da objetivação e o desenvolvimento da orientação espacial no ensino-aprendizagem de geometria. 2019. 209 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

PEREIRA, Jefferson Tadeu de Godoi. O desenvolvimento do pensamento algébrico: significações produzidas por alunos do sétimo ano do ensino fundamental. 2019. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.

RADFORD, Luis; BARWELL, Richard. Language in mathematics education research. In: GUTIÉRREZ, Ángel.; LEDER, Gilah C.; BOERO, Paolo. (Eds.). The Second Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education. Rotterdan: Sense Publishers, 2016. p. 275-313.

RADFORD, Luis. ¿Qué significa aprendizaje colectivo? ¿Cómo lograrlo en la clase de matemáticas? Revista Μαθηματικά: epistemologia e educação, Caruaru (PE), v.1, 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2965-1794.2023.257280

RADFORD, Luis. A Cultural-Historical Approach to Teaching and Learning: the Theory of Objectification. In: HSIEH, F. J. (Ed.). Proceedings of the 8th ICMI-East Asia Regional Conference on Mathematics Education. Taipei, Taiwan, v. 2, p. 137-147, 2018.

Radford, Luis. Aprendizaje desde la perspectiva de la Teoría de la Objetivación. In: D’AMORE, Bruno; RADFORD, Luis. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2017b, p. 115-136.

RADFORD, Luis. Elementos de una teoría cultural de la objetivación [Elements of a cultural theory of objectification]. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Special Issue on Semiotics, Culture and Mathematical Thinking, p. 103-129, 2006.

RADFORD, Luis. La fenomenología del significado. In: SANTOS, Maria José Costa dos; ALVES, F. Vieira (Orgs.). Docência, cognição e aprendizagem: contextos diversos. Curitaba: Editora CRV, 2017a, p. 15-29.

Radford, Luis. Lenguaje, política y alteridad. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas (pp. 17-42). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

RADFORD, Luis. On the Epistemology of the Theory of Objectifification. In: JANKVIST, Uffe Thomas; HEUVEL-PANHUINZEN, Marja van den; VELDHIUS, Michiel (Orgs.). Proceedings of the Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Utrecht, Países Baixos, p. 3062-3069, 2019.

RADFORD, Luis. Teoria da Objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem em Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

RADFORD, Luis. The Epistemological Foundations of the Theory of Objectification. In. BRANCHETTI, Laura. Teaching and Learning Mathematics: some past and current approaches to Mathematics Education. México: Isonomia, 2015, p. 127-149.

RADFORD, Luis. Three Keys Concepts of the Theory of Objectification: Knowledge, Knowing and Learning. REDIMAT: Journal of Research in Mathematics Education, v. 2, n. 1, p. 7-44, fev. 2013.

RADFORD, Luis. Um recorrido através de la Teoría da Objetivación. In: RADFORD, Luis; GOBARA, Shirley Takeco (Orgs.). Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 15-42.

REGIS, Flávia Christiane do Nascimento. Introdução ao pensamento algébrico: a generalização de padrões. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em 20 mar. 2022.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SILVA, Jéssica Goulart da. O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

SILVA, Rayssa de Moraes da. Pensamento algébrico em tarefa com padrões: uma investigação nos anos finais do ensino fundamental. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.

SOARES, Maria Eliana. Educação matemática e educação de surdos: tecendo memórias na perspectiva da educação inclusiva. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SOUZA, Roberta Teixeira de; SILVA, Anne Patrícia Pimentel Nascimento da. O Estado da Arte ou do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set/dez. 2020.

VELOSO, Débora Silva. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébricos no ensino fundamental: análise de tarefas desenvolvidas em uma classe do 6o ano. 2012. 244 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 521 p. Tradução de Paulo Bezerra.

Published

2024-11-01

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF (Português (Brasil)) downloads: 22

How to Cite

Noronha, C. A., Ferreira, B. T., & Gomes, L. P. da S. (2024). A linguagem em pesquisas fundamentadas na Teoria da Objetivação. PARADIGMA, 45(2), e2024007. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1580