Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais na Perspectiva da Teoria da Objetivação: um levantamento bibliográfico
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024010.id1583Keywords:
Teoria da Objetivação, História e Tecnologia, LevantamentoAbstract
Diversas tendências em Educação Matemática vêm se consolidando, cada uma se ancorando em diferentes teorias educacionais. Neste ínterim se insere a tendência de Aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) e a Teoria da Objetivação (TO). Contudo, a articulação entre essas ainda não está delineada. Assim, pergunta-se: em que medida produções de TO, que constam no site de Luis Radford, têm tratado HM e/ou TD? Como objetivo pretende-se realizar um levantamento bibliográfico, de produções de Luis Radford que tratam da TO e de HM e/ou TD, tecendo apontamentos para possiblidades de articulações entre tais estudos em prol da Educação Matemática. Adotamos como principais referenciais Sousa e Radford. Com abordagem qualitativa, tomamos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, que se respalda na análise de conteúdo utilizando como corpus de informação o site de Radford. Usamos oito descritores. Considerando estes critérios, foram encontradas 25 produções, sendo 22 destas sobre HM e 3 sobre TD. Tais produções tratam, majoritariamente, de temas envolvendo HM, embora pontualmente encontramos temáticas voltadas para TD. Uma interpretação indutiva nos leva a considerar que tanto a HM quanto a TD tem espaço na TO, entretanto, ainda é incipiente o número de pesquisas voltadas para articulação entre elas.Downloads
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