Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais na Perspectiva da Teoria da Objetivação: um levantamento bibliográfico
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024010.id1583Palabras clave:
Teoria da Objetivação, História e Tecnologia, LevantamentoResumen
Diversas tendências em Educação Matemática vêm se consolidando, cada uma se ancorando em diferentes teorias educacionais. Neste ínterim se insere a tendência de Aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) e a Teoria da Objetivação (TO). Contudo, a articulação entre essas ainda não está delineada. Assim, pergunta-se: em que medida produções de TO, que constam no site de Luis Radford, têm tratado HM e/ou TD? Como objetivo pretende-se realizar um levantamento bibliográfico, de produções de Luis Radford que tratam da TO e de HM e/ou TD, tecendo apontamentos para possiblidades de articulações entre tais estudos em prol da Educação Matemática. Adotamos como principais referenciais Sousa e Radford. Com abordagem qualitativa, tomamos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, que se respalda na análise de conteúdo utilizando como corpus de informação o site de Radford. Usamos oito descritores. Considerando estes critérios, foram encontradas 25 produções, sendo 22 destas sobre HM e 3 sobre TD. Tais produções tratam, majoritariamente, de temas envolvendo HM, embora pontualmente encontramos temáticas voltadas para TD. Uma interpretação indutiva nos leva a considerar que tanto a HM quanto a TD tem espaço na TO, entretanto, ainda é incipiente o número de pesquisas voltadas para articulação entre elas.Descargas
Citas
ALMEIDA, J.; MARTINS, J. (2022). Labor Conjunto Remoto: uma proposta metodológica para formação continuada de professores que ensinam matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 12. p.106-124. 10.37001/ripem.v12i3.3010.
BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.
BORBA, M.C.; PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Tendências em educação matemática. Grupo Autêntica, 2022. Disponível em: https://grupoautentica.com.br/autentica/colecoes/16. Acesso em: 07 mai. 2022.
BORBA. M. et al. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DOURADO, S.; RIBEIRO, E. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (Orgs.). Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. 2.ed. Ponta Grossa – PR: Atena, 2023. p. 12-30.
FELIPE, Pérola Diana Gomes. Matemática de al-Biruni a partir do documento Canon Masudicus: uma produção de histórias em quadrinhos. Orientador: Dra. Giselle Costa de Sousa. 2023. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
GOMES, A. B. de A.; SOUSA, G. C. de. Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1-16, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12436. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12436. Acesso em: 26 jun. 2024.
GRUPO Autêntica. Coleção Tendências em Educação Matemática. 2023. Disponível em: https://grupoautentica.com.br/autentica/colecoes/16. Acesso em 11 dez. 2023.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1993.
MIGUEL, A., MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: proposta e desafios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MOREY, B. B; NASCIMENTO, V. L. Historia de las Matemáticas en la Educación Matemática: la importancia de explicitar las posiciones teóricas. PARADIGMA, [S. l.], p. 180-196, 2020. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p180-196.id837. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/837. Acesso em: 30 mar. 2024.
MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M.; NEZ, E. Estado do Conhecimento: a metodologia na prática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 55, p. 69-81, ago/2021.
RADFORD, L. Um recorrido a través de la Teoría de la Objectivación. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luis (Orgs). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 15- 42.
RADFORD, L. Essay/Review: Vita Mathematica. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 89–95, 2004/2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n789-95.
RADFORD, L. (2006). The Cultural-Epistomological Conditions of the Emergence of Algebraic Symbolism. In: F. Furringhetti, S. Kaijser &C. Tzanakis, Proceedings of the 2004 History and Pedagogy of Mathematics Conference & ESU4, Uppsala, Sweden, pp. 509-554 (Plenary Lecture). Disponível em: https://www.rbhm.org.br/inde.php/RBHM/article/view/244. Acesso em: 21 mar. 2024.
RADFORD, L. (2021). Aspectos conceituais e práticos da teoria da objetivação. In: MORETTI, V.; RADFORD, L. (Eds.). Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural. São Paulo: Livraria da Física, p. 35-56.
RADFORD, L. Cultura e historia: dos conceptops dificiles y controversiales em aproximaciones cntemporaneas em la educación matemática [Culture and history: Two difficult and controversial concepts in current approaches to mathematics education]. In I. Abreu Mendes; C. Farias da Silva (Eds.), Cultura, Práticas Sociais e Educação Matemática (p. 49-68). São Paulo: Livraria da Física, 2014.
RADFORD, L. Father Padilla´s Arithmetica Practica (1732) in its cultural colonial Guatemalan contexto. In Radford, L. , Furinghetti, F.,; Hausberger, T. (Eds.), Proceedings of the 2016 ICME Satellite Meeting of the International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics, p. 557-568. Montpellier, France: IREM de Montpellier, 2016.
RADFORD, L. La teoría de la objetivación: una perspectiva vygotskiana sobre saber y devenir en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Universidad de los Andes, Facultad de Educación, ED, Ediciones Uniandes, 2023.
RADFORD, L.; EMPEY, H. Culture, Knowledge and the self: mathematics and the formation of new social sensibilities in the renaissance and medieval islam. Revista Brasileira de História da Matemática, [S. l.], p. 19, 2007/2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn19. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/300. Acesso em: 21 mar. 2024.
RADFORD, L.; SANTI, G. Learning as a critical encounter wiht the Other: Propective teachers coversing with the history of mathematics. 2022. ZDM. https://doi.org/10.1007/s11858-022-01393-z (A view-only version of the pape ris available at the SharedIt link: https://rdcu.be/cS8UO ).
ROMANOWSKI, P. J.; ENS, R, T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em 10 dez. 2023.
SANTOS, M. L. dos. Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1-14, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12437. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12437. Acesso em: 26 jun. 2024.
SBEM. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2012. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/. Acesso em: 13 dez. 2023.
SOUSA, G. C. História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais. REMATEC, [S. l.], v. 18, n. 44, p. e2023005, 2023b. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510. Acesso em: 13 dez. 2023b.
SOUSA, G.C. Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais na educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2023a.
SOUSA, G.C. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
TENDÊNCIA. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/tendencia/. Aceso em: 07 mai. 2022.
VASCONCELLOS, V.M.R.; SOUZA, R.T.; SILVA, A. P. P. N. O Estado da Arte ou do Conhecimento. Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 1-12, set./dez. 2020.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 39 PDF (Português (Brasil)) downloads: 37
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Giselle Costa de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.