Enseñanza de operaciones matemáticas con scratch: notas para el aprendizaje construccionista mediado por tecnologías digitales

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p147-171.id860

Keywords:

Educação em Matemática, Scratch, Tecnologias digitais, Construcionismo.

Abstract

Como pesquisadores qualitativos, desenvolvemos uma intervenção pedagógica para o ensino de operações matemáticas com o uso do Scratch para analisar elementos do processo de ensino como uma metodologia alternativa para a aprendizagem dos alunos, com aportes metodológicos de tecnologias digitais para a apreensão do conhecimento. A intervenção foi organizada em cinco encontros, com base construcionista, a fim de explorar as operações básicas entre números inteiros, um jogo matemático e um robô seguidor de linha virtual. As principais observações da experiência foram registradas como material empírico para a compreensão do ensino e da aprendizagem matemática, por meio das atividades de programação desenvolvidas. Os resultados apontam para um processo envolto por conhecimentos e interações de base matemática, integrados ao contexto de sala de aula. Em termos gerais, a abordagem contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da habilidade em trabalhar em equipes, sob o olhar de concepções matemáticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Miranda Damasceno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do do Pará (IFPA).

Possui formação técnica em Eletrônica pela Escola técnica Estadual Magalhães Barata (2005), graduação em Engenharia de Controle e Automação - Faculdade Estácio de Belém (2016), pós-graduação em Docência para o Ensino Profissional, Científico e Tecnológico - IFPA (2018). Atualmente é servidor público federal lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará - Campus Marabá Industrial. Tem experiências na áreas de automação residencial, sistemas embarcados, sistemas de geração de energia fotovoltaica, instalações elétricas e industriais, docência para o ensino técnico e profissionalizante

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Campus Parauapebas). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atua na na área de docência em Física e Ciências. Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). Tem experiência em educação em ciências, com ênfase na linha de Ensino de Física Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: design e validação de sequências didáticas baseadas no método DBR-TLS, ensino de física através de temas contemporâneos, abordagem CTS/CTSA e fundamentos e metodologias para o ensino de ciências.

References

Baião, E. R. (2016). Desenvolvimento de uma metodologia para o uso do scratch for arduino no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP.

Bicudo, M. A. V.; Borba, M. de C. (2005). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 2ª ed. São Paulo: Cortez.

Brasil. (2015). SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/aneb_anresc/resultados/resumo_dos_resultados_saeb_2015.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018.

Cabral, Ronaldo Vieira. (2015). O ensino de matemática e a informática: uso do scratch como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade), FACNORTE – Faculdade do Norte do Paraná, Sarandi-PR.

Carneiro, R. F. & Passos, C. L. B. (2014). A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, 8(2), 101-119. http://dx.doi.org/10.14244/19827199729

Castro, A. & Koscianski, A. (2017). O uso da programação scratch para o desenvolvimento de habilidades em crianças do ensino fundamental. Revista Tecnologias na Educação, 9(19), 1-12.

Santos, C. F. R. (2017). Algumas possibilidades do aplicativo scratch e da robótica educacional no ensino de matemática. IN: Encontro Paranaense de Educação Matemática. Cascavel, Paraná, Brasil.

Minayo, M. C. de S. (2012). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Papert, S. (1993). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas.

Sampaio, M. N. & Leite, L. S. (1999). Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes.

Sanches, J. G. (2004). Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Ed. Artmed, Porto Alegre.

Santos, A. F. P. (2012). Uso de tecnologias digitais em atividades do ensino fundamental: uma experiência com alunos da rede municipal de Vesparsiano. Uberlandia: EDUFU.

Scratch: imagine, program, share. (2018). Disponível em: <https://scratch.mit.edu/>. Acesso em: 05 mar. 2018.

Zilli, S. do R. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Published

2020-09-03

Métricas


Visualizações do artigo: 299     PDF (Español (España)) downloads: 243

How to Cite

Damasceno, M. M., & Rodrigues-Moura, S. (2020). Enseñanza de operaciones matemáticas con scratch: notas para el aprendizaje construccionista mediado por tecnologías digitales. PARADIGMA, 147–171. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p147-171.id860