Enseñanza de operaciones matemáticas con scratch: notas para el aprendizaje construccionista mediado por tecnologías digitales
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p147-171.id860Palavras-chave:
Educação em Matemática, Scratch, Tecnologias digitais, Construcionismo.Resumo
Como pesquisadores qualitativos, desenvolvemos uma intervenção pedagógica para o ensino de operações matemáticas com o uso do Scratch para analisar elementos do processo de ensino como uma metodologia alternativa para a aprendizagem dos alunos, com aportes metodológicos de tecnologias digitais para a apreensão do conhecimento. A intervenção foi organizada em cinco encontros, com base construcionista, a fim de explorar as operações básicas entre números inteiros, um jogo matemático e um robô seguidor de linha virtual. As principais observações da experiência foram registradas como material empírico para a compreensão do ensino e da aprendizagem matemática, por meio das atividades de programação desenvolvidas. Os resultados apontam para um processo envolto por conhecimentos e interações de base matemática, integrados ao contexto de sala de aula. Em termos gerais, a abordagem contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da habilidade em trabalhar em equipes, sob o olhar de concepções matemáticas.Downloads
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