Enseñanza de operaciones matemáticas con scratch: notas para el aprendizaje construccionista mediado por tecnologías digitales

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p147-171.id860

Palavras-chave:

Educação em Matemática, Scratch, Tecnologias digitais, Construcionismo.

Resumo

Como pesquisadores qualitativos, desenvolvemos uma intervenção pedagógica para o ensino de operações matemáticas com o uso do Scratch para analisar elementos do processo de ensino como uma metodologia alternativa para a aprendizagem dos alunos, com aportes metodológicos de tecnologias digitais para a apreensão do conhecimento. A intervenção foi organizada em cinco encontros, com base construcionista, a fim de explorar as operações básicas entre números inteiros, um jogo matemático e um robô seguidor de linha virtual. As principais observações da experiência foram registradas como material empírico para a compreensão do ensino e da aprendizagem matemática, por meio das atividades de programação desenvolvidas. Os resultados apontam para um processo envolto por conhecimentos e interações de base matemática, integrados ao contexto de sala de aula. Em termos gerais, a abordagem contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da habilidade em trabalhar em equipes, sob o olhar de concepções matemáticas.

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Biografia do Autor

Marcelo Miranda Damasceno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do do Pará (IFPA).

Possui formação técnica em Eletrônica pela Escola técnica Estadual Magalhães Barata (2005), graduação em Engenharia de Controle e Automação - Faculdade Estácio de Belém (2016), pós-graduação em Docência para o Ensino Profissional, Científico e Tecnológico - IFPA (2018). Atualmente é servidor público federal lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará - Campus Marabá Industrial. Tem experiências na áreas de automação residencial, sistemas embarcados, sistemas de geração de energia fotovoltaica, instalações elétricas e industriais, docência para o ensino técnico e profissionalizante

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Campus Parauapebas). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atua na na área de docência em Física e Ciências. Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). Tem experiência em educação em ciências, com ênfase na linha de Ensino de Física Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: design e validação de sequências didáticas baseadas no método DBR-TLS, ensino de física através de temas contemporâneos, abordagem CTS/CTSA e fundamentos e metodologias para o ensino de ciências.

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Publicado

2020-09-03

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Como Citar

Damasceno, M. M., & Rodrigues-Moura, S. (2020). Enseñanza de operaciones matemáticas con scratch: notas para el aprendizaje construccionista mediado por tecnologías digitales. PARADIGMA, 147–171. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p147-171.id860