Euler Tours a través del software Scratch: una secuencia de tareas de investigación
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p476-498.id883Keywords:
Noções de Topologia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Investigação Matemática, Software Scratch.Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sequência de tarefas que foi desenvolvida pelas pesquisadoras bem como os resultados da aplicação desta para alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Ourinhos, Brasil. Inspirada no problema histórico “As sete pontes de Königsberg”, a sequência compreende nove tarefas que foram desenvolvidas com o software Scratch. Ao tentarem resolver as tarefas, os alunos a fizeram de forma investigativa. A escolha por este problema caracterizou-se por ser de fácil contextualização com a realidade atual e ao ser adaptado ao contexto infantil, permitiu que os alunos percebessem uma utilização prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula como: movimentação de objeto no espaço plano, estudo de vértices, arestas, números pares e ímpares, conhecimentos previstos como conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Os resultamos mostraram que os alunos conseguiram aproximarem-se dos quatro teoremas, alguns com desempenho melhor que outros. As tarefas permitiram que se expressassem oralmente e por meio de escrita, o que possibilitou reflexões sobre o objeto de estudo por parte dos alunos e das pesquisadoras.Downloads
References
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Consulta: 28/04/2020.
Kalinke, M. A.; Mocrosky, L.; Estephan, V. M. (2013). Matemáticos, educadores
matemáticos e tecnologias: uma articulação possível. Educação Matemática
Pesquisa. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação
Matemática. XV, (2), p.359-378.
Lorenzato, S. (2008). Educação infantil e percepção matemática. 2 ed. Campinas:
Editora Autores asociados.
Malheiros, B. T. (2011). Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Editora
LTC.
Mattar, J. (2010). Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo:
Editora Pearson Prentice Hall.
Piaget, J. (1975). A construção do real na criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
_________.; Inhelder, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre:
Editora Artes Médicas.
Ponte, J. P.; Brocardo, J.; Oliveira, H. (2013). Investigações matemática na sala de
aula. 3 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica.
_________.; Quaresma, M.; Mata-Pereira, J.; Branco, N. (2017). Investigações
matemáticas e investigações na prática profissional. São Paulo: Editora Livraria
da Física.
Rissi, M. R.; Franco, V. S. (2008). Topologia: uma proposta metodológica para o
ensino fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/
Consulta: 02/01/2020.
Sampaio, J. C. V. (2010). Uma introdução à topologia geométrica: passeios de Euler,
superfícies, e o teorema das quatro cores. São Carlos: Editora UFSCar.
__________, (2004). Quatro cores e matemática. Universidade Federal da Bahia. II
Bienal da SBEM. Disponível em: bienasbm.ufba.br/M35.pdf. Consulta:
/12/2019.
Smole, K. C. S.; Diniz, M. I.; Cândido, P.(2014). Figuras e Formas. 2 ed. Porto
Alegre: Editora Penso.
Valente, J.A. (1993). Diferentes usos do computador na educação. Computadores e
Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Editora UNICAMP.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 321 PDF (Español (España)) downloads: 168