Euler Tours a través del software Scratch: una secuencia de tareas de investigación
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p476-498.id883Palavras-chave:
Noções de Topologia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Investigação Matemática, Software Scratch.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sequência de tarefas que foi desenvolvida pelas pesquisadoras bem como os resultados da aplicação desta para alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Ourinhos, Brasil. Inspirada no problema histórico “As sete pontes de Königsberg”, a sequência compreende nove tarefas que foram desenvolvidas com o software Scratch. Ao tentarem resolver as tarefas, os alunos a fizeram de forma investigativa. A escolha por este problema caracterizou-se por ser de fácil contextualização com a realidade atual e ao ser adaptado ao contexto infantil, permitiu que os alunos percebessem uma utilização prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula como: movimentação de objeto no espaço plano, estudo de vértices, arestas, números pares e ímpares, conhecimentos previstos como conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Os resultamos mostraram que os alunos conseguiram aproximarem-se dos quatro teoremas, alguns com desempenho melhor que outros. As tarefas permitiram que se expressassem oralmente e por meio de escrita, o que possibilitou reflexões sobre o objeto de estudo por parte dos alunos e das pesquisadoras.Downloads
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