Euler Tours a través del software Scratch: una secuencia de tareas de investigación

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p476-498.id883

Palavras-chave:

Noções de Topologia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Investigação Matemática, Software Scratch.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma sequência de tarefas que foi desenvolvida pelas pesquisadoras bem como os resultados da aplicação desta para alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Ourinhos, Brasil. Inspirada no problema histórico “As sete pontes de Königsberg”, a sequência compreende nove tarefas que foram desenvolvidas com o software Scratch. Ao tentarem resolver as tarefas, os alunos a fizeram de forma investigativa. A escolha por este problema caracterizou-se por ser de fácil contextualização com a realidade atual e ao ser adaptado ao contexto infantil, permitiu que os alunos percebessem uma utilização prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula como: movimentação de objeto no espaço plano, estudo de vértices, arestas, números pares e ímpares, conhecimentos previstos como conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa. Os resultamos mostraram que os alunos conseguiram aproximarem-se dos quatro teoremas, alguns com desempenho melhor que outros. As tarefas permitiram que se expressassem oralmente e por meio de escrita, o que possibilitou reflexões sobre o objeto de estudo por parte dos alunos e das pesquisadoras.

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Biografia do Autor

Priscilla Frida Salles Tojeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Priscilla Frida Salles TojeiroMestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus de Londrina-PR (2019), bacharel e licenciada em Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2013) e especialização em Mídias em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é professora de educação básica - nível I da Prefeitura Municipal de Ourinhos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social - GEPIS - UNESP - Marília. Mais informações noCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4883972855752874   ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5113-092X.E-mail: priscillatojeiro@yahoo.com.br

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1994), Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2011). É docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT).

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Publicado

2020-09-03

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Como Citar

Salles Tojeiro, P. F., & Oliveira Araman, E. M. de. (2020). Euler Tours a través del software Scratch: una secuencia de tareas de investigación. PARADIGMA, 476–498. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p476-498.id883