POSIBILIDADES DE FACEBOOK COMO ENTORNO VIRTUAL DE APRENDIZAJE PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p285-313.id1061

Palabras clave:

Ensino de Matemática. Aprendizagem. Ambiente Formativo. Facebook.

Resumen

Atualmente, apresenta novos modos de interação social, dada a diversidade e possibilidades de dois meios de comunicação. Essa reflexão não é a forma como as pessoas se relacionam com os diferentes sistemas educacionais. Com esse entendimento, realizamos um estudo de indagação: para qual entendimento ou ensino de matemática podemos usar o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem? Buscando a compreensão do não uso ou uso do Facebook como AVA para o ensino de matemática. É por isso que queria dizer que você se preocupa em saber / compreender e não provar hipóteses ou ideias sobre o seu uso em nenhum caso.Essa conjectura encontrou uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, com possibilidade de ser realizada. Por isso, fez inquéritos por palestrantes sobre produções ou assunto. Como produtos encontrados à luz do questionário principal. À medida que as respostas aumentam, entendemos que o nosso Facebook não é AVA, ou que não foi produzido com fins pedagógicos, cabelo que, de acordo com a sua adaptação para cumprir os requisitos pedagógicos, vemos uma alternativa inovadora ou mesmo que ofereça possibilidades de interação , formação e difusão do conhecimento através de um ambiente aberto ao debate, à disposição de todos aqueles que lhe dão acesso.

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Biografía del autor/a

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Doutorando (2019) e Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2011), em Ciências Naturais com habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2012) e bacharelado em Geologia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa (2019). Atualmente é professor do magistério superior da Unifesspa. 

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestra no Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui especialização em Educação Especial e Inclusiva - EaD pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Trabalha atualmente como professora do Fundamental II no Colégio Encanto Juvenil - CEJ de São Paulo, SP.

Eder Paulo Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Matemática (2003) e em Pedagogia (2008) pela Universidade Estadual do Paraná. Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela UFPR (2004), em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba (2007) e em Coordenação Pedagógica pela UFPR (2014). Ingressou como professor do quadro próprio do magistério efetivo da rede estadual do Paraná no de 2005, atuando como professor do Ensino Fundamental nos Anos Finais e Médio de matemática e educação especial,  Coordenador pedagógico (2012 a 2015) e diretor auxiliar em um Colégio Estadual de 2012 até o ano atual.

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro -(2010) . Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM).

Citas

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02-07-2022

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Cómo citar

Batista, J. de O., de Sousa Silva dos Santos, D., Paulo Pereira, E., & Ferreira Mocrosky, L. . (2022). POSIBILIDADES DE FACEBOOK COMO ENTORNO VIRTUAL DE APRENDIZAJE PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS. PARADIGMA, 43(2), 285–313. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p285-313.id1061

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