Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024009.id1554Palabras clave:
Curso de Pedagogia., Pedagoga(o)., Formação Inicial., Atuação Profissional., Espaços de Educação Não Escolar.Resumen
Neste trabalho são apresentadas algumas notas para repensar o processo formativo de pedagogas(os) visando sua inserção e atuação em espaços de educação não escolar. A partir dos resultados de uma pesquisa de doutorado, discutimos como tem se dado essa formação no Brasil, as atividades desses profissionais nesses espaços e os fatores que influenciam sua atuação, que deveriam ser considerados na sua qualificação. O estudo de cunho qualitativo fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual utilizou questionário e entrevista. Os dados produzidos foram analisados segundo a análise de conteúdo. Demonstramos que o curso de Pedagogia não leva em conta as atuais demandas formativas requeridas pela sociedade contemporânea, uma vez que desconsidera o sentido ampliado de Educação, Pedagogia e da própria profissão. A discussão pode contribuir para repensar a organização do curso já que os dados indicaram que, embora haja múltiplos espaços em que a educação ocorre, a(o) pedagoga(o) não tem sido formada(o) para atuar em espaços de educação não escolar, pois forma-se o docente.Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAZZO, V. L.; SCHEIBE, L.; DURLI, Z.; KOCH, Z. M. Docência como base e identidade do curso de Pedagogia no Brasil. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE LATINO-AMERICANA SOBRE TRABALHO DOCENTE - REDE ESTRADO, 11., 2016, Cidade do México. Anais do XI Seminário Internacional da Rede Latino-americana Sobre Trabalho Docente - Rede Estrado. Cidade do México: Redestrado, 2016. v. 1.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n.o 251/1962. Fixa o currículo mínimo e a duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta, n. 11, p. 59-66, jan./fev. 1963.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n.o 252/1969. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta, n. 100, p. 101-139, abr. 1969.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 21 dez. 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccvil_03/%20constituicao.htm. Acesso em: 15 fev. 2021.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190 de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 06 abr. 1939. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 19 jul. 2021.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 dez. 2013.
EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 166-188, 2017.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como Ciência da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/05.pdf. Acesso em: 21 jun. 2014.
FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em Foco, v. 14, n. 17, p. 55-78, jul. 2011. Disponível em:
http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/103/138. Acesso em: 21 jun. 2014.
FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf. Acesso em: 7 jun. 2013.
HOUSSAYE, J. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, J.; SOETARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Trad. Vanise Dresch. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 9-45.
KUENZER, A. Z.; RODRIGUES, M. F. Curso de Pedagogia ou Normal Superior? RBPAE, v. 23, n. 2, p. 253-275, maio/ago. 2007.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a12.pdf. Acesso em: 9 out. 2011.
LIBÂNEO, J. C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, 2006a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.
LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 2006b, p. 107-134.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 63-100.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia como Ciência da Educação: objeto e campo investigativo. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 152-187.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 15-61.
MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. De pedagogos a professores: balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 41-55, 2017.
OLIVEIRA, S. B. A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário. 2015. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. [1948]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declara%C3%A7%C3%A3o-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 16 jan. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 21 jan. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos: agenda para o futuro. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (V CONFINTEA). Hamburgo, Alemanha: UNESCO, 1997. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116114_por. Acesso em: 21 jan. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 1 jun. 2023.
PIMENTA, S. G. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 2006, p. 39-70.
PIMENTA, S. G.; PINTO, U. A.; SEVERO, J. L. R. L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 39-72.
PIMENTA, S. G.; PINTO, U. A.; SEVERO, J. L. R. L. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38956. Acesso em: 10 nov. 2023.
PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.
SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
SEVERO, J. L. R. L. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SEVERO, J. L. R. L. A formação inicial de pedagogos para a educação em contextos não escolares: apontamentos críticos e alternativas curriculares. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Orgs.). Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017, p. 127-162.
SEVERO, J. L. R. L.; MELO, S. F. A Pedagogia como campo epistêmico, curso e profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. PESQUISEDUCA, v. 13, p. 857-876, 2021.
SEVERO, J. L. R. L.; QUEIROGA, N. S. Atuação do(a) pedagogo(a) em práticas de promoção da saúde em contextos educativos não escolares. Interfaces Científicas - Educação, v. 8, n. 3, p. 55–68, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6613. Acesso em: 04 maio 2023.
SEVERO, J. L. R. L.; ZUCCHETTI, D. T. Pedagogia na/para a Educação Não Escolar: pistas conceituais e apostas para o trabalho do(a) pedagogo (a). In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 321-349.
SILVA JÚNIOR, C. A. Prefácio. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Orgs.). Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 28 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Nilzilene Imaculada Lucindo, Célia Maria Fernandes Nunes, Regina Magna Bonifácio de Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.