Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024009.id1554

Palabras clave:

Curso de Pedagogia., Pedagoga(o)., Formação Inicial., Atuação Profissional., Espaços de Educação Não Escolar.

Resumen

Neste trabalho são apresentadas algumas notas para repensar o processo formativo de pedagogas(os) visando sua inserção e atuação em espaços de educação não escolar. A partir dos resultados de uma pesquisa de doutorado, discutimos como tem se dado essa formação no Brasil, as atividades desses profissionais nesses espaços e os fatores que influenciam sua atuação, que deveriam ser considerados na sua qualificação. O estudo de cunho qualitativo fez uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a qual utilizou questionário e entrevista. Os dados produzidos foram analisados segundo a análise de conteúdo. Demonstramos que o curso de Pedagogia não leva em conta as atuais demandas formativas requeridas pela sociedade contemporânea, uma vez que desconsidera o sentido ampliado de Educação, Pedagogia e da própria profissão. A discussão pode contribuir para repensar a organização do curso já que os dados indicaram que, embora haja múltiplos espaços em que a educação ocorre, a(o) pedagoga(o) não tem sido formada(o) para atuar em espaços de educação não escolar, pois forma-se o docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nilzilene Imaculada Lucindo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Técnico administrativo em Educação do Setor Educativo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Grupo Formação e Profissão Docente e a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Pedagogia (Universidade de Santa Úrsula/RJ); mestre em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos/SP); doutorado em Educação Brasileira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ). Docente da Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo Formação e Profissão Docente e a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); mestrado em Educação (Universidade Federal de Juiz de Fora); doutorado em Educação (Universidade Estadual de Campinas); pós-doutoramento pela UFSCar e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Docente da Universidade Federal de Ouro Preto. Integra o Grupo Formação e Profissão Docente e a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAZZO, V. L.; SCHEIBE, L.; DURLI, Z.; KOCH, Z. M. Docência como base e identidade do curso de Pedagogia no Brasil. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE LATINO-AMERICANA SOBRE TRABALHO DOCENTE - REDE ESTRADO, 11., 2016, Cidade do México. Anais do XI Seminário Internacional da Rede Latino-americana Sobre Trabalho Docente - Rede Estrado. Cidade do México: Redestrado, 2016. v. 1.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n.o 251/1962. Fixa o currículo mínimo e a duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta, n. 11, p. 59-66, jan./fev. 1963.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n.o 252/1969. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. In: Documenta, n. 100, p. 101-139, abr. 1969.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 21 dez. 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccvil_03/%20constituicao.htm. Acesso em: 15 fev. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190 de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 06 abr. 1939. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 19 jul. 2021.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 dez. 2013.

EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 166-188, 2017.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como Ciência da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n130/05.pdf. Acesso em: 21 jun. 2014.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em Foco, v. 14, n. 17, p. 55-78, jul. 2011. Disponível em:

http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/103/138. Acesso em: 21 jun. 2014.

FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em:

http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf. Acesso em: 7 jun. 2013.

HOUSSAYE, J. Pedagogia: justiça para uma causa perdida? In: HOUSSAYE, J.; SOETARD, M.; HAMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Trad. Vanise Dresch. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 9-45.

KUENZER, A. Z.; RODRIGUES, M. F. Curso de Pedagogia ou Normal Superior? RBPAE, v. 23, n. 2, p. 253-275, maio/ago. 2007.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a12.pdf. Acesso em: 9 out. 2011.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, 2006a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.

LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 2006b, p. 107-134.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 63-100.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia como Ciência da Educação: objeto e campo investigativo. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 152-187.

LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 15-61.

MASCARENHAS, A. D. N.; FRANCO, M. A. S. De pedagogos a professores: balanço de uma década das diretrizes curriculares dos cursos de Pedagogia no Brasil. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 1, p. 41-55, 2017.

OLIVEIRA, S. B. A formação do pedagogo para atuar no sistema penitenciário. 2015. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. [1948]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declara%C3%A7%C3%A3o-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 16 jan. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 21 jan. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos: agenda para o futuro. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (V CONFINTEA). Hamburgo, Alemanha: UNESCO, 1997. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116114_por. Acesso em: 21 jan. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 1 jun. 2023.

PIMENTA, S. G. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação: Educação, Pedagogia e Didática. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 2006, p. 39-70.

PIMENTA, S. G.; PINTO, U. A.; SEVERO, J. L. R. L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 39-72.

PIMENTA, S. G.; PINTO, U. A.; SEVERO, J. L. R. L. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, v. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38956. Acesso em: 10 nov. 2023.

PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SEVERO, J. L. R. L. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. 265f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

SEVERO, J. L. R. L. A formação inicial de pedagogos para a educação em contextos não escolares: apontamentos críticos e alternativas curriculares. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Orgs.). Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017, p. 127-162.

SEVERO, J. L. R. L.; MELO, S. F. A Pedagogia como campo epistêmico, curso e profissão: indicativos para pensar o trabalho do/a pedagogo/a jurídico. PESQUISEDUCA, v. 13, p. 857-876, 2021.

SEVERO, J. L. R. L.; QUEIROGA, N. S. Atuação do(a) pedagogo(a) em práticas de promoção da saúde em contextos educativos não escolares. Interfaces Científicas - Educação, v. 8, n. 3, p. 55–68, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6613. Acesso em: 04 maio 2023.

SEVERO, J. L. R. L.; ZUCCHETTI, D. T. Pedagogia na/para a Educação Não Escolar: pistas conceituais e apostas para o trabalho do(a) pedagogo (a). In: PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. (Orgs.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 321-349.

SILVA JÚNIOR, C. A. Prefácio. In: SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (Orgs.). Curso de Pedagogia avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

Publicado

30-09-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 28     PDF (Português (Brasil)) downloads: 27

Cómo citar

Lucindo, N. I., Nunes, C. M. F., & Araújo, R. M. B. de. (2024). Lugar de pedagoga(o) não é somente na escola: notas para repensar a profissão e a formação de pedagogas(os) no Brasil. PARADIGMA, 45(1), e2024009. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024009.id1554