Aprendizaje matemático y tecnologías digitales: invenciones robóticas para el tratamiento de Parkinson

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p81-101.id818

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Jogos Digitais, Robótica, Tratamento de Parkinson.

Resumen

Nosso objetivo é compreender o processo criativo de aprendizagem matemática ao longo da produção do jogo Navegação, associado a dispositivo robótico, destinado ao tratamento de sintomas doença de Parkinson. Norteados pela pesquisa qualitativa, a produção de dados foi realizada com alunos do Ensino Médio do IF-XXX, XXXX. O cenário formativo de pesquisa foi criado como lugar para construir/propor soluções para problemas reais a partir da matemática e da robótica a favor da sociedade, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um dos possíveis projetos de vida e transformação social, intelectual e científica dos alunos. Para isso, colocamos em pauta discussão-análises do desenvolvimento científico-tecnológico, colaborativo-argumentativo e inventivo-criativo de tecnologias, indo além dos muros da sala de aula de matemática. Suscitamos análise-reflexões sobre o processo de se tornar pensador criativo em matemática em detrimento da reprodução de conceitos e mecanismos pedagógicos que não se justificam. Para tanto, baseamos nossas ações na Teoria de Aprendizagem Criativa e na Insubordinação Criativa. Concluímos que o processo criativo de aprendizagem matemática se mostra dinâmico e fluído, constituído por passos não lineares, e se fortalece por elementos inerentes ao processo formativo, entre os quais se destacam: curiosidade, imaginação, argumentação e invenção.

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Biografía del autor/a

Greiton Toledo de Azevedo, Instituto Federal Goiano (IF-Goiano)

Matemático e especialista em Educação Matemática com ênfase em Matemática Computacional pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG). Doutorando em Educação Matemática pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da (IGCE/UNESP) com estágio na modalidade sanduíche at Rutgers University, New Jersey, Estados Unidos (EUA/USA), como Research Scholar. Professor efetivo do Instituto Federal Goiano (IF-Goiano). Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM/UNESP). Escritor de livros paradidáticos de matemática: Coleção Hora do Pensar. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Coordena projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão. Conquistou diferentes prêmios na carreira, entre os quais se destacam: Prêmio Nacional Educador Nota 10 pela Fundação Victor Civita (FVC) em parceria com a Rede Globo; Prêmio Internacional Learning Creative pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); Prêmio Paulo Freire pelo júri popular brasileiro; e Menção Honrosa do Prêmio Nacional Criativos da Escola. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos e pesquisas referentes ao processo de ensino e aprendizagem de matemática; aprendizagem criativa; pensamento computacional; construção de jogos digitais e dispositivos de robótica; formação de professores.

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Graduado em Ciência da Computação pela Unesp, mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Unicamp, tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá). Fez pós-doutorado na Universidade de Londres (Inglaterra), é Livre-docente em Educação Matemática pela Unesp. Atualmente é Professor Associado III da Unesp de Rio Claro, Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³-Unesp), Coordenador Geral da Unesp do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes) e membro titular da Câmara de EaD/UAB da Abruem. Foi Vice-Chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências da Computação, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-Unesp). Editor-chefe das Revistas Bolema (Boletim de Educação Matemática) e da InFor - Inovação e Formação. Possui projetos em andamento com financiamento de agências de fomento (Capes e Fapesp). Tem experiência na área de Informática na Educação, mais especificamente em Educação Matemática e Educação a Distância. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos em diferentes níveis. (março de 2020)

Citas

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Publicado

03-09-2020

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Cómo citar

de Azevedo, G. T., & Maltempi, M. V. (2020). Aprendizaje matemático y tecnologías digitales: invenciones robóticas para el tratamiento de Parkinson. PARADIGMA, 81–101. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p81-101.id818