ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS A PARTIR DA BNCC

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DOI :

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p1-26.id852

Mots-clés :

Matemática. BNCC. Anos Iniciais. Ensino. Aprendizagem.

Résumé

O artigo apresenta uma análise das percepções de professoras sobre a Matemática nos anos iniciais, a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com uso da análise de conteúdo de Bardin. A amostra é constituída por 28 professoras, estudantes de um curso de especialização. As informações analisadas são oriundas de um fórum de discussões, em um ambiente virtual de aprendizagem, e foram organizadas em três unidades de análise e 13 categorias. As professoras destacaram o desenvolvimento das aprendizagens essenciais, para que o estudante possa fazer uso da Matemática em uma variedade de contextos e chegue ao letramento matemático. Também apontaram a resolução e elaboração de problemas, o uso de recursos didáticos, como materiais concretos, jogos e tecnologias digitais, e a importância do professor refletir sobre seu fazer pedagógico e ter acesso a políticas de formação continuada. Destaca-se a predisposição das professoras para estudo da BNCC e sua implementação nos currículos, apesar de evidenciarem preocupação na sua implantação, durante a transição de uma proposta curricular para outra e diante dos desafios enfrentados no cotidiano da sala de aula.

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Biographie de l'auteur

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.Membro da Câmara de Ensino do IFSul.Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

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2021-06-18

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Kuhn, M. C. (2021). ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS A PARTIR DA BNCC. PARADIGMA, 42(1), 1–26. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p1-26.id852