MARCOS HISTÓRICOS DE LAS POLÍTICAS DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA Y SOCIOEDUCATIVA EN BRASIL (1930-2012)

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p118-142.id1263

Palavras-chave:

Educación Profesional y Tecnológica, Adolescentes, Profesionalización, Socioeducativo

Resumo

Este artículo identifica los principales marcos históricos, jurídicos y teóricos que culminaron en la creación de políticas públicas de Educación Profesional y Tecnológica (EPT) y Socioeducativa en Brasil. Con los cambios derivados de la implementación efectiva del modo de producción capitalista, a partir de 1930 sucedieron cambios significativos en el país, de manera que la formación profesional dejó de ser simple medida social dirigida a los desfavorecidos de la suerte y adquirió importancia económica. Para este trabajo, perfilamos un paralelo entre los principales acontecimientos históricos, los cambios legales y la situación socioeconómica de cada época. Así que, consideramos el materialismo histórico y dialéctico como una vía de pensamiento, y entre las técnicas de investigación cualitativa, adoptamos la investigación documental y bibliográfica. Y como resultado, se comprueba que el proceso de construcción política sigue tendencias internacionales, reflejando diferentes fases del capitalismo. Además, frente a las proximidades históricas y teóricas, consideramos que la propuesta de formación de la Red Federal de Educación Profesional y Tecnológica es la más adecuada directriz del atendimiento socioeducativo, ya que la Red propone formar al sujeto para la vida y no solo capacitarlo para el mercado laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilkerson Oliveira de Avilar, Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Acre

Licenciado em História. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Instituto Federal do Acre (IFAC)/. Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação (UNB); Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos (UFAC); Educação em Unidades Prisionais (UCAM) e; Especialista em Psicopedagogía (INEC).

Josina Maria Pontes Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Acre

Socióloga. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Acre (IFAC). Mestre em Ciência Política (IUPERJ) e Doutora em Ensino de Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz).

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Pedagogia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre e Doutora em Educação (UEM); Líder do GEPPEvi/CNPq.

Referências

ALVES, Sandra Cristina Santos. A educação profissionalizante durante a Ditadura Militar. In: V Congresso Nacional de Educação de Práticas Interdisciplinares (CONEPI), 2010, Alagoas. V CONEPI. Maceió, 2010. Disponível em: http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1368/598. Acesso em: 8 maio 2021. (2010).

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: parte geral 1. São Paulo: Saraiva, 2011. (2011).

BRASIL. Lei n.º 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12594-18-janeiro-2012-612303-norma-pl.html. Acesso em: 11 maio 2021. (2012).

BRASIL Lei n.º 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2011/lei-12513-26-outubro-2011-611700-norma-pl.html. Acesso em: 11 maio 2021. (2011).

BRASIL. Lei n.º 11.892, 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11892-29-dezembro-2008-585085-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 11 maio 2021. (2008).

BRASIL. Conselho Nacional de Atendimento Socioeducativo (Conanda). Resolução n.º 119, de 11 de dezembro de 2006. Autoriza a criação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Brasília: SEDH/Conanda, 2006. Acesso em: 11 nov. 2021. Disponível em: http://www.mdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/pdf/SinaseResoluoConanda.pdf. (2006).

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1996a).

BRASIL. Lei n.º 8.242, de 20 de dezembro de 1996. Cria o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente — CONANDA e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1991/lei-8242-12-outubro-1991-365110-publicacaooriginal-1-pl.html. (1996b).

BRASIL. Resolução n.º 46, de 29 de outubro de 1996. Regulamenta a execução da medida sócio-educativa de internação prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www.angra.rj.gov.br/downloads/SAS/sinase/resolucao_conanda_n46_1996.pdf. (1996c).

BRASIL. Resolução n.º 47, de 06 de dezembro de 1996. Regulamenta a execução da medida sócio-educativa de semiliberdade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://www.angra.rj.gov.br/downloads/SAS/sinase/resolucao_conanda_n47_1996.pdf. Acesso em: 11 maio 2021. (1996c).

BRASIL. Lei n.º 8.948, de 6 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1994/lei-8948-8-dezembro-1994-349799-norma-pl.html. Acesso em: 6 out. 2021. (1994).

BRASIL. Lei n.º 8.315, de 23 de dezembro de 1991. Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1991/lei-8315-23-dezembro-1991-363659-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1991).

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-norma-pl.html. Acesso em: 21 maio 2018. (1990).

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Planalto. Acesso em: 5 jan. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. (1988).

BRASIL. Lei n.º 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7044-18-outubro-1982-357120-publicacaooriginal-1-pl.html. (1982).

BRASIL. Lei n.º 6.697, de 10 de outubro de 1979. Institui o Código de Menores. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6697-10-outubro-1979-365840-publicacaooriginal-1-pl.html. (1979).

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1971).

BRASIL. Decreto n.º 60.731, de 19 de maior de 1967. Transfere para o Ministério da Educação e Cultura os órgãos de ensino do Ministério da Agricultura e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-60731-19-maio-1967-401466-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1967).

BRASIL. Lei n.º 4.513 de 1 de dezembro de 1964. Autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor, a ela incorporando o patrimônio e as atribuições do Serviço de Assistência a Menores, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4513-1-dezembro-1964-377645-norma-pl.html. (1964a).

BRASIL. Projeto n.º 1.712 de 1964. Autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor, a ela incorporando o patrimônio e as atribuições do Serviço de Assistência a Menores, e dá outras providências. Disponível em: http://www.ciespi.org.br/media/Base%20Legis/PROJ%20LEI%201712_1964.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021. (1964b).

BRASIL. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 11 maio 2021. (1961).

BRASIL. Lei n.º 1.821, de 12 de março de 1953. Assegura aos estudantes que concluírem curso de primeiro ciclo do ensino comercial, industrial ou agrícola, o direito à matrícula nos cursos clássico e científico e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1821-12-marco-1953-366631-normaatualizada-pl.html. (1953).

BRASIL. Lei n.º 1.076, de 31 de março de 1950. Assegura aos estudantes que concluírem curso de primeiro ciclo do ensino comercial, industrial ou agrícola, o direito à matrícula nos cursos clássico e científico e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1076-31-marco-1950-363480-publicacaooriginal-1-pl.html. (1950).

BRASIL. Decreto-Lei n.º 9.403, de 25 de junho de 1946. Atribui à Confederação Nacional da Indústria (CNI) o encargo de criar, organizar e dirigir o Serviço Social da Indústria. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-9403-25-junho-1946-417689-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1946e).

BRASIL. Decreto-lei n.º 8.621, de 10 de janeiro de 1946. Dispõe sobre a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8621-10-janeiro-1946-416555-norma-pe.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1946d).

BRASIL. Decreto-lei n.º 8.529, 2 de janeiro de1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html. (1946a).

BRASIL. Decreto-lei n.º 8.530, 2 de janeiro de1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html. (1946b).

BRASIL. Decreto-Lei n.º 9.613, 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-9613-20-agosto-1946-453681-publicacaooriginal-1-pe.html. (1946c).

BRASIL. Lei Complementar n.º 9, de 28 de fevereiro de 1945. Dá nova redação a artigos da Constituição. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/leicon/1940-1949/leiconstitucional-9-28-fevereiro-1945-365005-norma-pe.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1945).

BRASIL. Decreto-lei n.º 6.141, 28 de dezembro de 1943. Lei Orgânica do Ensino Comercial. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-6141-28-dezembro-1943-416183-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1943).

BRASIL. Decreto-Lei n.º 4.048, de 22 de janeiro de 1942. Cria o Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários (SENAI). Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4048-22-janeiro-1942-414390-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1942c).

BRASIL. Decreto-lei n.º 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. (1942a).

BRASIL. Decreto-lei n.º 4.073, 30 de janeiro de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942-414503-publicacaooriginal-1-pe.html. (1942b).

BRASIL. Decreto-Lei n.º 4.936, de 7 de novembro de 1942. Amplia o âmbito de ação do Serviço Nacional de Aprendizagem dos Industriários. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4936-7-novembro-1942-414954-publicacaooriginal-1-pe.html. (1942d).

BRASIL. Decreto-lei n.º 3.799, de 5 de novembro de 1941.Transforma o Instituto Sete de Setembro, em Serviço de Assistência a Menores e dá outras providências. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3799-5-novembro-1941-413971-norma-pe.html. (1941).

BRASIL. Decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Dispõe sobre a Publicação Original do Código Penal Brasileiro. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-2848-7-dezembro-1940-412868-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 abr. 2021. (1940a).

BRASIL. Decreto-lei n.º 2.024, de 17 de fevereiro de 1940. Fixa as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o país. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-2024-17-fevereiro-1940-411934-publicacaooriginal-1-pe.html. (1940b).

BRASIL. Lei n.º 378, de 31 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-norma-pl.html. Acesso em: 11 maio 2021. (1937a).

BRASIL. [Constituição (1937)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930-1939/constituicao-35093-10-novembro-1937-532849-publicacaooriginal-15246-pl.html. (1937b).

BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD19DEZ1935.pdf#page=1. (1934).

BRASIL. Decreto n.º 22.213, de 14 de dezembro de 1932. Aprova e consolida as Leis Penais. Brasília, DF: Câmera dos Deputados. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-22213-14-dezembro-1932-516919-norma-pe.html. (1932).

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação. In. Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1 p. 187 – 205, jan.-abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 8 ago. 2021. (2014).

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. In. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/download/45/42. (2011).

CORAZZA, Gentil. Teoria econômica e estado: de Quesnay a Keynes. Porto Alegre, RS: FEE, 1986. (Teses, 11). (1986).

CUNHA, Célio da. Educação e Autoritarismo no Estado Novo. Cortez: Autores Associados. São Paulo, SP. 1981. (1981).

DEMIER, Felipe. A lei do desenvolvimento desigual e combinado de Leon Trotsky e a intelectualidade brasileira: breves comentários sobre uma relação pouco conhecida. In: 5º colóquio internacional Marx/Engels. nov./2007. Disponível em: https://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/paginas/gt3sessao3.html. Acesso em: 11 maio 2021. (2007).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude com vida provisória e em suspenso. Rio de Janeiro, UERJ/FAPERJ/CNPq, documentário, 2009. Parte 1. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yXj6pTXn7zs. (2009).

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. (1982).

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. (1995).

LIMA, Priscila Luciene Santos de; FREIRE NETO, Lourenço de Miranda. A era Vargas e um breve ensaio histórico de suas fases. In. Percurso - anais do IV Congresso Luso-Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania (CONLUBRADEC), v. 3, n. 30, p. 1-18. Curitiba, 2019. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/percurso/article/view/3610/371371986.

LOPES, Elis Regina Cardoso. A política socioeducativa e o Degase no Rio de Janeiro: transição de paradigma? Jundiaí: Paco, 2015. (2015).
MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. versão digital, Jundiaí: Paco Editorial, 2017. (2017).

MOCELIN, Marcia Regina. O adolescente em conflito com a lei e a socioeducação. Curitiba: Instituto Memória – Centros de Estudos da Contemporaneidade, 2015. (2015).

NORONHA, Edgar Magalhães. Direito Penal: Introdução e parte geral. São Paulo: Saraiva, 1984. (1984).

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. São Paulo: RT, 2002. (2002).

PACHECO, Eliezer Moreira. (Org.). Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Proposta de Diretrizes Curriculares. Fundação Santillana. São Paulo: Moderna, 2012. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Perspectivas-da-EPT.pdf. Acesso em: 20 out. 2020. (2012).

PACHECO, Eliezer Moreira. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. In: EPT em Revista. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575. Acesso em: 20 out. 2020. (2020).

PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. Necessidades Humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. (2007).

PINTO, Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século XX: taylorismo, fordismo e toyotismo. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. (2010).

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/História-e-política-da-educação-profissional.pdf. Acesso em: 20 out. 2019. (2014).

REIS, Ana Carolina Godinho dos; PADILHA, Caio Augusto Toledo. Educar para o trabalho: um breve estudo sobre o ensino profissionalizante na era Vargas (1930-1945) e no governo JK (1956-1961). In: Revista Rede Estudos de Trabalho (RRET), a. IV, n. 7, 2010. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-seminario-trabalho-ret-2010/Caio_Augusto_Toledo_Padilha_e_Ana_Carolina_Godinho_Reis_um_breve_estudo_ensino_profissionalizante_era_vargas_jk.pdf. (2010).

RODRIGUES, José dos Santos. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Industria. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. (1998).

SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da Educação Profissional no Brasil. In: VEIGA, Cynthia Greive; LOPES, Eliane Maria Teixeira. (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (2007).

SARAIVA, Liliane Gonçalves. Medidas sócio-educativas e a escola: uma experiência de inclusão. Dissertação (Mestrado em Educação na Ciência). – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ijuí (RS), 2006. (2006).

SCHIEDECK, Silvia; FRANÇA, Maria Cristina Carminha de Castilhos. A concepção dos Institutos Federais e seus atores sociais: a história narrada por trás da história. In. Amazônica - revista de antropologia, vol. 11, n. 1, 2019. Acesso em: 11 maio 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/6612/5587. (2019).

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bouquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. (2000).

SILVA, Luciano Pereira da. Formação Profissional no Brasil: o papel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. In: Revista História, v. 29, n.1, p. 394-417, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/his/v29n1/22.pdf. Acesso em: 11 maio 2021. (2021).

SKIDMORE, Thomas Elliot. Uma história do Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. (2003).

Publicado

2022-09-25

Métricas


Visualizações do artigo: 235     PDF (Español (España)) downloads: 124

Como Citar

Oliveira de Avilar, W. ., Pontes Ribeiro, J. M. ., & Fernandes, M. N. . (2022). MARCOS HISTÓRICOS DE LAS POLÍTICAS DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA Y SOCIOEDUCATIVA EN BRASIL (1930-2012). PARADIGMA, 43(3), 118–142. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p118-142.id1263

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)