A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA TEORIA DOS NÚMEROS E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidad Luterana de Brasil
    http://orcid.org/0000-0001-7363-060X
  • Lisandra de Oliveira Sauer (ULBRA-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidad Luterana de Brasil
  • Rosvita Fuelber Franke (ULBRA-Brasil) fredygonzalez@hotmail.com
    Universidad Luterana de Brasil

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2005.p35-55.id337

Resumo

Resumo Este trabalho trata da importância didática da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem e apresenta três exemplos da utilização da Teoria dos Números relacionada à História da Matemática e à resolução de problemas. Palavras Chave: História da Matemática, Teoria dos Números, Resolução de Problemas.AbstractThis work deals with the didatic importance of the History of Mathematics in the teaching learning process. It also presents three examples of usage of the Number Theory related to the History of Mathematics and resolution of problems. Key-words: History of Mathematics, Number Theory, Resolution of problems.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA-Brasil), Universidad Luterana de Brasil

 Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha. Professora Titular da Faculdade de Matemática da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Canoas/RS. claudiag@ulbra.br  

Lisandra de Oliveira Sauer (ULBRA-Brasil), Universidad Luterana de Brasil

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Faculdade de Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Canoas/RS. sauer@portoweb.com.br

Rosvita Fuelber Franke (ULBRA-Brasil), Universidad Luterana de Brasil

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Faculdade de Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Canoas/RS.

Publicado

2017-01-22

Métricas


Visualizações do artigo: 305     PDF (Español (España)) downloads: 152

Como Citar

Oliveira Groenwald (ULBRA-Brasil), C. L., de Oliveira Sauer (ULBRA-Brasil), L., & Fuelber Franke (ULBRA-Brasil), R. (2017). A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA TEORIA DOS NÚMEROS E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO. PARADIGMA, 26(2), 35–55. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2005.p35-55.id337

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)