El uso del software en operaciones con números naturales como herramienta de facilitación para el proceso de enseñanza de las cuatro operaciones: adición, sustracción, multiplicación y división

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p550-572.id918

Palavras-chave:

Educação Matemática, Software, Quatro Operações com Números Naturais

Resumo

As transformações são mais profundas do que na sociedade contemporânea, mas são realizados menos progressos na informatização de grande importância ou no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na prática do ensino. Nesse sentido, estamos oferecendo às salas de aula de matemática uma oferta de educação tecnológica, ou o que significa sensibilizar para a construção do conhecimento matemático, garantindo que alguém supere os desafios profissionais e sociais que você está promovendo. Dessa forma, esta pesquisa foi extraída de um Curso de Conclusão de Curso, realizado no sexto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e, com o objetivo de investigar ou potencial uso de uma sequência didática para suas duas operações distintas. números naturais, usando a plataforma  APP  Inventor 2. Por esse motivo, use os formulários descritos, descritos pela Engenharia Didática, mas os dados obtidos mostram esta ferramenta como uma excelente alternativa para ou ensino ou em nenhum no momento em que você é aprendiz de critérios críticos de aprovação satisfatória. . isso, ou ou Processo de ensino e aprendizagem, usando ou usando operações de software com os números naturais de motivadores, dinâmicos e facilitadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Lorrane Monteiro Moraes, UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019) e especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZONIA (2019). Atualmente, é professor de matemática na Escola M. De Ensino Fundamental São Felipe. Tem experiência na área de Matemática. 

Bruno Sebastião Rodrigues da Costa, UFPA

Pós-graduação Stricto Sensu - Ensino de Docência em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal do Pará. Pós-graduação Lato Sensu - Educação Matemática - Universidade Federal do Pará (2008). Graduação em Bacharel em Matemática pela Universidade da Amazônia (2005). Atua como professor de matemática na Universidade do Estado do Pará - UEPA. Professor Formador da Universidade Aberta Brasil - UAB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Matemática e Tecnologia Ensino na linha Metodologia do Ensino de Matemática no Nível Fundamental. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e áreas afins.

Valdinei Gomes Melo, UEPA

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2019). Atualmente, ou professor de matemática em uma rede básica de ensino, não em um município de Igarapé Miri.

Talita Carvalho Silva de Almeida, Diretora FEMCI/IEMCI/UFPA

Possui formado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2003), formado em Tecnologia de Dados no Centro de Ensino Superior do Pará (2001), especialista em Sistemas de Dados Bancários na Universidade Federal do Pará (2002), Mestrado em Educação Matemática Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), Doutorado em Educação Matemática (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015)). Professor da Universidade Federal do Pará, pertencente ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, Didática de Matemática, Tecnologias e Meios de Expressão e Uso de Ambientes de Computação para o Ensino de Matemática.

Referências

ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. de Q. e S.. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd¹. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, p.62-77, UFSC: 2008

ALMOULOUD, S. Ag; SILVA, M. J. F. da. Engenharia didática: evolução e diversidade. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 22-52, 2012. Disponível em<:http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p22>. Acesso em: 26 outubro 2020.

BRANDT, C. F.; BASSOI, T. S. As Dificuldades Dos Alunos, do 6º Ano Do Ensino Fundamental, Para A Realização Das Operações Fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação E Divisão Com Números Naturais. ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática (Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades). 2016. p. 12

BORBA M. C., PENTEADO, M. G. Informática e Educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 98p

BORGES NETO, Hermínio. Uma Classificação Sobre A Utilização Do Computador Pela Escola. IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – versão reelaborada. Águas de Lindóia – SP, 1998. p. 07

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997. p. 65.

BRASIL. Caderno de teoria e pratica 3: Operações Com Números Naturais. (PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR I) – Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Brasilia, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério Da Educação - Secretaria De Educação Básica. Brasília – DF, 2018. P. 396

GRZESIUK, Diorgenes Felipe. O Uso da Informática na Sala de Aula Como Ferramenta de Auxilio no Processo Ensino-Aprendizagem. I Curso de Especialização em Educação Métodos e Técnicas de Ensino – Polo Foz do Iguaçu, Medianeira – PR, 2008. p. 48

MANDARINO, M. C. F.; BELFORT, E. Números naturais: conteúdo e forma. Ministério da Educação: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências, 2005.

MIRANDA, Raquel Gianolla; CAMOSSA, Juliana Patrezi. O Uso Da Informática Como Recurso Pedagógico: Um Estudo De Caso. Araras – SP, 2009. p. 19

NASCIMENTO, Luanda Carvalho da Silva; SILVA, Anderson José; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Dificuldades Com Operações Básicas Com Números.

RICHIT, Andriceli. Aspectos conceituais e instrumentais do conhecimento da prática do professor de cálculo diferencial e integral no contexto das tecnologias digitais. 2010.Disponível em https://scholar.google.com.br/scholar?q=Andriceli+Richit&btnG=&hl=ptBR&lr=lang &as_sdt=0%2C5. Acesso em: 05 mar. de 2020.

SAMPAIO, C. E. M.; OLIVEIRA, L. A.; NESPOLI, V.. A Informática no Suporte ao Desenvolvimento do Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica no Brasil. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 86, n. 213/214, 2005. p. 121-141

SILVA, R. W. de S. O Ensino Aprendizagem Das Quatro Operações Com Números Naturais No 5º Ano Do Ensino Fundamental: um Estudo da EEMEF “Arnoud Dantas do Nascimento”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – PAFOR) – Universidade Estadual da Paraíba. 2014. p. 48

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. de. Visão analítica da informática na educação no brasil: A questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. Ed. 01, 1997. p. 28

Publicado

2020-09-03

Métricas


Visualizações do artigo: 349     PDF (Español (España)) downloads: 248

Como Citar

Moraes, L. L. M., Costa, B. S. R. da, Melo, V. G., & Almeida, T. C. S. de. (2020). El uso del software en operaciones con números naturales como herramienta de facilitación para el proceso de enseñanza de las cuatro operaciones: adición, sustracción, multiplicación y división. PARADIGMA, 550–572. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p550-572.id918