A COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA

Autores

  • Jeferson Takeo Padoan Seki jefersontakeopadoanseki@hotmail.com
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
  • LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA lourdes@uel.br
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p106-129.id997

Palavras-chave:

Educação Matemática; Modelagem Matemática; Compreensão; Wittgenstein

Resumo

Nesse artigo investigamos, sob uma perspectiva wittgensteiniana, a compreensão dos alunos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em uma disciplina de Matemática Financeira de um curso de Licenciatura em Matemática. Os fundamentos utilizados nesta pesquisa são a Modelagem Matemática na Educação Matemática e alguns escritos do filósofo Ludwig Wittgenstein, principalmente sua obra Investigações Filosóficas. Dados relativos ao desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo, registros escritos, questionários e entrevistas. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo e considerou indicativos das ações e os usos da linguagem realizados pelos alunos no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. Como resultado, duas categorias que detalham a compreensão dos estudantes no desenvolvimento da atividade de modelagem foram obtidas: compreensão da situação-problema, compreensão de conceitos matemáticos. Estas categorias decorrem da identificação de elementos em jogos de linguagem que emergiram no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática pelos alunos e dos critérios de compreensão caracterizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Takeo Padoan Seki , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, Paraná, Londrina. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela mesma instituição. As pesquisas têm se concentrado em Modelagem Matemática na Educação Matemática e filosofia da linguagem de Wittgenstein. E-mail: jefersontakeopadoanseki@hotmail.com. Celular: +55 43 99666-2444.

Referências

“no modo como usamos a palavra, no modo como reagimos quando outros a utilizam ou ainda no modo como a explicamos quando somos solicitados a fazê-lo” (Glock, 1998, p. 92).

Publicado

2021-06-18

Métricas


Visualizações do artigo: 322     PDF (Español (España)) downloads: 188

Como Citar

Jeferson Takeo Padoan Seki, & ALMEIDA, L. M. W. D. (2021). A COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA. PARADIGMA, 42(1), 106–129. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p106-129.id997