A COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p106-129.id997Palavras-chave:
Educação Matemática; Modelagem Matemática; Compreensão; WittgensteinResumo
Nesse artigo investigamos, sob uma perspectiva wittgensteiniana, a compreensão dos alunos em atividades de modelagem matemática desenvolvidas em uma disciplina de Matemática Financeira de um curso de Licenciatura em Matemática. Os fundamentos utilizados nesta pesquisa são a Modelagem Matemática na Educação Matemática e alguns escritos do filósofo Ludwig Wittgenstein, principalmente sua obra Investigações Filosóficas. Dados relativos ao desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática foram coletados por meio de gravações de áudio e vídeo, registros escritos, questionários e entrevistas. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo e considerou indicativos das ações e os usos da linguagem realizados pelos alunos no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática. Como resultado, duas categorias que detalham a compreensão dos estudantes no desenvolvimento da atividade de modelagem foram obtidas: compreensão da situação-problema, compreensão de conceitos matemáticos. Estas categorias decorrem da identificação de elementos em jogos de linguagem que emergiram no desenvolvimento da atividade de modelagem matemática pelos alunos e dos critérios de compreensão caracterizados.Downloads
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Referências
“no modo como usamos a palavra, no modo como reagimos quando outros a utilizam ou ainda no modo como a explicamos quando somos solicitados a fazê-lo” (Glock, 1998, p. 92).
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Publicado
2021-06-18
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Como Citar
Jeferson Takeo Padoan Seki, & ALMEIDA, L. M. W. D. (2021). A COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA WITTGENSTEINIANA. PARADIGMA, 42(1), 106–129. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p106-129.id997
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Seção
Artículos