Possibilidades e limites didático-pedagógicos para uma educação inclusiva no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Campus Ceres
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024001.id1200Palabras clave:
Inclusão. Formação de professores. Necessidades educacionais especiais.Resumen
O presente artigo analisa as práticas pedagógicas de professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano Campus Ceres - GO com o intuito de identificar as possibilidades e os limites didático-pedagógicos quanto à efetivação da educação inclusiva, da prática e do respeito à diversidade. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva, realizada através de pesquisa bibliográfica, juntamente com o método de observação não participante, durante o mês de março de 2019. Os resultados apontam que, para analisar o processo de inclusão na educação, faz-se necessário o entendimento do conceito de educação inclusiva por todos os agentes de ensino, de maneira a sistematizar o fluxo de ações que permitam a recepção desse alunado nas classes regulares. Além disso, observou-se que os docentes precisam de planejamento para desenvolverem práticas pedagógicas adequadas à educação inclusiva, com estímulo à interação e outras ações que promovam a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Destaca-se, também, a necessidade de formação específica aos professores, de acordo com a perspectiva inclusiva.Descargas
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