O Instituto Unibanco e suas implicações na política educacional cearense

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p182-203.id1501

Palabras clave:

Parceria. Público e privado. Instituto Unibanco. Política Educacional cearense.

Resumen

A educação brasileira evidencia um embate incisivo, nos últimos 30 anos, entre as esferas do público e privado, via proliferação dos thinks tanks. Esse estudo tem como objetivo discutir a atuação do Instituto Unibanco e suas implicações no estado do Ceará, como think tank na política educacional. O método de pesquisa utilizado foi o materialismo histórico-dialético, que considera o mundo como um processo de complexos em constante transformação, e não como um conjunto de coisas acabadas. A partir de uma metodologia qualitativa, foram construídos mapas utilizando o software Atlas T.I., traçando um panorama das diretrizes e bases nacionais para a educação e relacionando com ações construídas no processo de fortalecimento da parceria entre SEDUC - Ceará e IU. Para entender a atuação do IU na educação é preciso observar as razões que favorecem sua permanência: marketing social, formação de jovens para avaliações externas, formação de gestores e professores. Conclui-se que os interesses do capital, representados pelo IU, tem determinado a definição e concepção de políticas educacionais, principalmente, no contexto cearense.

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Publicado

04-11-2023

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Cómo citar

Souza, A. S. ., & Moreira, H. A. G. . (2023). O Instituto Unibanco e suas implicações na política educacional cearense. PARADIGMA, 44(5), 182–203. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p182-203.id1501