A política de formação de professores da educação básica no Brasil: Um estudo da Res. CNE/CP Nº. 02/19 (BNC – FORMAÇÃO) na UFRN

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p413-437.id1511

Palabras clave:

Formação docente. Resolução CNE/CP nº 2/2019. Ensino Privado-empresarial. Reforma da BNCC.

Resumen

A formação de professores, a partir da Resolução CNE/CP nº 2/2019, que define as DCNs para a formação Inicial de Professores da educação básica e institui a BNC-Formação, impõe uma política de formação que busca padronizar e enrijecer o currículo dos cursos de formação inicial. O documento fere o princípio de autonomia das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, esvaziando a formação de professores da Educação Básica Com isso, desvia as funções da formação de professores a favor de interesses mercadológicos do ensino privado-empresarial. Buscando investigar tais problemáticas e suas consequências para a formação docente na UFRN, criou-se o Grupo de Trabalho para análise da Resolução CNE/CP nº 2/19, composto por docentes dos cursos de licenciaturas da UFRN. A partir dos estudos realizados, concluiu-se que a implementação da referida Resolução e sua efetivação na formação de professores fere princípios constitucionais que ameaçam diretamente o rompimento da aliança entre as Universidades públicas e a sociedade civil, no que se refere ao desenvolvimento intelectual, científico, social, econômico, cultural e ao direito de todos e todas à diversidade e à inclusão.

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Publicado

04-11-2023

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Cómo citar

Silva, R. R. de O. da, & Almeida, D. G. R. de . (2023). A política de formação de professores da educação básica no Brasil: Um estudo da Res. CNE/CP Nº. 02/19 (BNC – FORMAÇÃO) na UFRN. PARADIGMA, 44(5), 413–437. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p413-437.id1511