NARRATIVAS DE APRENDIZAJE DEL PROFESOR CUANDO SE PARTICIPA EN PROYECTOS INTERDISCIPLINARIOS

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p206-227.id1047

Keywords:

Aprendizagem docente. Interdisciplinaridade. Colaboração. Narrativas.

Abstract

Este artigo decorre de um projeto de pesquisa desenvolvido em três escolas municipais brasileiras. Realizaram-se experiências pedagógicas a partir do delineamento, do desenvolvimento e da avaliação de projetos interdisciplinares realizados com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (11 – 14 anos). Estiveram envolvidos professores das áreas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática. Neste estudo analisam-se as aprendizagens docentes constituídas e evidenciadas por esses professores nesses contextos. Considera-se a seguinte questão norteadora: quais aprendizagens docentes são narradas por professores, ao desenvolverem colaborativamente projetos interdisciplinares? Para desvelar as aprendizagens docentes, validaram-se as vozes dos professores por meio de narrativas escritas. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas também como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e pode ser vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, reflete sobre o vivido e atribui significado ao sucedido. O processo de análise pauta-se em um procedimento de interpretação que utiliza a análise formal do texto, a descrição estrutural do conteúdo e a abstração analítica. O desafio de delinear e desenvolver um projeto interdisciplinar revelou o trabalho colaborativo entre os professores, que desencadeou novas práticas docentes, exercidas com autonomia, ética, consciência política e evidenciou a saída da zona de conforto. Assim, assumiram-se produtores de conhecimento e empoderaram-se teórica e metodologicamente.

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Published

2021-05-09

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How to Cite

Lopes, C. E., Ribeiro, R. M., & Pazuch, V. (2021). NARRATIVAS DE APRENDIZAJE DEL PROFESOR CUANDO SE PARTICIPA EN PROYECTOS INTERDISCIPLINARIOS. PARADIGMA, 42(e2), 206–227. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p206-227.id1047