Abordagens e contextos sobre a prática docente no ensino de ecologia

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p53-73.id1060

Keywords:

ecologia, estratégias didáticas, práticas docentes, ensino

Abstract

Neste trabalho apresentamos um levantamento bibliográfico de pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva do tipo intervenção, no intuito de mapear as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes em diferentes níveis de escolaridade no ensino de conceitos relativos à Ecologia. Objetivando delimitar a pesquisa, analisamos somente os artigos cujo enfoque temático fosse os ecossistemas, as relações ecológicas, as cadeias e teias alimentares. Os dados foram coletados das atas de edições do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e do Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “Ecologia, Ensino, Didática e Estratégia”. Como resultado, obtivemos 26 trabalhos. Por meio da análise desses trabalhos, percebemos que a abordagem mais utilizada nas aulas são as atividades desenvolvidas em campo e as sequências didáticas. Observamos também que os jogos didáticos, vídeos, filmes, entre outros recursos, costumam ser utilizados após a ministração de aulas teóricas para consolidar o conteúdo estudado. As ações docentes evidenciadas nesta pesquisa representam sugestões viáveis do ponto de vista didático, entretanto consideramos que não são as estratégias em si o único fator responsável pelo sucesso de uma aula, mas o conjunto de ações dirigidas pelo docente, a partir de sua concepção de ensino-aprendizagem que norteia o processo metodológico.

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Author Biographies

Juliana da Silva Cabreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Licenciada em Pedagogia (Universidade Anhanguera Uniderp). Mestranda em Ensino de Ciências (PPEC/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS); Linha de pesquisa: Construção do conhecimento em Ciências. Professora de Ciências da Natureza (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS).

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação. Professor de Biologia (IFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS.

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Published

2021-11-13

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How to Cite

da Silva Cabreira, J., & Vinholi Júnior, A. J. (2021). Abordagens e contextos sobre a prática docente no ensino de ecologia. PARADIGMA, 42(2), 53–73. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p53-73.id1060

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