Abordagens e contextos sobre a prática docente no ensino de ecologia

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p53-73.id1060

Palavras-chave:

ecologia, estratégias didáticas, práticas docentes, ensino

Resumo

Neste trabalho apresentamos um levantamento bibliográfico de pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva do tipo intervenção, no intuito de mapear as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes em diferentes níveis de escolaridade no ensino de conceitos relativos à Ecologia. Objetivando delimitar a pesquisa, analisamos somente os artigos cujo enfoque temático fosse os ecossistemas, as relações ecológicas, as cadeias e teias alimentares. Os dados foram coletados das atas de edições do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e do Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “Ecologia, Ensino, Didática e Estratégia”. Como resultado, obtivemos 26 trabalhos. Por meio da análise desses trabalhos, percebemos que a abordagem mais utilizada nas aulas são as atividades desenvolvidas em campo e as sequências didáticas. Observamos também que os jogos didáticos, vídeos, filmes, entre outros recursos, costumam ser utilizados após a ministração de aulas teóricas para consolidar o conteúdo estudado. As ações docentes evidenciadas nesta pesquisa representam sugestões viáveis do ponto de vista didático, entretanto consideramos que não são as estratégias em si o único fator responsável pelo sucesso de uma aula, mas o conjunto de ações dirigidas pelo docente, a partir de sua concepção de ensino-aprendizagem que norteia o processo metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Cabreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Licenciada em Pedagogia (Universidade Anhanguera Uniderp). Mestranda em Ensino de Ciências (PPEC/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS); Linha de pesquisa: Construção do conhecimento em Ciências. Professora de Ciências da Natureza (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS).

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação. Professor de Biologia (IFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS.

Referências

Almeida, C. M. M., & Lopes, P. T. C. (2014). Prática educativa usando a plataforma Siena para o ensino de ecologia no 6° ano do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, pp. 1-10.

Araújo, E. S. N. N., Marques, A., Cordeiro, N., & Silva, P. G. P. (2005). Educação ambiental para sustentabilidade: proposta de uma atividade. In: V Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-12.

Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p265.pdf

Arroio, A., & Giordan, M. (2006). O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Revista Química Nova na Escola. n. 24, p. 8-11.

Batista, M. A., & Santos, M. L. (2017). In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-13. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2020-1.pdf

Bernardo, A. R., Lupetti, K. O., & Moura, A. F. (2013). Vendo a vida com outros olhos: o ensino de ecologia para deficientes visuais. Revista Ciência & Cognição, v. 18 (2), pp. 172-185.

Bomfim, V. L., & Kawasaki, C. S. (2015). A Ecologia e o Ensino de Ciências e de Biologia nas pesquisas em Educação Ambiental. In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1854-1.PDF

Brasil. Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza. Brasília.

Breda, T. V., & Picanço, J. L. (2011). Jogo de tabuleiro “Conhecendo o Parque Ecológico" como recurso lúdico e educacional em geociências. In: VIII Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-10. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0037-1.pdf

Cachapuz, A., Gil-Perez, D., Carvalho, A. M. P., Praia, J.; & Vilches, A. (2005). A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez.

Carneiro, M. A. B., Araújo, M. L. F., & Oliveira, M. M. (2007). Análise dos ecossistemas costeiros nos municípios de Itapissuma/Itamaracá-PE e seus problemas ambientais através de trilhas ecológicas e contextualizados no ensino de ciências. In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, p.1-9. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p543.pdf

Câmara, M. F. S., Bianchi, V., & Boff, E. T. O. (2016). Trilha ecológica como ferramenta de estudo nas ciências da natureza e suas tecnologias. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica. Ijuí, RS, pp. 1-5. Disponível em:

https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/6758/5527

Damiani, M. F., Rochefort, R. S., Castro, R. F., Dariz, M. R.; & Pinheiro, S. S. (2013). Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, pp. 57-67.

Fernandes, J. A. B. (2007). Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico (tese de doutorado). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.

Fonseca, G.; & Caldeira, A. M. A. (2008). Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, pp.70-92, set./dez.

Freitas, P. H., Silva, R. R., Zanin, A. P. S., Andrade, M. B. S., & Meglhioratti, F. A. A utilização de filmes de entretenimento no ensino de ecologia sob o olhar da teoria ator-rede (2017). In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-12. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0192-1.pdf

Imbernón, F. (2011). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.

Krasilchik, M. (2004). Prática de ensino de Biologia. 4.ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Lazarri, G. Z., Gonzatti. F., Scopel, J. M., & Scur, L. (2017). Trilha ecológica: um recurso pedagógico no ensino da Botânica. Scientia cum Industria, v. 5, n. 3, pp. 161-167. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p161

Lemos, E. S. (2011). A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, pp.25-35.

Matos, S. A., Giusta, A. S., & Sabino, C. V. S. (2007). Análise da eficácia do jogo dos quatis no ensino de ecologia na 5ª série do ensino fundamental. In: VI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-12. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p604.pdf

Motokane, M. T. (2015). Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 17 (n. especial), pp. 115-138.

Megid, J., Neto (1999). Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental (tese de doutorado), Campinas/SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Novak, J. D. (1980). Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira. Trad. de Marco Antonio Moreira. 252p.

Odum, E. P. (1988) Ecologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.

Oliveira, C. C., Chagas, R. J., & Teixeira, P. M. M. (2013). A utilização de aquário como recurso didático para o ensino de Ciências em uma escola pública de Jequié/BA. In: IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-8. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1421-1.pdf

Patriarcha-Graciolli, S. R.; Zanon, Â. M.; Souza, P. R. (2008). “Jogo Dos Predadores”: uma proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de Ciências e Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental., v. 20, p. 2012-216.

Queiroz, A. G., Queiroz, R. M., & Terán, A. F. (2013). Alfabetização Ecológica utilizando a espécie invasora "caramujo africano" (Achatina fulica) em Manaus, Amazonas, Brasil. In: IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-8.

Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1550-1.pdf

Rech, L. R. F., & Meglhioratti, F. A. (2016). Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. Revista de Educación en Biología, v. 19 n. 2, pp. 57-72.

Robles-Piñeros, J., & Baptista, G. C. S. (2015). El uso del comic en la enseñanza de la ecología “Cambiando actitudes negativas hacia los insectos”. In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, p.1-8.

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0282-1.PDF

Rosa, P. R. S. (2015). Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ensino. Campo Grande: Editora da UFMS.

Seniciato, T., & Cavassan, O. (2004). Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciênc. educ. (Bauru) [online], vol. 10, n.1, pp.133-147. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010.

Vergueiro, W.; Barbosa, A.; Ramos, P.; Vilela, T.; Rama, A. (orgs.) (2012). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Contexto: São Paulo, 4 ed., 1. Reimpressão.

Vinholi Júnior, A. J. (2017). Diagnóstico dos conhecimentos prévios de estudantes sobre ecologia: Interfaces com a teoria da aprendizagem significativa. Revista Aprendizagem Significativa em Revista, v. 7, pp. 25-38.

Vinholi Júnior, A. J., Cabreira, J. S., & Dias, D. P. P. (2020) Teoria de Ausubel e ensino de biologia: uma análise a partir dos eventos de aprendizagem significativa. Areté, Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela, v. 6, pp. 199-216.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed.

Publicado

2021-11-13

Métricas


Visualizações do artigo: 223     PDF (Español (España)) downloads: 164

Como Citar

da Silva Cabreira, J., & Vinholi Júnior, A. J. (2021). Abordagens e contextos sobre a prática docente no ensino de ecologia. PARADIGMA, 42(2), 53–73. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p53-73.id1060

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)