Abordagens e contextos sobre a prática docente no ensino de ecologia

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p53-73.id1060

Palabras clave:

ecologia, estratégias didáticas, práticas docentes, ensino

Resumen

Neste trabalho apresentamos um levantamento bibliográfico de pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva do tipo intervenção, no intuito de mapear as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes em diferentes níveis de escolaridade no ensino de conceitos relativos à Ecologia. Objetivando delimitar a pesquisa, analisamos somente os artigos cujo enfoque temático fosse os ecossistemas, as relações ecológicas, as cadeias e teias alimentares. Os dados foram coletados das atas de edições do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e do Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “Ecologia, Ensino, Didática e Estratégia”. Como resultado, obtivemos 26 trabalhos. Por meio da análise desses trabalhos, percebemos que a abordagem mais utilizada nas aulas são as atividades desenvolvidas em campo e as sequências didáticas. Observamos também que os jogos didáticos, vídeos, filmes, entre outros recursos, costumam ser utilizados após a ministração de aulas teóricas para consolidar o conteúdo estudado. As ações docentes evidenciadas nesta pesquisa representam sugestões viáveis do ponto de vista didático, entretanto consideramos que não são as estratégias em si o único fator responsável pelo sucesso de uma aula, mas o conjunto de ações dirigidas pelo docente, a partir de sua concepção de ensino-aprendizagem que norteia o processo metodológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana da Silva Cabreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Licenciada em Pedagogia (Universidade Anhanguera Uniderp). Mestranda em Ensino de Ciências (PPEC/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS); Linha de pesquisa: Construção do conhecimento em Ciências. Professora de Ciências da Natureza (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS).

Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação. Professor de Biologia (IFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMS.

Citas

Almeida, C. M. M., & Lopes, P. T. C. (2014). Prática educativa usando a plataforma Siena para o ensino de ecologia no 6° ano do ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, pp. 1-10.

Araújo, E. S. N. N., Marques, A., Cordeiro, N., & Silva, P. G. P. (2005). Educação ambiental para sustentabilidade: proposta de uma atividade. In: V Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-12.

Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p265.pdf

Arroio, A., & Giordan, M. (2006). O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Revista Química Nova na Escola. n. 24, p. 8-11.

Batista, M. A., & Santos, M. L. (2017). In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-13. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2020-1.pdf

Bernardo, A. R., Lupetti, K. O., & Moura, A. F. (2013). Vendo a vida com outros olhos: o ensino de ecologia para deficientes visuais. Revista Ciência & Cognição, v. 18 (2), pp. 172-185.

Bomfim, V. L., & Kawasaki, C. S. (2015). A Ecologia e o Ensino de Ciências e de Biologia nas pesquisas em Educação Ambiental. In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1854-1.PDF

Brasil. Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza. Brasília.

Breda, T. V., & Picanço, J. L. (2011). Jogo de tabuleiro “Conhecendo o Parque Ecológico" como recurso lúdico e educacional em geociências. In: VIII Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-10. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0037-1.pdf

Cachapuz, A., Gil-Perez, D., Carvalho, A. M. P., Praia, J.; & Vilches, A. (2005). A necessária renovação no ensino das ciências. São Paulo: Cortez.

Carneiro, M. A. B., Araújo, M. L. F., & Oliveira, M. M. (2007). Análise dos ecossistemas costeiros nos municípios de Itapissuma/Itamaracá-PE e seus problemas ambientais através de trilhas ecológicas e contextualizados no ensino de ciências. In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, p.1-9. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p543.pdf

Câmara, M. F. S., Bianchi, V., & Boff, E. T. O. (2016). Trilha ecológica como ferramenta de estudo nas ciências da natureza e suas tecnologias. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica. Ijuí, RS, pp. 1-5. Disponível em:

https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/6758/5527

Damiani, M. F., Rochefort, R. S., Castro, R. F., Dariz, M. R.; & Pinheiro, S. S. (2013). Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, pp. 57-67.

Fernandes, J. A. B. (2007). Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico (tese de doutorado). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.

Fonseca, G.; & Caldeira, A. M. A. (2008). Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, pp.70-92, set./dez.

Freitas, P. H., Silva, R. R., Zanin, A. P. S., Andrade, M. B. S., & Meglhioratti, F. A. A utilização de filmes de entretenimento no ensino de ecologia sob o olhar da teoria ator-rede (2017). In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-12. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0192-1.pdf

Imbernón, F. (2011). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.

Krasilchik, M. (2004). Prática de ensino de Biologia. 4.ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Lazarri, G. Z., Gonzatti. F., Scopel, J. M., & Scur, L. (2017). Trilha ecológica: um recurso pedagógico no ensino da Botânica. Scientia cum Industria, v. 5, n. 3, pp. 161-167. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p161

Lemos, E. S. (2011). A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 1, pp.25-35.

Matos, S. A., Giusta, A. S., & Sabino, C. V. S. (2007). Análise da eficácia do jogo dos quatis no ensino de ecologia na 5ª série do ensino fundamental. In: VI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-12. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p604.pdf

Motokane, M. T. (2015). Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 17 (n. especial), pp. 115-138.

Megid, J., Neto (1999). Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental (tese de doutorado), Campinas/SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Novak, J. D. (1980). Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira. Trad. de Marco Antonio Moreira. 252p.

Odum, E. P. (1988) Ecologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.

Oliveira, C. C., Chagas, R. J., & Teixeira, P. M. M. (2013). A utilização de aquário como recurso didático para o ensino de Ciências em uma escola pública de Jequié/BA. In: IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-8. Disponível em:

http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1421-1.pdf

Patriarcha-Graciolli, S. R.; Zanon, Â. M.; Souza, P. R. (2008). “Jogo Dos Predadores”: uma proposta lúdica para favorecer a aprendizagem em ensino de Ciências e Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental., v. 20, p. 2012-216.

Queiroz, A. G., Queiroz, R. M., & Terán, A. F. (2013). Alfabetização Ecológica utilizando a espécie invasora "caramujo africano" (Achatina fulica) em Manaus, Amazonas, Brasil. In: IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, pp.1-8.

Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1550-1.pdf

Rech, L. R. F., & Meglhioratti, F. A. (2016). Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. Revista de Educación en Biología, v. 19 n. 2, pp. 57-72.

Robles-Piñeros, J., & Baptista, G. C. S. (2015). El uso del comic en la enseñanza de la ecología “Cambiando actitudes negativas hacia los insectos”. In: X Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. Anais [...]. Águas de Lindoia-SP: ENPEC, p.1-8.

Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0282-1.PDF

Rosa, P. R. S. (2015). Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ensino. Campo Grande: Editora da UFMS.

Seniciato, T., & Cavassan, O. (2004). Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciênc. educ. (Bauru) [online], vol. 10, n.1, pp.133-147. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010.

Vergueiro, W.; Barbosa, A.; Ramos, P.; Vilela, T.; Rama, A. (orgs.) (2012). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Contexto: São Paulo, 4 ed., 1. Reimpressão.

Vinholi Júnior, A. J. (2017). Diagnóstico dos conhecimentos prévios de estudantes sobre ecologia: Interfaces com a teoria da aprendizagem significativa. Revista Aprendizagem Significativa em Revista, v. 7, pp. 25-38.

Vinholi Júnior, A. J., Cabreira, J. S., & Dias, D. P. P. (2020) Teoria de Ausubel e ensino de biologia: uma análise a partir dos eventos de aprendizagem significativa. Areté, Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela, v. 6, pp. 199-216.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed.

Descargas

Publicado

13-11-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 223     PDF downloads: 164

Cómo citar

da Silva Cabreira, J., & Vinholi Júnior, A. J. (2021). Abordagens e contextos sobre a prática docente no ensino de ecologia. PARADIGMA, 42(2), 53–73. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p53-73.id1060

Artículos más leídos del mismo autor/a