La formación para profesores que enseñan matemática a futuros profesores en modo EaD
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p102-124.id848Keywords:
Formação de Professores, Ambiente Tecnológico, EAD, FenomenologiaAbstract
Este artigo apresenta aspectos de um estudo de mestrado concluído. Foi constituído pela análise reflexiva de uma das três categorias abertas do estudo, que permanece apresentando abertura para a instauração de um debate pulsante nos dias atuais: a formação de professores num cenário EaD. Atentos ao tema, evidenciou-se o diálogo com docentes de curso EaD orientado pela interrogação: Como o formador de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais se compreende professor em cursos EaD? Buscou-se conhecer os modos como o docente formador de professores que ensinarão matemática na Educação Básica se compreende no movimento de ensinar matemática na modalidade a distância, e no ambiente tecnológico como viabilizador do ensino. Para conseguir respostas utilizou-se a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Realizou-se cinco entrevistas que foram transcritas e analisadas em dois momentos: primeiro, denominado análise ideográfica e segundo, composto pela análise nomotética, momento em que se procurou aspectos significativos que convergiram para a categoria aberta: Formação no curso EaD. Os depoimentos revelaram docentes comprometidos com o ensino e que buscam no cuidado contínuo com seus alunos, inovar nas metodologias, compreender as especificidades do público que atendem, planejar e avaliar de modo distinto, uma vez que compreendem que atendem a um público ímpar e que veem a necessidade de agir contrário ao modelo tradicional.Downloads
References
Adler, L. (2007). Nos passos de Hannah Arendt. (Biografia). Rio de
Janeiro: Record.
Anastácio, M. Q. A. y Barros, N. M. da C. (2013, diciembre). Formação de professores a distância: “... parece que estamos na sala de aula...”. Acta Scientiae, 15(3), 447-463. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/498/743
Anastácio, M. Q. A. y Barros, N. M. da C. (2014). Formação de professores a distância: é possível aprender matemática? In M. A. V. Bicudo (Org.). Ciberespaço: Possibilidades que abre ao mundo da educação. (Coleção contextos da ciência, pp. 283-311). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Baier, T. y Bicudo, M. A. V. (2013, septiembre/diciembre). A criação da inteligência coletiva, de acordo com Pierre Lévy, em cursos de educação a distância. Acta Scientiae, 15(3), 420-431. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/496
Barros, N. M. da C. (2013). A compreensão de matemática em um ambiente online de formação de professores. (Tese de Doutorado). Curso de Educação Para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru, Bauru, SP, Brasil. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90966
Batista, J. de O. (2016). O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico: a Ead em foco. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2017/02/1-075_JosieldeOliveiraBatista.pdf
Baumann, A. P. P. (2009). Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco nos cursos de Pedagogia e Matemática. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e Seus Fundamentos Filosóficos-Científicos, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, Brasil. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91072
Bicudo, M. A. V. (2003). Formação do professor: um olhar fenomenológico. In M. A. Bicudo. (Org.), Formação de professores? Da incerteza à compreensão (pp. 7-46). Bauru: EDUSC.
Bicudo, M. A. V. (2010). Filosofia da educação matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Unesp.
Bicudo, M. A. V. (2011). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez Editora.
Bicudo, M. A. V. (2014). Ciberespaço: Possibilidades que se abre ao mundo da educação (Coleção contextos da ciência). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Borba, M. de C., Malheiros, A. P. dos S. y Amaral, R. B. (2011). Educação a Distância Online. (3. ed., Tendências em Educação Matemática, 16). Belo Horizonte: Editora Autêntica.
Detoni, A. R. (2011). A organização dos dados da pesquisa em cena: um movimento possível de análise. In M. A.V. BICUDO (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica (pp. 99-120). São Paulo: Cortez.
Fernandes, M. A. Do cuidado da fenomenologia à fenomenologia do cuidado. (2011) In A. J. Peixoto y A. F. Holanda (Org.). Fenomenologia do cuidado e do cuidar: perspectivas multidisciplinares (pp. 85-92). Curitiba: Juruá Editora.
Ferreira, M. J. A. (2014). A expressão no ciberespaço: um voltar-se fenomenologicamente para o diálogo acerca de conteúdos matemáticos. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, SP, Brasil. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/110491
Gadamer, H-G. (1997). Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica.(3. ed., F. P. Meurer trad.) Petrópolis: Editora Vozes.
Garcia, M. C. (1995). Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora.
Imbérnon, F. (2009). Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez.
Imbérnon, F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed.
Lévy, P. (1990). As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. (Coleção: Epistemologia e Sociedade – trad. F. Barão.) Lisboa: Instituto Piaget.
Lüdke, M. y André, M.E.D.A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo. EPU.
Medeiro, L. F. de y Martins, O. B. (2012, octubre). Construção-desconstrução-reconstrução dos saberes na EAD e o impacto da evolução tecnológica na mediação pedagógica. Aprendizagem em EAD, p.1-15. http://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead
Mendes, I. A. y Farias, C. A. (2014) Prefácio. In M. A. V. Bicudo, (Org.). Ciberespaço: Possibilidades que se abre ao mundo da educação. (Coleção contextos da ciência – pp. 9-13). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Miarka, R. (2008). Concepções de mundo de professores de Matemática e seus horizontes antevistos. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Rio Claro, SP, Brasil. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/91073
Nóvoa, A. (1991). Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. In: Teoria & Educação (n.4). Pannonica.
Novoa, A. (2017, octubre/diciembre). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Scielo, 47(166), 1106-1133. http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf
Orlovsky, N. (2014). A forma-ação do professor que ensina matemática nos anos iniciais. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. http://www.exatas.ufpr.br/portal/ppgecm/wp-content/uploads/sites/27/2016/03/031_NelemOrlovski.pdf
Paulo, R. M., Amaral, C. L. C. y Santiago, R. A. (2010). A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 10(3), 71-86. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4088/2652
Pimenta, S. G. (2012). Formação de Professores: identidades e sabres da docência. In: S. G. Pimenta (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente (8ª ed., pp. 15-38). São Paulo, Cortez, .
Santos, E. O. dos. (2003, junio). Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, 2(18), 425-436. http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf
Schön, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos (1992). In A. NÓVOA (Coord.). Os professores e a sua formação (pp.77-91). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 301 PDF (Español (España)) downloads: 250