UM PROBLEMA DESENCADEADOR DO CONCEITO DE FRAÇÃO: DESDOBRAMENTOS PARA O PROCESSO DE FORMAR-SE PROFESSOR

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p184-206.id1166

Palabras clave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Problema Desencadeador

Resumen

Neste texto apresentamos aspectos formativos de um problema desencadeador de aprendizagem apresentado como história virtual (MOURA, 2015) com a gênese do conceito de frações, em parte de um curso de extensão universitária realizado em 2019, vinculado ao projeto Universal financiado pelo CNPq, ofertado e realizado com professores de redes públicas de ensino no estado do Paraná, na plataforma moodle da UTFPR/Curitiba. O percurso metodológico foi orientado pelo conceito de isolado, em que as análises apresentadas como um episódio permitiram concluir que o problema desencadeador mobilizou resoluções dos professores em formação revelando relações de multiplicidade e divisibilidade entre as grandezas na trajetória dos movimentos vividos com o objeto (frações) de um modo lógico, produzindo sua essência e simultaneamente a historicidade de seu desenvolvimento. Características estas que compreendemos constituintes de um processo formativo voltado ao educar com a matemática em quatro dimensões formativas: prática, lógico-histórica, gnosiológica e filosófica em que nos envolvemos em modos de formar e formar-se não apenas como formas pré-definidas a orientarem nossas ações, mas como posturas e atitudes formativas em que as ações experienciadas e realizadas por nós também configuram diferentes modos de formar e de nos formarmos professores que educam com matemática.

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Biografía del autor/a

Nelem Orlowski, Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR),  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET/UTFPR).  Atualmente é professora dos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME).

Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP),  Atualmente é Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR- Curitiba. Tem experiência na área de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos matemáticos, aprendizagem, educação matemática, atividade orientadora de ensino e formação de professores.

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG), Mestre e doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP/Rio Claro, Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET-UTFPR), Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Formação de Professores e Educação Profissional.

Jaqueline Silva Assis, Rede Estadual de Educação do Paraná - Curitiba SEED

Licenciada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (Famath), Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET/UTFPR). Atualmente é pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná - Curitiba SEED.    

Citas

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Publicado

17-01-2022

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Cómo citar

Orlowski, N., Panossian, M. L., Mocrosky, L. F., & Assis, J. S. (2022). UM PROBLEMA DESENCADEADOR DO CONCEITO DE FRAÇÃO: DESDOBRAMENTOS PARA O PROCESSO DE FORMAR-SE PROFESSOR. PARADIGMA, 43(1), 184–206. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p184-206.id1166