UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA UTFPR QUE UTILIZAM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Authors

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p537-570.id857

Keywords:

Produto Educacional, Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais.

Abstract

Este artigo aborda o uso de Tecnologias Digitais (TD) como recursos educacionais aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, apresentados na forma de produtos educacionais desenvolvidos em Programas de Mestrados Profissionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. O objetivo geral desta pesquisa é analisar e informar o que os produtos educacionais matemáticos, produzidos recentemente nestes Programas de Pós-graduação e direcionados ao Ensino Fundamental II e Médio mediante uso de TD, estão ofertando na área de Ensino de Matemática. Adotamos uma metodologia qualitativa por meio de uma investigação bibliográfica, mediante mapeamento em dissertações e produtos educacionais publicados entre os anos de 2017 a 2019. Observamos apenas três programas que se adequavam ao Ensino de Matemática e TD na UTFPR. Desses, elencamos doze produções que estavam de acordo com nosso objeto de estudo. Mediante leitura e análise dos dados, percebemos que os produtos educacionais que estão sendo ofertados atualmente condizem a sequências didáticas, cursos e guias sobre programação, construção e uso de jogos digitais e de Objetos de Aprendizagem por meio de softwares educacionais. Tais produtos são direcionados e ofertados ao ambiente educacional como meios metodológicos diferenciados aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.Palavras-chave: Produto Educacional. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.UN ANÁLISIS DE PROYECTOS EDUCATIVOS DE LA UTFPR QUE USAN TECNOLOGIAS DIGITALES EN LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICASResumenEste artículo aborda el uso de las Tecnologías Digitales (TD) como recursos educativos para los procesos de enseñanza y aprendizaje de matemáticas, presentados en forma de proyectos educativos desarrollados en los Programas de Maestría Profesional de la Universidad Tecnológica Federal de Paraná - UTFPR. El objetivo general de esta investigación es analizar e informar qué proyectos educativos matemáticos, producidos recientemente en estos Programas de Posgrado y dirigidos a los últimos años de la Escuela Primaria y Secundaria a través del uso de TD, están ofreciendo en el área de Enseñanza de Matemáticas. Adoptamos una metodología cualitativa a través de una investigación bibliográfica en tesis y proyectos educativos publicados entre 2017 y 2019. Observamos sólo tres programas que se ajustan a la Enseñanza de Matemáticas y TD en UTFPR. De ellos, enumeramos ocho producciones que estaban de acuerdo con nuestro objeto de estudio. A través de la lectura y el análisis de los datos, nos dimos cuenta de que los proyectos educativos que se ofrecen actualmente son consistentes con secuencias didácticas, cursos y guías sobre programación, construcción y uso de juegos digitales y objetos de aprendizaje a través de software educativo. Estos proyectos se dirigen y se ofrecen al entorno educativo como diferentes medios metodológicos para los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas.Palabras clave: Proyecto educativo. Enseñanza de matemáticas. Tecnologías Digitales.AN ANALYSIS IN EDUCATIONAL PRODUCTS FROM UTFPR USING DIGITAL TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHINGAbstractThis article discusses the use of Digital Technologies (DT) as educational resources to the teaching and learning processes in Mathematics, presented in the form of educational products developed in Professional Master's Programs of the Federal Technological University of Paraná – UTFPR. The main goal of this research is to analyze and inform what the mathematical educational products – recently produced in these Graduate Programs and directed to Primary and Secondary Education through the use of DT – are offering in the Mathematics Teaching area. We adopted a qualitative methodology through a bibliographic investigation, mapping dissertations and educational products published between the years 2017 to 2019. We observed only three programs that were suitable for Mathematics Teaching and DT at UTFPR. From this observation, we list twelve productions that were in accordance with our object of study. After reading and analyzing the data, we realized that the educational products currently being offered are mainly didactic sequences, courses and guides on programming, construction and use of digital games and Learning Objects through educational software. Such products are directed and offered to the educational environment as differentiated methodological means to the teaching and learning processes in Mathematics.Keywords: Educational Product. Mathematics Teaching. Digital Technologies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Taniele Loss, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba/PR. BRASIL

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Inovações e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior na modalidade presencial, mista e EAD. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Luciane Ferreira Mocrosky, UTFPR/CURITIBA, BRASIL

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro, 1997) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro, 2010). Atualmente é professora Titular da Carreira EBTT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET/UTFPR). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Formação de Professores e Educação Profissional. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Fenomenologia em Educação Matemática (FEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos (GPTEM).

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, UFBA/Bahia e PPGFCET da UTFPR/Curitiba

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992), Mestrado (1995) e Doutorado em Química (1999) pela UFPE. Fez o Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Fez Pós-doutorado, com bolsa PNPD-Capes, na área de Educação Científica e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT, na Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Foi professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, atuando na área de Ensino de Química e Química Geral. Atualmente é professora Titular da carreira Magistério Superior na Universidade Federal da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - UTFPR e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA. Orienta e orientou alunos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Química/Ciências. Suas atividades de pesquisa estão inseridas em: Formação de Professores de Química/Ciências; Ensino e aprendizagem; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos, Epistemologia e Atividades Lúdicas.

Marcelo Souza Motta, UTFPR/CURITIBA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) e graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Possui interesses de pesquisas relacionadas com: ensino e aprendizagem de Matemática; tecnologias digitais, objetos de aprendizagem, programação intuitiva, aplicativos educacionais móveis, formação de professores de Matemática, tendências em Educação Matemática e metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.

References

Balbino, R. O., Nesi, T. L. e Kalinke, M. A. (2018, 30 maio-01 junho). Scratch: do primeiro olhar à programação no Ensino Médio. V Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa e Estudo Qualitativos, SIPEQ, Foz do Iguaçu, PR. https://sepq.org.br/eventos/vsipeq/documentos/02470907942/11

Belloni, M. L. (1999). Mediatização: Os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação. In: Belloni, M. L. Educação a Distância (pp. 53-77). Campinas: Editora Autores Associados, 1999.

Brasil (2017). Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Relatório de Avaliação Quadrienal. https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENSINO-quadrienal.pdf

Brasil (2019). Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área 46. Área de Ensino. http://capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/ENSINO.pdf

Cardoso, M., G. (2019a). Ensino de Estatística: o estudo de conceitos potencializado pelo software RStudio [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704

Cardoso, M., G. (2019b). Mapas e contornos: caminhos para o ensino de Estatística no RStudio [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704

Coutinho, D., M. (2019a). Atividades para ensinar multiplicação e divisão de polinômios [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4024

Coutinho, D., M. (2019b). Divisão e multiplicação de polinômios com o auxílio de materiais manipuláveis e tecnologias sob o olhar da representação semiótica [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4024

Cruz, F. M. (2017). Tecnomatemática: site como ferramenta tecnológica para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2999

Curci, A. P. F. (2017a). Produto Educacional: Contribuições ao Ensino de Geometria por meio da criação de Objetos de Aprendizagem [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3039

Curci, A. P. F. (2017b). O software de programação Scratch na formação inicial do professor de matemática por meio da criação de objetos de aprendizagem. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3039

Diniz, C. S. (2015). Lousa Digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de Matemática [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná]. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/41457

Domingues, M., A., F., G. (2019a). A utilização do smartphone com intermédio de um aplicativo de realidade aumentada para a aprendizagem de Estatística [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701

Domingues, M., A., F., G. (2019b). Livro interativo de Realidade Aumentada para o Ensino de Estatística [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701

Elias, A. P. J. A. (2018a). Possibilidades de utilização de smartphones em sala de aula: construindo aplicativos investigativos para o trabalho com equações do 2º grau [Dissertação de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3897

Elias, A. P. J. A. (2018b). Produto Educacional - Possibilidades de utilização de smartphones em sala de aula: construindo aplicativos investigativos para o trabalho com equações do 2º grau [Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3897

Elias, A. P. J. A., Hussein, F. R. G. S. e Motta, M. S. (2018). Uma proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de aplicativos de matemática financeira em um Curso de Graduação em Engenharia Elétrica. Tear - Revista de Educação Ciência e Tecnologia, 7 (1), 1-20. https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2740

Elias, A. P. J. A., Motta, M. S. e Kalinke, M. A. (2018). Construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica por Meio de um Curso Sobre o Scratch para Estudantes de Licenciaturas. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 16 (2), 423-433. https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89258

Fiorentini, D., Grando, R. C., Miskulin, R. G. S., Crecci, V. M., Lima, R. C. R. e Costa, M. C. (2016). O professor que ensina Matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: Fiorentini, D. et al. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 - 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP.

Gomes, L. F. (2017a). Afinal, como surgiram as Geometrias não euclidianas? [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2404

Gomes, L. F. (2017b). Vídeos didáticos e atividades baseadas na história da matemática: uma proposta para explorar as geometrias não Euclidianas na formação docente [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2404

Kenski, V. M. (2012). Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Lévy, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2 ed.

Maciel Junior, P. F. (2017). Uma proposta de estudo da autonomia docente de professores de Ciências e de Matemática em exercício [Dissertação de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2884

Morais, D. A. M. (2017a). Desmistificando a Matemática por meio da Estatística [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3047

Morais, D. A. M. (2017b). Uma aplicação de vlogs nas aulas de estatística na educação básica [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3047

Motta, M. S., Kalinke, M. A. e Curci, A. P. F. (2019). Um produto educacional para orientar a criação de objetos de aprendizagem Matemática no software de programação Scratch. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 9(1), 238-251. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5104

Nesi, T. L. (2018a). Objeto de Aprendizagem “Descobrindo Comprimentos” versão 2.0 [Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3764

Nesi, T. L. (2018b). Reformulando um objeto de aprendizagem criado no Scratch: em busca de melhorias na usabilidade [Dissertação de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3764

Nesi, T. L., Kalinke, M. A., Balbino, R. O., Renaux, C. D. Z., Heleno, S. M. G. e Essenfelder, A. M. (2018). Revisando conteúdo matemático por meio de um Objeto de Aprendizagem criado no software Scratch. I Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática - EPTEM, Apucarana, PR. http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPTEM/I_EPTEM/schedConf/presentations

Pereira, F. H. (2018a). Produto Educacional: Um estudo sobre o ensino de geometria com o uso da FARMA [Produto Educacional de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3441

Pereira, F. H. (2018b). Um estudo sobre o ensino de geometria com o uso da FARMA [Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3441

Richit, A., Mocrosky, L. F. e Kalinke, M. A. (2015). Tecnologias e prática pedagógica em matemática: tensões e perspectivas evidenciadas no diálogo entre três estudos. In: Kalinke, M. A., Mocrosky, L. F. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisas e possibilidades (pp. 117-140). Curitiba: Ed. UTFPR.

Rocha, F. S. M. (2018). Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná]. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/59437

Silva, J. A. B. (2018). O Objeto de Aprendizagem - O skate e a Trigonometria. [Produto Educacional de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3892

Silva, J. A. B. (2018). Objetos de aprendizagem aplicados ao ensino da trigonometria: revelando elementos a partir do movimento histórico e lógico. [Dissertação de Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3892

Published

2020-12-27

Métricas


Visualizações do artigo: 675     PDF (Español (España)) downloads: 333

How to Cite

Loss, T., Mocrosky, L. F., Hussein, F. R. G. e S., & Motta, M. S. (2020). UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DA UTFPR QUE UTILIZAM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. PARADIGMA, 537–570. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p537-570.id857