UM LEVANTAMENTO SOBRE A OFERTA DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171

Palabras clave:

Matemática, Currículo, Disciplinas, Cálculo Diferencial e Integral, Pré-Cálculo

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que listou, descreveu e caracterizou cursos de Pré-Cálculo em instituições de ensino superior da região Centro-Oeste brasileira. Mais especificamente, a partir de um levantamento em unidades acadêmicas públicas com cursos de Licenciatura em Matemática, e que têm oferecido aos licenciandos desse curso alguma disciplina contendo conteúdos matemáticos que são pré-requisitos para o estudo e a aprendizagem de um curso inicial de Cálculo Diferencial e Integral, foram assinalados os seus respectivos conteúdos programáticos, as cargas horárias e o semestre em que ocorrem. A relevância da temática está ligada ao fato de ainda existirem instituições que ofertam o Cálculo no primeiro semestre, mas ainda não disponibilizam cursos regulares que fazem a ponte entre a Matemática do ensino básico e a do ensino superior. Ademais, consideramos que cursos de Pré-Cálculo podem contribuir para a adaptação dos estudantes à vida universitária e minorar a evasão ou a reprovação frequente em cursos de Cálculo. Finalmente, a divulgação detalhada de algumas experiências de suporte à aprendizagem do Cálculo poderá auxiliar gestores educacionais do ensino superior na elaboração das ementas de seus cursos de Pré-Cálculo. Os resultados aqui expostos evidenciam que as instituições têm voltado seus esforços viabilizando possibilidades e alternativas instrucionais de aprofundamento em assuntos matemáticos básicos a estudantes iniciantes contribuindo, dessa maneira, para a formação de futuros professores de Matemática.

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Biografía del autor/a

Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues, niversidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em Matemática na área de Geometria Diferencial e em Educação Matemática. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática da UnB.

Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática.  

Thais Regina Duarte Marçal

Licencianda em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática da UnB.  

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Publicado

18-01-2022

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Cómo citar

Rodrigues, L. M. D. de Ávila ., Dörr, R. C., & Marçal, T. R. D. (2022). UM LEVANTAMENTO SOBRE A OFERTA DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. PARADIGMA, 43(1), 245–272. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171

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