UM LEVANTAMENTO SOBRE A OFERTA DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171Palavras-chave:
Matemática, Currículo, Disciplinas, Cálculo Diferencial e Integral, Pré-CálculoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que listou, descreveu e caracterizou cursos de Pré-Cálculo em instituições de ensino superior da região Centro-Oeste brasileira. Mais especificamente, a partir de um levantamento em unidades acadêmicas públicas com cursos de Licenciatura em Matemática, e que têm oferecido aos licenciandos desse curso alguma disciplina contendo conteúdos matemáticos que são pré-requisitos para o estudo e a aprendizagem de um curso inicial de Cálculo Diferencial e Integral, foram assinalados os seus respectivos conteúdos programáticos, as cargas horárias e o semestre em que ocorrem. A relevância da temática está ligada ao fato de ainda existirem instituições que ofertam o Cálculo no primeiro semestre, mas ainda não disponibilizam cursos regulares que fazem a ponte entre a Matemática do ensino básico e a do ensino superior. Ademais, consideramos que cursos de Pré-Cálculo podem contribuir para a adaptação dos estudantes à vida universitária e minorar a evasão ou a reprovação frequente em cursos de Cálculo. Finalmente, a divulgação detalhada de algumas experiências de suporte à aprendizagem do Cálculo poderá auxiliar gestores educacionais do ensino superior na elaboração das ementas de seus cursos de Pré-Cálculo. Os resultados aqui expostos evidenciam que as instituições têm voltado seus esforços viabilizando possibilidades e alternativas instrucionais de aprofundamento em assuntos matemáticos básicos a estudantes iniciantes contribuindo, dessa maneira, para a formação de futuros professores de Matemática.Downloads
Referências
ANDRADE, F. C.; ESQUINCALHA, A. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Pré-Cálculo nas Licenciaturas em Matemática das Instituições Públicas do Rio de Janeiro: O Prescrito. VIDYA, Santa Maria. Online, v. 39, n. 1, p. 131-151, jan./jun. 2019.
BALANIUK, R.; DO PRADO, H. A.; DA VEIGA GUADAGNIN, R.; FERNEDA, E.; COBBE, P. R. Predicting evasion candidates in higher education institutions. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON MODEL AND DATA ENGINEERING, 2011, Springer, Berlin, Heidelberg, p. 143-151, 2011.
BELLETTINI, M. T.; SOUZA, S. A implantação da disciplina de Pré-cálculo como política pedagógica de permanência nos cursos de graduação do centro tecnológico da UFSC. In: XVIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2018. Florianópolis. Anais […], 2018.
BITTAR, M.; OLIVEIRA, A. B.; SANTOS, R. M.; SILVA BURIGATO, S. M. M. A evasão em um curso de Matemática em 30 anos. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia. Acesso em: 27 dez. 2021.
BONATO, G. C.; DE MELLO, K. B. Evasão no curso de Licenciatura do IFRS Campus Caxias do Sul. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 3, n. 1, p. 26-37, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: 10.35819.
BRESSOUD, D.; GHEDAMSI, I.; KUZNIAK, A.; MARTINEZ-LUACEZ, V.; TORNER, G. Teaching and learning of calculus. In: 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, p. 24-31, 2016. Disponível em: https://www.mathunion.org/icmi/conferences/icme-international-congress-mathematical-education. Acesso em: 27 dez. 2021.
BRESSOUD, D. M. The strange role of calculus in the United States. ZDM - Mathematics Education, v. 53, n. 3, p. 521-533, jun. 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1299530. Acesso em: 27 dez. 2021.
CANAL, C. P. P.; FIGUEIREDO, Z. C. C. . Permanência na educação superior pública: experiência de Política de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24242. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24242.
CHAGAS, T. M. Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB: um estudo no âmbito da graduação. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38239/1/2019_TiagoMedinaChagas.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.
DIEFENTHALER, A. T. Disciplina Pré-cálculo: Um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos. Biblioteca Digital da UNIJUÍ, Ijuí, 2017. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4238/Andressa%20Tais%20Diefenth%C3%A4ler.pdf?sequence=1. Acesso em: 27 dez. 2021.
DÖRR, R. C. Análises de aprendizagens em cálculo diferencial e integral: um estudo de caso de desenvolvimento de conceitos e procedimentos algébricos em uma universidade pública brasileira. 2017. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
DÖRR, R. C.; OLIVEIRA, P. V. X. Estratégias e Metodologias de Suporte em Matemática Básica para Estudantes Iniciantes do Ensino Superior. In: NEVES, R. S. P.; DÖRR, R. C. (org.). Ensino de Matemática: estudos e abordagens práticas na educação básica e superior (p. 271-286). Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
FEIJÓ, R. S. A. A. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de Trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação no curso de Cálculo da UFRGS. Matemática Universitária. n. 26/27, jun./ dez., 1999. Disponível em: http://mat.ufrgs.br/~alopes/pub3/algumasreflexoes.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.
MACABIRA, I.; ATHAYDE, L. Reprovação na disciplina cálculo nos cursos de engenharia: análise de dados e métodos minimizadores. In: XLII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XLII COBENGE, Juiz de Fora, 2014.
MACIEL, C. E.; VALDES, D. E. S.; LUSTOSA, B. M. M. Evasão na Educação Superior. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 22, n. 1, p. 131-145, 2020. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/343. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.343.
NASSER, L.; ASSEMANY, D.; AZEVEDO, C. A. M.; TORRACA, M. A. A. A Transição do Ensino Médio para o Superior: Dificuldades em Problemas de Taxas Relacionadas, XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1421_814_ID.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.
OLIVEIRA, F. R.; COELHO, D. C.; DIAS, P. S. Monitoramento do curso de “Cálculo Zero” ministrado aos recém-ingressos na faculdade de Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará. In: XLII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XLII COBENGE, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/index_old.php?ss=5. Acesso em: 27 dez. 2021.
PILOTTI, M.; CUNHA, G. F.; PARMEGIANI, R. Reflexões sobre a disciplina de Matemática Fundamental e o aprendizado de Cálculo em cursos de Engenharia. In: XLII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XLII COBENGE, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/index_old.php?ss=5. Acesso em: 27 dez. 2021.
RASMUSSEN, C.; APKARIAN, N.; HAGMAN, J. E.; JOHNSON, E.; LARSEN, S.; BRESSOUD, D. Brief. Report: Characteristics of Precalculus Through Calculus 2 Programs: Insights From a National Census Survey. Journal for Research in Mathematics Education, v. 50, n. 1, p. 98-111, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.5951/jresematheduc.50.1.0098. Acesso em: 27 dez. 2021.
RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. C. Research on calculus: what do we know and where do we need to go? ZDM – Mathematics Education, v. 46, n. 4, p. 507-515, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-014-0615-x. Acesso em: 27 dez. 2021.
RODRIGUES, L. Á.; NEVES, R. S. P. O Cálculo Diferencial e Integral na Universidade de Brasília: estratégia metodológica em estudo. Revista de Ensino de ciências e Matemática – ReenCiMa, v. 20, n. 2, p. 97-111, jun. 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2341. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2341.
SILVA GARCIA, L. M. L. Da; LARA, D. F.; ANTUNES, F. Análise da retenção no ensino superior: Um estudo de caso em um curso de sistemas de informação. Revista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. v. 34, n. 2, p. 15-38. 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.1538.
SILVA, J. M.; SILVEIRA, E. S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis: Vozes, 2013.
SILVA, L. G. Evasão no ensino superior brasileiro: riscos e arranjos institucionais. 2017. 68 f, Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SOUZA, L. F. D. D. Evasão do curso de Licenciatura em Matemática (noturno) da Universidade de Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/17291/1/2016_LavousierFerreiraDeSouza_tcc.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.
STEWART, J. Cálculo: volume 1. São Paulo: CENCAGE Learning, 2011.
TEIXEIRA, R. D. C. P.; MENTGES, M. J.; KAMPFF, A. J. C. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. Repositório Institucional PUCRS. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/Evasao_no_Ensino_Superior_um_Estudo_Sistematico.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 313 PDF (Español (España)) downloads: 153