UM LEVANTAMENTO SOBRE A OFERTA DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171

Palavras-chave:

Matemática, Currículo, Disciplinas, Cálculo Diferencial e Integral, Pré-Cálculo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que listou, descreveu e caracterizou cursos de Pré-Cálculo em instituições de ensino superior da região Centro-Oeste brasileira. Mais especificamente, a partir de um levantamento em unidades acadêmicas públicas com cursos de Licenciatura em Matemática, e que têm oferecido aos licenciandos desse curso alguma disciplina contendo conteúdos matemáticos que são pré-requisitos para o estudo e a aprendizagem de um curso inicial de Cálculo Diferencial e Integral, foram assinalados os seus respectivos conteúdos programáticos, as cargas horárias e o semestre em que ocorrem. A relevância da temática está ligada ao fato de ainda existirem instituições que ofertam o Cálculo no primeiro semestre, mas ainda não disponibilizam cursos regulares que fazem a ponte entre a Matemática do ensino básico e a do ensino superior. Ademais, consideramos que cursos de Pré-Cálculo podem contribuir para a adaptação dos estudantes à vida universitária e minorar a evasão ou a reprovação frequente em cursos de Cálculo. Finalmente, a divulgação detalhada de algumas experiências de suporte à aprendizagem do Cálculo poderá auxiliar gestores educacionais do ensino superior na elaboração das ementas de seus cursos de Pré-Cálculo. Os resultados aqui expostos evidenciam que as instituições têm voltado seus esforços viabilizando possibilidades e alternativas instrucionais de aprofundamento em assuntos matemáticos básicos a estudantes iniciantes contribuindo, dessa maneira, para a formação de futuros professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues, niversidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em Matemática na área de Geometria Diferencial e em Educação Matemática. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática da UnB.

Raquel Carneiro Dörr, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática.  

Thais Regina Duarte Marçal

Licencianda em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática da UnB.  

Referências

ANDRADE, F. C.; ESQUINCALHA, A. C.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Pré-Cálculo nas Licenciaturas em Matemática das Instituições Públicas do Rio de Janeiro: O Prescrito. VIDYA, Santa Maria. Online, v. 39, n. 1, p. 131-151, jan./jun. 2019.

BALANIUK, R.; DO PRADO, H. A.; DA VEIGA GUADAGNIN, R.; FERNEDA, E.; COBBE, P. R. Predicting evasion candidates in higher education institutions. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON MODEL AND DATA ENGINEERING, 2011, Springer, Berlin, Heidelberg, p. 143-151, 2011.

BELLETTINI, M. T.; SOUZA, S. A implantação da disciplina de Pré-cálculo como política pedagógica de permanência nos cursos de graduação do centro tecnológico da UFSC. In: XVIII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2018. Florianópolis. Anais […], 2018.

BITTAR, M.; OLIVEIRA, A. B.; SANTOS, R. M.; SILVA BURIGATO, S. M. M. A evasão em um curso de Matemática em 30 anos. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia. Acesso em: 27 dez. 2021.

BONATO, G. C.; DE MELLO, K. B. Evasão no curso de Licenciatura do IFRS Campus Caxias do Sul. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 3, n. 1, p. 26-37, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: 10.35819.

BRESSOUD, D.; GHEDAMSI, I.; KUZNIAK, A.; MARTINEZ-LUACEZ, V.; TORNER, G. Teaching and learning of calculus. In: 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburg, p. 24-31, 2016. Disponível em: https://www.mathunion.org/icmi/conferences/icme-international-congress-mathematical-education. Acesso em: 27 dez. 2021.

BRESSOUD, D. M. The strange role of calculus in the United States. ZDM - Mathematics Education, v. 53, n. 3, p. 521-533, jun. 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1299530. Acesso em: 27 dez. 2021.

CANAL, C. P. P.; FIGUEIREDO, Z. C. C. . Permanência na educação superior pública: experiência de Política de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico de estudantes. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24242. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24242.

CHAGAS, T. M. Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB: um estudo no âmbito da graduação. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38239/1/2019_TiagoMedinaChagas.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

DIEFENTHALER, A. T. Disciplina Pré-cálculo: Um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos. Biblioteca Digital da UNIJUÍ, Ijuí, 2017. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4238/Andressa%20Tais%20Diefenth%C3%A4ler.pdf?sequence=1. Acesso em: 27 dez. 2021.

DÖRR, R. C. Análises de aprendizagens em cálculo diferencial e integral: um estudo de caso de desenvolvimento de conceitos e procedimentos algébricos em uma universidade pública brasileira. 2017. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

DÖRR, R. C.; OLIVEIRA, P. V. X. Estratégias e Metodologias de Suporte em Matemática Básica para Estudantes Iniciantes do Ensino Superior. In: NEVES, R. S. P.; DÖRR, R. C. (org.). Ensino de Matemática: estudos e abordagens práticas na educação básica e superior (p. 271-286). Jundiaí: Paco Editorial, 2020.

FEIJÓ, R. S. A. A. Dificuldades e obstáculos no aprendizado de Trigonometria: um estudo com alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

LOPES, A. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação no curso de Cálculo da UFRGS. Matemática Universitária. n. 26/27, jun./ dez., 1999. Disponível em: http://mat.ufrgs.br/~alopes/pub3/algumasreflexoes.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

MACABIRA, I.; ATHAYDE, L. Reprovação na disciplina cálculo nos cursos de engenharia: análise de dados e métodos minimizadores. In: XLII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XLII COBENGE, Juiz de Fora, 2014.

MACIEL, C. E.; VALDES, D. E. S.; LUSTOSA, B. M. M. Evasão na Educação Superior. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 22, n. 1, p. 131-145, 2020. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/343. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.343.

NASSER, L.; ASSEMANY, D.; AZEVEDO, C. A. M.; TORRACA, M. A. A. A Transição do Ensino Médio para o Superior: Dificuldades em Problemas de Taxas Relacionadas, XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1421_814_ID.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

OLIVEIRA, F. R.; COELHO, D. C.; DIAS, P. S. Monitoramento do curso de “Cálculo Zero” ministrado aos recém-ingressos na faculdade de Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará. In: XLII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XLII COBENGE, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/index_old.php?ss=5. Acesso em: 27 dez. 2021.

PILOTTI, M.; CUNHA, G. F.; PARMEGIANI, R. Reflexões sobre a disciplina de Matemática Fundamental e o aprendizado de Cálculo em cursos de Engenharia. In: XLII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XLII COBENGE, Juiz de Fora, 2014. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/index_old.php?ss=5. Acesso em: 27 dez. 2021.

RASMUSSEN, C.; APKARIAN, N.; HAGMAN, J. E.; JOHNSON, E.; LARSEN, S.; BRESSOUD, D. Brief. Report: Characteristics of Precalculus Through Calculus 2 Programs: Insights From a National Census Survey. Journal for Research in Mathematics Education, v. 50, n. 1, p. 98-111, 2019. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.5951/jresematheduc.50.1.0098. Acesso em: 27 dez. 2021.

RASMUSSEN, C.; MARRONGELLE, K.; BORBA, M. C. Research on calculus: what do we know and where do we need to go? ZDM – Mathematics Education, v. 46, n. 4, p. 507-515, 2014. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-014-0615-x. Acesso em: 27 dez. 2021.

RODRIGUES, L. Á.; NEVES, R. S. P. O Cálculo Diferencial e Integral na Universidade de Brasília: estratégia metodológica em estudo. Revista de Ensino de ciências e Matemática – ReenCiMa, v. 20, n. 2, p. 97-111, jun. 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2341. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2341.

SILVA GARCIA, L. M. L. Da; LARA, D. F.; ANTUNES, F. Análise da retenção no ensino superior: Um estudo de caso em um curso de sistemas de informação. Revista da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. v. 34, n. 2, p. 15-38. 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140. Acesso em: 27 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.1538.

SILVA, J. M.; SILVEIRA, E. S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis: Vozes, 2013.

SILVA, L. G. Evasão no ensino superior brasileiro: riscos e arranjos institucionais. 2017. 68 f, Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

SOUZA, L. F. D. D. Evasão do curso de Licenciatura em Matemática (noturno) da Universidade de Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/17291/1/2016_LavousierFerreiraDeSouza_tcc.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

STEWART, J. Cálculo: volume 1. São Paulo: CENCAGE Learning, 2011.

TEIXEIRA, R. D. C. P.; MENTGES, M. J.; KAMPFF, A. J. C. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. Repositório Institucional PUCRS. Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/Evasao_no_Ensino_Superior_um_Estudo_Sistematico.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

Publicado

2022-01-18

Métricas


Visualizações do artigo: 319     PDF (Español (España)) downloads: 157

Como Citar

Rodrigues, L. M. D. de Ávila ., Dörr, R. C., & Marçal, T. R. D. (2022). UM LEVANTAMENTO SOBRE A OFERTA DA DISCIPLINA PRÉ-CÁLCULO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. PARADIGMA, 43(1), 245–272. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p245-272.id1171

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)