VISÃO DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA SOBRE O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p342-363.id1175Palabras clave:
Ensino Remoto, Licenciatura em Matemática, Recursos Didáticos, Ensino Superior, TecnologiasResumen
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral foi coletar as impressões e necessidades de alunos de matemática de uma universidade pública brasileira sobre o uso de recursos didáticos em aulas na modalidade ensino remoto. Convidamos os alunos do referido curso na sala de comunicação de uma plataforma virtual disponível na universidade e acessível a todos, e selecionamos uma amostra representativa de vinte e um alunos do curso para a pesquisa empírica correspondendo a um estudo exploratório. Em vista da pandemia do Corona Virus-COVID 19, aplicamos questionário online, em plataforma googleforms, com perguntas fechadas e abertas, analisadas quantitativamente segundo as ideias de Chizzotti (2017) e qualitativamente, segundo as orientações de Bardin (2016), respectivamente. Os resultados apontam a validade do uso de recursos no apoio ao ensino aprendizagem, com necessidades de adaptações e amplidão das dinâmicas com tecnologias educacionais, com ocorrência alguns entraves relativos a falhas nas tecnologias digitais de informação e comunicação. Concluímos pela necessidade de aprofundar e compartilhar mais pesquisas e experiências no tema, considerando a pouca constatação de trabalhos e a necessidade urgente e real de tais trabalhos.Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 3ª reimp., 2016.
BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Criado em 06.07.2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia. Acesso em: 05 nov.2020.
BRAGA, M. D.; MENEZES, J. E.; SEIMETZ, R., SILVA, W. P. (orgs). Metodologias do Ensino em Matemática: ações lúdicas, vol. II. Brasília: Paco Editorial, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC / CONSED / UNDIME, 2018.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2017.
CUNHA, G. 138 iniciativas, recursos e inspirações para o ensino online em tempos de pandemia. Disponível em < https://aulaincrivel.com/kitcovid19/>. Acesso em 27.06.2021.
FERREIRA, L. A.; CRUZ. D. S.; ALVES, A. O.; LIMA, I. P. de. Ensino de matemática e COVID-19: práticas docentes durante o ensino remoto. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 11 - número 2 – 2020.
FERREIRA, G. Pedagoga explica diferença entre ensino remoto e EaD. Disponível em: https://www.uninassau.edu.br/noticias/pedagoga-explica-diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead. Acesso em: 05jun.2020.
FREITAG, I. H. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. UEM, arquivos, v.21 n. 2(2017). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176. Acesso em: 25 jun. 2021.
KALEFF, A. M. M. R. Novas tecnologias no ensino da matemática: Tópicos em ensino de Geometria: A sala de aula frente ao laboratório de ensino e à história da Geometria. 2 ed. Niterói: CEAD/UFF, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Didática. (Livro Eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Did%C3%A1tica/q3MzDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover. Acesso em: 25 jun. 2021
MENEZES, J. e.; BRAGA, M. D.; SEIMETZ, R. A formação de licenciandos em matemática com o ensino mediado pelas TDIC: visões estudantis e perspectivas profissionais. In: NEVES, R. S. P., DÖRR, R. C. (orgs). Formação de Professores de Matemática: desafios e perspectivas. Brasília: Appris, 2019.
MENEZES, J. E. (org.). Jogos no ensino de matemática: experiências exitosas na pós-graduação. Recife: UFRPE, 2013.
PONTE, J. P. Novas tecnologias na aula de matemática. Educação e Matemática, 34, 2-7, 1995.
REGO, R. G. do; REGO, R. M. do. Matematicativa. Brasília: INEP, 1999.
RONDONI, C. A.; DUARTE, C. S.; PEDRO, K. M. Pandemia do covid 19 e o Ensino Remoto Emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p´. 41-57. Número Temático, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 10 dez. 2021
APPENZELLER, S.; MENEZES, F. H.; SANTOS, G. G.; PADILHA, R. F.; GRAÇA, H. S.; BRAGANÇA, J. F. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica 44 (sup.1): e0155, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9k9kXdKQsPSDPMsP4Y3XfdL/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2021
SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática criativa. Campinas: Papirus. Perspectivas em Educação Matemática, - SBEM. E-book, 2015.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: Jogos de matemática 3, Ensino Médio. São Paulo: Penso, 2008.
SOARES, C. Metodologias ativas: uma nova experiênca para a aprendizagem. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 164 PDF downloads: 98