Interseções entre a Física e os saberes da tradição ceramista

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1532

Palabras clave:

Física, Saberes da Tradição, Cerâmica, Etnofísica, Termodinâmica

Resumen

A crescente interação entre os saberes da tradição e as ciências formais emerge como um relevante campo de investigação. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é investigar as interseções entre a Física e os saberes da tradição nas práticas ceramistas da Vila Cuera, em Bragança, estado do Pará. Utilizando uma abordagem etnográfica, complementada por análise qualitativa, percebemos que os ceramistas se valem da intuição sensível e, com maestria, aplicam princípios termodinâmicos na produção de cerâmicas artesanais. Os resultados realçam o valor da Etnofísica, sublinhando que, muito antes da estruturação formal da ciência como a conhecemos, as sociedades tradicionais já praticavam e entendiam fenômenos naturais em sintonia com os princípios físicos contemporâneos. Conclui-se que há um vínculo inerente entre a Física e os saberes da tradição no que se refere à prática ceramista tradicional, fundamentado em observações empíricas e numa sabedoria ancestral que dialoga com a ciência em uma relação de complementaridade. O estudo evidencia a importância de valorizar e reconhecer os saberes das populações tradicionais ao destacar o saber/fazer das culturas e da ciência institucionalizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, J. M. P. Material didático para o ensino de cinemática na EJA com base no regionalismo amazônico paraense. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, 2021.

ALMEIDA, M. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.

ALMEIDA, K. P. G. Etnofísica paiter suruí: dialogando sobre cosmologia. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.

ANACLETO, B. S. Etnofísica na lavoura de arroz. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.

BRASIL. Decreto de Criação da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, de 20 de maio de 2005. Brasília, 2005.

CORREA, F. J. S. Produção de farinha de mandioca: investigando uma prática pedagógica na perspectiva da etnofísica para o ensino de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.

FAERMAM, L. A. A pesquisa participante: suas contribuições no âmbito das ciências sociais. Revista Ciências Humanas, n. 1, p. 41-56, 2014.

FARIAS, C. A. Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola. Porto Alegre: Sulina, 2006.

FEIO, A. S. Etnofísica: o processo de produção da farinha de mandioca como estratégia de ensino dos conceitos de termodinâmica. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, 2021.

GUAPINDAIA, V. L. C. Fontes históricas e arqueológicas sobre os tapajós de Santarém: a Coleção “Frederico Barata” do Museu Paraense Emílio Goeldi. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1993.

HEPP, M. A Emergência e dispersão do caraipé na cerâmica arqueológica da Amazônia e Cerrado brasileiro: temporalidade, relações sociais, identidade, resistência e cultura material. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

IOEPA – Imprensa Oficial do Estado do Pará. Região de Integração: rio Caeté. Belém, 2015.

LATOUR, B. Como terminar uma tese de sociologia: pequeno diálogo entre um aluno e seu professor (um tanto socrático). Cadernos de Campo, v. 15, n. 14-15, p. 339-352, 2006.

LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. 12. ed. Trad. Tânia Pellegrini. Campinas: Papirus, 2012.

MENDES, I. A.; FARIAS, C. A. (Org.) Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014 (Coleção Contextos da Ciência).

OLIVEIRA, I. C. A etnofísica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

ROSARIO, S. A. S. A etnomatemática e a etnofísica da cerâmica produzida na Vila “Cuéra” em Bragança (PA). Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Bragança, 2018.

ROSARIO, S. A. S.; CARDOSO, S. R. P.; SARAIVA, L. J. C. Saberes Etnomatemáticos, Etnofísicos e Etnoquímicos envolvidos no processo de produção da cerâmica caeteuara de Bragança-PA: uma análise interdisciplinar a partir dos etnossaberes. Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, n. septiembre, p. 1-13, 2018.

ROSARIO, S. A. S.; SILVA, C. A. F. A física da argila: diferentes formas de sentir e interpretar fenômenos físicos. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 01-20, 2020a.

ROSARIO, S. A. S.; SILVA, C. A. F. A física da argila: um estudo visual sobre a produção de cerâmica na comunidade Vila Que Era. Nova Revista Amazônica, v. 8, n. 2, p. 235-242, 2020b.

ROSARIO, S. A. S.; ROSARIO, J. P. S.; SILVA, C. A. F. Uma viagem pelos saberes da tradição: uma experiência vivida com os ceramistas da “Vila Que Era” em Bragança-PA (Parte 1). Nova Revista Amazônica, v. 8, n. 3, p. 229-230, 2020.

ROSARIO, S. A. S.; SILVA, C. A. F. Onde a argila encontra o homem. Amazônica - Revista de Antropologia, v. 15, n. 1, p. 324-331, 2023a.

ROSARIO, S. A. S.; SILVA, C. A. F. O uso do caraipé na cerâmica caeteuara: interseções entre os saberes da tradição e a termodinâmica. Rematec, v. 18, n. 45, p. e2023005, 2023b.

ROSARIO, S. A. S. A Física da argila: um estudo sobre a termodinâmica na produção de cerâmicas tradicionais. 208f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2023.

SCHAAN, D. P. Cultura marajoara. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.

SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO. Caraipé. 2023. Disponível em: https://lpf.florestal.gov.br/pt-br/?option=com_madeirasbrasileiras&view=especieestudada&especieestudadaid=141. Acesso em: 15 jan. 2023.

SILVA, F. A. Um curso de física aplicado à educação escolar indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016.

SILVA, J. C. R. Etnofísica e gastronomia do noroeste mineiro: possibilidades para uma prática pedagógica no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari Univates, Lajeado, 2017.

SIMÕES, M. F. As pesquisas arqueológicas no Museu Paraense Emilio Goeldi (1870-1981). Acta Amazônica, v. 11, n. 1, p. 149-165, 1981.

TOLEDO, V. M.; BARRERA-BASSOLS, N. A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. Trad. Rosa Peralta. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

Publicado

30-01-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 921     PDF (Português (Brasil)) downloads: 435

Cómo citar

Rosario, S. A. S. do, & Silva, C. A. F. da. (2024). Interseções entre a Física e os saberes da tradição ceramista. PARADIGMA, 45(1), e2024021. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024021.id1532

Número

Sección

Artículos