O avanço do neoliberalismo sob regulação do Estado: o curso de Licenciatura em Pedagogia e o predomínio da educação a distância
DOI :
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024003.id1548Mots-clés :
Omissão do Estado. Privatização., Precarização., Cursos Superiores de Licenciatura., Licenciatura em Pedagogia.Résumé
A modalidade a distância passou a ser predominante na oferta dos cursos superiores de licenciatura no Brasil, em especial na formação de pedagogos e pedagogas. Em 2022, os cursos superiores de licenciatura registraram 32% das matrículas na modalidade presencial e 64% das matrículas na modalidade EaD. Além disso, na Licenciatura em Pedagogia, os números chamam ainda mais atenção, já são 79% das matrículas na EaD e 21% no presencial (Brasil, 2023). Isso afirma um fenômeno latente de precarização da formação inicial dos professores brasileiros, principalmente daqueles que vão atuar diretamente no atendimento à infância. O presente ensaio partiu da problemática: “uma vez que o Estado é o regulador das políticas educacionais para a educação superior brasileira, quais interesses e fundamentos estão por trás da omissão dos governos diante da expansão descontrolada dos cursos superiores na modalidade a distância, predominantemente oferecidos em instituições com fins lucrativos, considerando especialmente o caso da Licenciatura em Pedagogia?”. O objetivo geral foi, por meio da análise das políticas educacionais e das pesquisas sobre o tema, levantar possíveis responsabilidades do Estado, o qual adere à racionalidade neoliberal e à lógica gerencial na promoção da precarização da educação superior, em especial, do curso de Pedagogia. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza básica, exploratório quanto aos seus objetivos, qualitativo quanto à abordagem do problema e bibliográfico e documental quanto aos procedimentos. As principais conclusões do texto mostram que, por trás das políticas educacionais que favoreceram o crescimento do setor privado e da modalidade a distância no curso de Pedagogia, está um Estado que se tornou cúmplice do mercado, ao sacrificar a formação superior em favor do lucro e aderir, inevitavelmente, à lógica perversa da concorrência e da precarização.Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B. DE.; IANNONE, L. R.; SILVA, M. G. M. DA. Educação a distância: oferta, características e tendências dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Estudos e pesquisas educacionais, n.3, p. 279-354, 2012. Disponível em: https://handbook.usfx.bo/nueva/vicerrectorado/citas/SOCIALES_8/Pedagogia/11.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em revista, v. 31, n. 3, p. 321-338, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/L8pKJVB44tLnp5rTzNB3SvC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 set. 2023
BALL, S. Educação global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora Uepg, 2022.
BARBOSA, P. P. Licenciatura EAD em Ciências e Biodiversidade Vegetal: bases de conhecimento docente, crenças de formadores, percepções e produções de estudantes. 2019. 341f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-25062019-085110/publico/Percia_Paiva_Barbosa_Corrigida.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
BIANCHETTI, L.; SGUISSARDI, V. Da universidade à Commoditycidade: ou de como e quando, se a educação/formação é sacrificada no altar do Mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.
BRASIL. Estatuto das Universidades: Decreto nº 19.851 de 11 de abril de 1931. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 1931. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=19851&ano=1931&ato=a170TWU1kerpWTd12. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961: Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Brasília: Presidência da República, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília: Presidência da República, 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971: Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Brasília: Presidência da República, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996: Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Brasília: Presidência da República, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de novembro de 2005. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Decreto nº 9.057 de 25 de maio de 2017. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 08 set. 2023.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2018 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Portal Gov.br, Brasília, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2024.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2022. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Portal Gov.br, Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 29 out. 2023.
COELHO, F. S. Um estudo sobre licenciatura de matemática oferecida na modalidade à distância. 2015. 382f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/0af0b189-ed9a-4f1e-bc90-fd532467bfd8/content. Acesso em: 13 jan. 2024.
CUNHA, V. G. R. da. Formação de professores de História em cursos de Licenciatura a distância: um estudo nas IES Uniube e Unimontes. 2014. 296f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.109. Acesso em: 13 jan. 2024.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo editorial, 2016.
GARCIA, M. F. Avaliação da qualidade de cursos de licenciaturas na modalidade a distância na percepção de seus estudantes. 2018. 275f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2018. Disponível em: file:///D:/Downloads/Garcia_MartaFernandes_D.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
GUEDES, S. B. Os saberes docentes específicos da matemática em cursos de segunda licenciatura em Matemática à distância: uma análise a partir dos seus documentos orientadores. 2023. 257f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/39292/1/Simone%20Batista%20Guedes.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
HAHN, R. U. A distância transacional e a organização de cursos de licenciatura on-line. 2017. 270f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/178406/001066235.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 jan. 2024.
LEÃO, M. F. Licenciatura em química do IFMT na modalidade EAD: análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo. 2018. 244f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188380. Acesso em: 13 jan. 2024.
MARTINS, C. B. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & sociedade, v. 30, n. 106, p. 15–35, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/RKsKcwfYc6QVFBHy4nvJzHt/. Acesso em: 11 set. 2023.
OLIVEIRA, V. do C. de. Sentidos de docência universitária nas licenciaturas presenciais e a distância: relações com a identidade e a profissionalidade docente. 2019. 245f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35331. Acesso em: 13 jan. 2024.
PASQUALLI, R. Trajetórias de saberes: a formação e a prática dos professores dos cursos de licenciatura a distância em ciências naturais e matemática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. 2013. 306f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/72694. Acesso em: 13 jan. 2024.
PIMENTEL, F. C. As tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em Educação Física na modalidade a distância. 2017. 140f. Tese (Doutorado em Educação) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31074. Acesso em: 13 jan. 2024.
PITOMBEIRA, C. V. Caminhos da formação tecnológica a distância: a complexidade emergente no desenho de curso de licenciatura. 2013. 140f. Tese (Doutorado em Linguística) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13642. Acesso em: 13 jan. 2024.
SAMPAIO, J. L. de F. O que se ensina e o que se aprende nas licenciaturas em artes visuais a distância? 2014. 330f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-03062014-151612. Acesso em: 13 jan. 2023.
SANTOS, S. C. Um Retrato de uma Licenciatura em Matemática a Distância sob a Ótica de seus Alunos Iniciantes. 2013. 208f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/00a7771b-e472-4c93-a597-2055becc002a.ç. Acesso em: 13 jan. 2024.
SILVA, A. R. da. Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade de Brasília: percepção discente da tutoria. 2019. 96f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/37935. Acesso em: 13 jan. 2024.
SILVA, M. B. S. da. O curso de Licenciatura em Física a Distância na Universidade Estadual de Maringá: trilhando um caminho para as melhorias a partir do discurso dos alunos, tutores e professores. 2012. 265f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) — Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR, 2012. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/4541/1/000204734.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
SOUZA, S. de. Educação a distância na ótica discente: a análise dos discursos de estudantes de licenciaturas em Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. 2014. 234f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e para a Matemática) — Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR, 2014. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/1537/1/000214027.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.
SOUZA JÚNIOR, C. M. de. História e memória: licenciatura em história a distância na Universidade Federal de Sergipe (2005-2014). 2019. 153f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10983. Acesso em: 13 jan. 2024.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 35 PDF (Português (Brasil)) downloads: 32
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Altair Alberto Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.