Objetivação do Projeto de Si a Partir de Narrativas de Pós-Graduandos(As) em Educação

Autores

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p433-459.id1361

Palavras-chave:

Ateliê Biográfico de Projeto. Narrativas. Escrita de si.

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa (auto) biográfica que objetivou compreender como se materializa o projeto de si, a partir dos projetos particulares que emanam nas narrativas de mestrandos e doutorandos do PPGE-UECE, Ceará, Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa centrada na perspectiva de formação docente pela escrita de si, desenvolvida com quinze estudantes do referido programa de Pós-Graduação. Para tanto, utilizamos a metodologia criada por Delory-Momberger (2008) denominada Ateliê Biográfico de Projetos que inscreve a história de vida na dinâmica prospectiva que relaciona o passado, o presente e o futuro do sujeito, no sentido de fazer com que o sujeito compreenda a sua história de vida como esse grande projeto de si. As escritas de si passam por um processo de socialização e de questionamento pelos colegas do grupo e pela compreensão do outro (heterobiografia). A partir das leituras das escritas autobiográficas, percebemos que a reflexão perpassada na temporalidade e concretizada na narrativa fez emergir novos projetos pessoais e profissionais; e que as incidências encontradas nas histórias de vida nos revelam a escrita de si revela a história de vida de muitos outros; e que as histórias individuais nos fazem compreender muitos aspectos sobre o homem e sobre a sociedade. A partir das suas esperiências de vida muitos saberes subjetivos são adquiridos nas relações que os sujeitos estabelecem em diversos espaços e que estão esquecidos no processo de formação de professores, devendo, portanto, ser discutidos e considerados na constituição dos projetos profissionais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cunha, M. I. (1997). Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v.23, n.1/2, p.185-195, jan./dez.

Delory-Momberger, C. (2008). Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. São Paulo: Paulus.

Delory-Momberger, C.(2011). Fundamentos Epistemológicos da pesquisa biográfica em educação .Educação em Revista, [S.l.], v.27, n.01, p. 333-346, abr.

Delory-Momberger, C. (2008). Biografia, corpo, espaço. In: Passeggi, C.(Org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. São Paulo: Paullus, EDUFRN.

Del Priori, M. (2009). Biografia: quando o indivíduo encontra a história. Topoi[S.l.], v.10, n.19, p. 7-16, jun./dez.

Demartini, Z. B. F. (2010). Pesquisa histórico-sociológica, memórias e educação: das autobiografias ás histórias de vida. In: Passeggi, M. C.; Silva, V. B. (Org. ). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica,p. 131-154.

Dodebei, V. (2016) Objetos e memória. Revista Morpheus: estudos interdisciplinares em memória social, Rio de Janeiro, v.9, n.16, ago./dez.

Gomes, A. C.; Schmidt, B. B. (Orgs.)(2009). Memórias e narrativas autobiográficas. Rio de Janeiro: FGV.

Nery, O. S., Schneid, F. H., Ferreira, M. L. M. , Michelon, F. F. (2015) Caixas de memórias: a relação entre objetos, fotografias, memória e identidade ilustradas em cenas da ficção. Ciências Sociais Unisinos, [S.l.], v. 51, n. 1, p. 42-51.abr.

Souza, E. C. (2006) Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interface metodológicas e formativas. In:Souza, E. C., Abrahão, M.H., Menna Barreto, Josso, M.C. (prefácio). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Souza, E. C. (2010).Acompanhar e formar- mediar e iniciar: pesquisa (auto) biográfica e formação de formadores. In: Passeggi, M. C.; Silva, V. B. (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 157-179.

Passeggi, M. C. (2010).Narrar é humano: Autobiografia é um processo civilizatório In: Passeggi, M. C.; Silva, V. B. (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 103-130.

Passeggi, M.C. (Org.) (2008) .Tendências da pesquisa (auto) biográfica. São Paulo:Paullus, EDUFRN.

Zago, L. R. F. (2013) Subjetividade: representação social da família. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, [S.l.], v. 4, n. 3, p.786-000.

Publicado

2023-07-07

Métricas


Visualizações do artigo: 65     PDF (Español (España)) downloads: 45

Como Citar

Alves, F. C., & Fialho, . L. M. F. (2023). Objetivação do Projeto de Si a Partir de Narrativas de Pós-Graduandos(As) em Educação. PARADIGMA, 44(3), 433–459. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p433-459.id1361

Edição

Seção

Artículos