COMPETENCIA DOCENTE DE OBSERVAR CON SENTIDO SITUACIONES DE ENSEÑANZA

Autores

  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA-Brasil) claudiag@ulbra.br
    Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil
  • Salvador Llinares (UA-España) sllinares@ua.es
    Universidade de Alicante, Espanha

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p29 - 46.id740

Palavras-chave:

Competencias Docentes, Observar con Sentido, Formación de profesores de matemáticas

Resumo

Se considera la competencia de Observar con Sentido situaciones de enseñanza, involucrando conceptos matemáticos, una competencia relevante para los profesores de Matemáticas, siendo posible desarrollarla en la formación inicial de estos profesionales. Este artículo presenta los resultados de  un experimento,  realizado  con  estudiantes de  Licenciatura en  Matemáticas, buscando identificar elementos relevantes en la planificación docente con la temática fracciones. El objetivo fue identificar los conocimientos que los estudiantes para profesor movilizan relativos al contenido sobre la demanda cognitiva de las situaciones de enseñanza en la Matemática. Los resultados apuntan que los estudiantes al resolver actividades amplían la competencia en elegir, reflexionar y planificar situaciones y, la identificación de la demanda cognitiva posibilita que se amplíen los conocimientos relativos a la temática. También, que la competencia de Observar con Sentido está apoyada en los conocimientos que los licenciandos poseen en relación al contenido que está siendo planeado.RESUMOConsidera-se a competência de Observar com Sentido situações de ensino, envolvendo conceitos matemáticos, uma competência relevante para os professores de Matemática, sendo possível desenvolvê-la na formação inicial destes profissionais. Este artigo apresenta os resultados de um experimento, realizado com estudantes de Licenciatura em Matemática, visando identificar elementos relevantes no planejamento docente com a temática frações. O objetivo foi identificar os conhecimentos que os estudantes para professor mobilizam relativos ao conteúdo sobre a demanda cognitiva das situações de ensino na Matemática. Os resultados apontam que os estudantes ao resolverem atividades ampliam a competência em escolher, refletir e planejar situações e,a identificação da demanda cognitiva possibilita que sejam ampliados os conhecimentos relativos à temática. Também, que a competência de Observar com Sentido está apoiada nos conhecimentos que os licenciandos possuem em relação ao conteúdo que está sendo planejadoABSTRACTIt is considered the competency of Observing with Sense teaching situations, involving mathematical concepts, a relevant competence for Mathematics teachers, being possible to develop it in the initial formation of these professionals. This paper presents the results of an experiment carried out with undergraduate students in Mathematics, aiming to identify relevant elements in the teaching and learning process by interpreting and supporting action situations for teacher planning with the theme fractions. The objective was to identify the knowledge that students to teacher mobilize regarding the content, the methodology to be developed, about the cognitive demand of teaching situations in Mathematics. The results show that students in solving activities increase the competence in choosing, reflecting and planning situations, and the identification of the cognitive demand allows to increase the knowledge related to the subject. Also, that the Competence of Observing with Sense is supported in the knowledge that the licenciandos have in relation to the content that is being planned.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA-Brasil), Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca, Espanha. Professora da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil claudiag@ulbra.br

Salvador Llinares (UA-España), Universidade de Alicante, Espanha

Doutor em Educação Professor da Universidade de Alicante, Espanha sllinares@ua.es

Publicado

2019-09-16

Métricas


Visualizações do artigo: 298     PDF (Español (España)) downloads: 246

Como Citar

Oliveira Groenwald (ULBRA-Brasil), C. L., & Llinares (UA-España), S. (2019). COMPETENCIA DOCENTE DE OBSERVAR CON SENTIDO SITUACIONES DE ENSEÑANZA. PARADIGMA, 40, 29–46. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2019.p29 - 46.id740

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)