FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA REALIZADA PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p313-332.id1048

Palabras clave:

Formação Contínua, Professor de Matemática, Coordenador Pedagógico, Observação em Sala de Aula

Resumen

Neste artigo, é apresentada uma formação em serviço, realizada com um professor de matemática e mediada por um professor coordenador (PC). A formação realizada fez parte das atribuições profissionais do PC e, ao mesmo tempo, serviu de objeto de estudo para a pesquisa de mestrado desenvolvida por ele. O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades e desafios encontrados pelo PC para realizar as observações em sala de aula e propor o feedback formativo ao professor a partir das observações realizadas na expectativa de constituir uma formação em serviço.  Os dados analisados foram coletados a partir do relatório final apresentado pelo PC da pesquisa realizada. Assim sendo, é apresentado um estudo com uma abordagem qualitativa e do tipo documental.. Foram analisados momentos descritos da observação em sala de aula e o feeback formativo descrito no relatório de pesquisa do PC. Após a análise desses elementos, é possível afirmar que a presença do professor coordenador na escola pode contribuir para a realização da formação de professor em serviço, possibilitando focar nos desafios internos à escola, porém, a formação ocorre quando a observação da sala de aula é realizada a partir de fundamentos teóricos e experiências profssisionais bem-sucedidas. Portanto, é relevante que o PC tenha tanto conhecimentos de teorias gerais de educação, de teorias da didática especifica dos compontes curriculares, quanto saberes oriundos de experiências bem-sucedidas, para poder provocar essas reflexões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Armando Traldi Jr, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor titular do departamento de Matemática do IFSP. Pesquisador na área de Formação de Professores e Desenvolvimento Curricular. Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP (2006)

Citas

ALMEIDA, L; Placco V. O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação.12, n.142, 2009.

BUSHMAN, J. Teachers as walkthrough partners. Educational leadership. London,2006.

CANDAU, V. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALE, A. M. M. R; Freire. Política e Educação: ensaios. 6ª ed. São Paulo: Cortez,2001.

CASSIANI, S. de B.; CALIRI, M.H.L.; PELÁ, N.T.R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Revista enfermagem, v. 4, n. 3, dezembro 1996.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus, 2012.

DEMO, P. Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul. SED/MS. Campo Grande, MS, 2018.

FAZENDA, I. C. A (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FERNANDES, C. A. X ; TRALDI JR, A. Formação do Professor de Matemática Mediada pelo Coordenador Pedagógico. REVEMOP, v. 3, p. 1-15, 2021.

FERNANDES, C. A. X. Formação em Serviço de um professor de matemática mediada pelo professor coordenador. 2020. Disseração (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus São Paulo. São Paulo, 2020.

FREITAS, A. V. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010), 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

FONSECA, M. da C.F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

GOUVEIA, B; PLACCO, V. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

KRAMER, S. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo:Ática, 1993.

KURTOGLU,h, n. (2004, Julho). post-observation feedback as an instigator of teacher learning and change. iateFl tted sig e-newsletter. Obtido de:http://ttedsig.iatefl.org/resources/e-newsletter/ Featurearticles.pdf . Acesso em 27 de abril de 2011.

MARIN, A. J. Educação Continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Caderno CEDES. Campinas. São Paulo: Papirus, n.36, 1995.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa, 2002.

OLIVEIRA, C. A. D. O papel do (a) professor (a) coordenador (a) pedagógico (a) na formação em serviço dos (as) docentes do ensino fundamental II: uma análise dessa função em uma rede municipal de ensino do interior paulista. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2018.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo Sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2002.

PLACCO, V. Formação e Prática do Orientador e do Educador. 5ª. ed. CAMPINAS - SP: PAPIRUS, 2002.

REIS, P. Ministério da educação – conselho científico para a avaliação de professores, Lisboa. 2011.

SAMPAIO, M. M. O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores em serviço: uma análise em escolas públicas da região metropolitana do estado de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.

São Paulo (Estado). Resolução SE 75, DE 30/12/2014. Dispõe sobre a função gratificada do Professor Coordenador.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. in a. nóvoa (ed.), Os professores e a sua formação. Lisboa: d. Quixote e instituto de inovação educacional,1992.

SILVA, P.S; TRALDI JR, A. Linguagem matemática no processo de aprendizagem de estudantes surdos. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo. V.16, n.23. 2019.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. Métodos de pesquisa, v. 1, 2009.

SOUZA, L. R de. Formação continuada em serviço: do coordenador pedagógico ao professor: o caso da rede municipal de São Paulo. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2017.

Descargas

Publicado

09-05-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 257     PDF downloads: 209

Cómo citar

Traldi Jr, A., & Fernandes, C. A. X. (2021). FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA REALIZADA PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO. PARADIGMA, 42(e2), 313–332. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p313-332.id1048