Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil.
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315Palabras clave:
Estilo de vida. Saúde. Docente. Pós-graduação. Pandemia da COVID-19.Resumen
O presente artigo tem como objetivo verificar as condições de trabalho dos docentes da pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no contexto da pandemia da COVID-19. Os sujeitos em atividade da população-alvo consentiram e aderiram, por meio eletrônico, livre e espontaneamente à pesquisa e foram apresentados ao questionário MONISA adaptado para o recorte. As respostas permitiram a construção de um banco de dados comparativo entre percepções anteriores e as atribuídas ao período de trabalho durante a vigência da respectiva calamidade pública de saúde global. Aderiram à pesquisa 80 professores (n=80) dentre um total de 292 que atuam nos 17 programas presenciais de pós-graduação da referida instituição de ensino superior. Os pesquisados têm um perfil predominante de idade média entre 40 e 50 anos, cor/raça predominante branca, foram equitativos em relação ao gênero e convivem conjugalmente em uma família com média de 3 pessoas. Os resultados do estudo mostraram que essas transformações que atingiram a sociedade implicaram nas condições de trabalho destes professores, impactando na dimensão laboral da vida deste profissional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo que conta em educação é mensurável ou
comparável. Crítica a accoutability baseada em testes estandartizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, v. 13, n. 13, 13-29, abr.-jun. 2009. Disponível em: http://www.revista.ulusofona.pt. Acesso em: 13 jun.2021
BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny D’Esquivel; CARDOSO, Berta
Leni Costa. As novas formas de trabalho em tempos de pandemia de COVID-19 e sua interferência na qualidade de vida dos profissionais da educação. Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil. V.8, n.8, p.1-13, maio, 2021.
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Parecer 11/2020
Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades Pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: [s.n.]. julho 2020.
CARDOSO JÚNIOR, Welton; NUNES, Cláudio Pinto; SILVA JÚNIOR, Germínio José
da; CARDOSO, Berta Leni Costa. O Materialismo Histórico-Dialético e a qualidade de vida docente. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Cláudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (orgs.). Qualidade de vida e saúde de profissionais da educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. P. 61-80. a
ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução B. A.
Schumann. São Paulo: Boitempo, 1988.
FERNANDES, Danielle Cireno. Precarização do trabalho (verbete). In: Dalila Andrade
Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/precarizacao-do-trabalho/. Acesso em: 14 de nov. de 2022.
FERREIRA, Fábio Alves. A Teoria do Discurso e análise do discurso: De Ernesto Laclau a
Michel Foucault. Perspectivas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFT – volume 4, n. 2 - Tocantins, 2019.
LELES, Cláudio Rodriges; MORO, Rafael Gustavo Dal; DIAS, Danilo Rocha. Princípios
de Bioestatística. Cap.12. In: ESTRELA, Carlos (org.). Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3ͣ ed. São Paulo: Artes Médicas,2018. p.159-196
MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus:
São Paulo, 2003.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves; LOPES, Raquel da
Silva; PARENTE, Francilene de Aguiar. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth (orgs.) Diálogos críticos. Volume 3. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 88-123.
MOREIRA, Deise Maíra Silveira; SILVA JÚNIOR, Germínio José; CARDOSO, Berta
Leni Costa. Valorização docente na educação básica: resultados de pesquisas realizadas. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto. Indicadores de saúde e qualidade de vida: contextos escolares e universitários. São Carlos, Pedro & João Editores, 2022. P.177-202.
NAHAS, Marcus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões
para um estilo de vida ativo. 7ª. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO,
Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Educação Unisinos 25(2021) ISSN 2177-6210 Unisinos - doi: 10.4013/edu.2021.251.26
NUNES, Cláudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento
docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.65-80, jan./mar. 2017.
PAZ, Fernanda Ribeiro; SOUZA, Samuel Mendes de; PIRES, Ennia Débora Passos Braga;
ROCHA, Mateus Teixeira do Amaral. Condições de trabalho e saúde do professor: fatores relevantes para o desenvolvimento da síndrome de Burnout. In: NUNES, Claudio Pinto; CARDOSO, Berta Leni Costa; SOUSA, Erivan Coqueiro (orgs.). Condições de trabalho e saúde do professor. Vitória da Conquista: dições UESB, 2020. P. 93-109.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na
educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>
PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Maria Helena Sauaia Guimarães; ROSTAS,
Guilherme Ribeiro. Precarização do trabalho do docente adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte. Revista Thema, v. 18, p. 278-30, 2020.
REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e
o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 2, 2014.
RIBEIRO, Vanilda Batista; CARDOSO, Berta Leni Costa. A Valorização do Trabalho
Docente e os impactos na Saúde em tempos de Pandemia: uma revisão sistemática. Ver. ComCiência. Out.2021, vol.6, no.8, p.11-17.
SANTOS, Sheila Daniela Medeira. A precarização do trabalho docente no Ensino
Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educar em Revista, Curitiba, v. 46, n. UFPR, p. 229-244, out/dez 2012.
SARAIVA, Karla et al. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão
docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289. Acesso em: 2 abr. 2021.
SILVA JÚNIOR, João Reis; FERREIRA, Luciana Rodrigues.; KATO, Fabíola Bouth
Grello. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, 2013.
SOUZA, Adriana da Silva; BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny
D’Esquivel; GUSMÃO, Risia Silva Chaves; CARDOSO, Berta Leni Costa. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas. Fortaleza. V.2, n.2. p. 1-23, 2021.
SOUSA, Thiago Ferreira; NAHAS, Marcus Vinicius; FONSECA, Silvio Aparecido;
MORORÓ, José Helma Pio. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos. (Isaq-A). Arq Cien Esp, 2012.
SOUZA, Jackeline Maria; DELL’AGRI, Betânia Alves Veiga; COSTA, Rodney Querino
Ferreira; CAETANO, Luciana Maria. Docência na Pandemia: Saúde Mental e Percepções sobre o Trabalho On-line. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n.2, p. 142-159, maio/agosto 2021
VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro; MATOS, Tereza Gláucia Rocha; GALINDO,
Melissa Cordeiro Torres; SILVA, Roberta; VALE, Silvia Fernandes. O trabalho do professor na pós-graduação no Brasil após a Lei Nº 9394/1996. Avaliação, Campinas, v. 24, Mar-Mai 2019.
comparável. Crítica a accoutability baseada em testes estandartizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, v. 13, n. 13, 13-29, abr.-jun. 2009. Disponível em: http://www.revista.ulusofona.pt. Acesso em: 13 jun.2021
BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny D’Esquivel; CARDOSO, Berta
Leni Costa. As novas formas de trabalho em tempos de pandemia de COVID-19 e sua interferência na qualidade de vida dos profissionais da educação. Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil. V.8, n.8, p.1-13, maio, 2021.
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Parecer 11/2020
Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades Pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: [s.n.]. julho 2020.
CARDOSO JÚNIOR, Welton; NUNES, Cláudio Pinto; SILVA JÚNIOR, Germínio José
da; CARDOSO, Berta Leni Costa. O Materialismo Histórico-Dialético e a qualidade de vida docente. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Cláudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (orgs.). Qualidade de vida e saúde de profissionais da educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. P. 61-80. a
ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução B. A.
Schumann. São Paulo: Boitempo, 1988.
FERNANDES, Danielle Cireno. Precarização do trabalho (verbete). In: Dalila Andrade
Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/precarizacao-do-trabalho/. Acesso em: 14 de nov. de 2022.
FERREIRA, Fábio Alves. A Teoria do Discurso e análise do discurso: De Ernesto Laclau a
Michel Foucault. Perspectivas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFT – volume 4, n. 2 - Tocantins, 2019.
LELES, Cláudio Rodriges; MORO, Rafael Gustavo Dal; DIAS, Danilo Rocha. Princípios
de Bioestatística. Cap.12. In: ESTRELA, Carlos (org.). Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3ͣ ed. São Paulo: Artes Médicas,2018. p.159-196
MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus:
São Paulo, 2003.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves; LOPES, Raquel da
Silva; PARENTE, Francilene de Aguiar. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth (orgs.) Diálogos críticos. Volume 3. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 88-123.
MOREIRA, Deise Maíra Silveira; SILVA JÚNIOR, Germínio José; CARDOSO, Berta
Leni Costa. Valorização docente na educação básica: resultados de pesquisas realizadas. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto. Indicadores de saúde e qualidade de vida: contextos escolares e universitários. São Carlos, Pedro & João Editores, 2022. P.177-202.
NAHAS, Marcus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões
para um estilo de vida ativo. 7ª. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO,
Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Educação Unisinos 25(2021) ISSN 2177-6210 Unisinos - doi: 10.4013/edu.2021.251.26
NUNES, Cláudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento
docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.65-80, jan./mar. 2017.
PAZ, Fernanda Ribeiro; SOUZA, Samuel Mendes de; PIRES, Ennia Débora Passos Braga;
ROCHA, Mateus Teixeira do Amaral. Condições de trabalho e saúde do professor: fatores relevantes para o desenvolvimento da síndrome de Burnout. In: NUNES, Claudio Pinto; CARDOSO, Berta Leni Costa; SOUSA, Erivan Coqueiro (orgs.). Condições de trabalho e saúde do professor. Vitória da Conquista: dições UESB, 2020. P. 93-109.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na
educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>
PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Maria Helena Sauaia Guimarães; ROSTAS,
Guilherme Ribeiro. Precarização do trabalho do docente adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte. Revista Thema, v. 18, p. 278-30, 2020.
REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e
o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 2, 2014.
RIBEIRO, Vanilda Batista; CARDOSO, Berta Leni Costa. A Valorização do Trabalho
Docente e os impactos na Saúde em tempos de Pandemia: uma revisão sistemática. Ver. ComCiência. Out.2021, vol.6, no.8, p.11-17.
SANTOS, Sheila Daniela Medeira. A precarização do trabalho docente no Ensino
Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educar em Revista, Curitiba, v. 46, n. UFPR, p. 229-244, out/dez 2012.
SARAIVA, Karla et al. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão
docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289. Acesso em: 2 abr. 2021.
SILVA JÚNIOR, João Reis; FERREIRA, Luciana Rodrigues.; KATO, Fabíola Bouth
Grello. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, 2013.
SOUZA, Adriana da Silva; BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny
D’Esquivel; GUSMÃO, Risia Silva Chaves; CARDOSO, Berta Leni Costa. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas. Fortaleza. V.2, n.2. p. 1-23, 2021.
SOUSA, Thiago Ferreira; NAHAS, Marcus Vinicius; FONSECA, Silvio Aparecido;
MORORÓ, José Helma Pio. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos. (Isaq-A). Arq Cien Esp, 2012.
SOUZA, Jackeline Maria; DELL’AGRI, Betânia Alves Veiga; COSTA, Rodney Querino
Ferreira; CAETANO, Luciana Maria. Docência na Pandemia: Saúde Mental e Percepções sobre o Trabalho On-line. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n.2, p. 142-159, maio/agosto 2021
VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro; MATOS, Tereza Gláucia Rocha; GALINDO,
Melissa Cordeiro Torres; SILVA, Roberta; VALE, Silvia Fernandes. O trabalho do professor na pós-graduação no Brasil após a Lei Nº 9394/1996. Avaliação, Campinas, v. 24, Mar-Mai 2019.
Descargas
Publicado
01-07-2024
Métricas
Visualizações do artigo: 209 PDF (Português (Brasil)) downloads: 66
Cómo citar
Cardoso, B. L. C., Cardoso Júnior, W., & Nunes, C. P. (2024). Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. PARADIGMA, 45(2), e2024016. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315
Número
Sección
Artículos