Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil.
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315Palavras-chave:
Estilo de vida. Saúde. Docente. Pós-graduação. Pandemia da COVID-19.Resumo
O presente artigo tem como objetivo verificar as condições de trabalho dos docentes da pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no contexto da pandemia da COVID-19. Os sujeitos em atividade da população-alvo consentiram e aderiram, por meio eletrônico, livre e espontaneamente à pesquisa e foram apresentados ao questionário MONISA adaptado para o recorte. As respostas permitiram a construção de um banco de dados comparativo entre percepções anteriores e as atribuídas ao período de trabalho durante a vigência da respectiva calamidade pública de saúde global. Aderiram à pesquisa 80 professores (n=80) dentre um total de 292 que atuam nos 17 programas presenciais de pós-graduação da referida instituição de ensino superior. Os pesquisados têm um perfil predominante de idade média entre 40 e 50 anos, cor/raça predominante branca, foram equitativos em relação ao gênero e convivem conjugalmente em uma família com média de 3 pessoas. Os resultados do estudo mostraram que essas transformações que atingiram a sociedade implicaram nas condições de trabalho destes professores, impactando na dimensão laboral da vida deste profissional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Nem tudo que conta em educação é mensurável ou
comparável. Crítica a accoutability baseada em testes estandartizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, v. 13, n. 13, 13-29, abr.-jun. 2009. Disponível em: http://www.revista.ulusofona.pt. Acesso em: 13 jun.2021
BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny D’Esquivel; CARDOSO, Berta
Leni Costa. As novas formas de trabalho em tempos de pandemia de COVID-19 e sua interferência na qualidade de vida dos profissionais da educação. Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil. V.8, n.8, p.1-13, maio, 2021.
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Parecer 11/2020
Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades Pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: [s.n.]. julho 2020.
CARDOSO JÚNIOR, Welton; NUNES, Cláudio Pinto; SILVA JÚNIOR, Germínio José
da; CARDOSO, Berta Leni Costa. O Materialismo Histórico-Dialético e a qualidade de vida docente. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Cláudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (orgs.). Qualidade de vida e saúde de profissionais da educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. P. 61-80. a
ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução B. A.
Schumann. São Paulo: Boitempo, 1988.
FERNANDES, Danielle Cireno. Precarização do trabalho (verbete). In: Dalila Andrade
Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/precarizacao-do-trabalho/. Acesso em: 14 de nov. de 2022.
FERREIRA, Fábio Alves. A Teoria do Discurso e análise do discurso: De Ernesto Laclau a
Michel Foucault. Perspectivas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFT – volume 4, n. 2 - Tocantins, 2019.
LELES, Cláudio Rodriges; MORO, Rafael Gustavo Dal; DIAS, Danilo Rocha. Princípios
de Bioestatística. Cap.12. In: ESTRELA, Carlos (org.). Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3ͣ ed. São Paulo: Artes Médicas,2018. p.159-196
MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus:
São Paulo, 2003.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves; LOPES, Raquel da
Silva; PARENTE, Francilene de Aguiar. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth (orgs.) Diálogos críticos. Volume 3. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 88-123.
MOREIRA, Deise Maíra Silveira; SILVA JÚNIOR, Germínio José; CARDOSO, Berta
Leni Costa. Valorização docente na educação básica: resultados de pesquisas realizadas. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto. Indicadores de saúde e qualidade de vida: contextos escolares e universitários. São Carlos, Pedro & João Editores, 2022. P.177-202.
NAHAS, Marcus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões
para um estilo de vida ativo. 7ª. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO,
Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Educação Unisinos 25(2021) ISSN 2177-6210 Unisinos - doi: 10.4013/edu.2021.251.26
NUNES, Cláudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento
docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.65-80, jan./mar. 2017.
PAZ, Fernanda Ribeiro; SOUZA, Samuel Mendes de; PIRES, Ennia Débora Passos Braga;
ROCHA, Mateus Teixeira do Amaral. Condições de trabalho e saúde do professor: fatores relevantes para o desenvolvimento da síndrome de Burnout. In: NUNES, Claudio Pinto; CARDOSO, Berta Leni Costa; SOUSA, Erivan Coqueiro (orgs.). Condições de trabalho e saúde do professor. Vitória da Conquista: dições UESB, 2020. P. 93-109.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na
educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>
PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Maria Helena Sauaia Guimarães; ROSTAS,
Guilherme Ribeiro. Precarização do trabalho do docente adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte. Revista Thema, v. 18, p. 278-30, 2020.
REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e
o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 2, 2014.
RIBEIRO, Vanilda Batista; CARDOSO, Berta Leni Costa. A Valorização do Trabalho
Docente e os impactos na Saúde em tempos de Pandemia: uma revisão sistemática. Ver. ComCiência. Out.2021, vol.6, no.8, p.11-17.
SANTOS, Sheila Daniela Medeira. A precarização do trabalho docente no Ensino
Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educar em Revista, Curitiba, v. 46, n. UFPR, p. 229-244, out/dez 2012.
SARAIVA, Karla et al. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão
docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289. Acesso em: 2 abr. 2021.
SILVA JÚNIOR, João Reis; FERREIRA, Luciana Rodrigues.; KATO, Fabíola Bouth
Grello. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, 2013.
SOUZA, Adriana da Silva; BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny
D’Esquivel; GUSMÃO, Risia Silva Chaves; CARDOSO, Berta Leni Costa. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas. Fortaleza. V.2, n.2. p. 1-23, 2021.
SOUSA, Thiago Ferreira; NAHAS, Marcus Vinicius; FONSECA, Silvio Aparecido;
MORORÓ, José Helma Pio. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos. (Isaq-A). Arq Cien Esp, 2012.
SOUZA, Jackeline Maria; DELL’AGRI, Betânia Alves Veiga; COSTA, Rodney Querino
Ferreira; CAETANO, Luciana Maria. Docência na Pandemia: Saúde Mental e Percepções sobre o Trabalho On-line. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n.2, p. 142-159, maio/agosto 2021
VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro; MATOS, Tereza Gláucia Rocha; GALINDO,
Melissa Cordeiro Torres; SILVA, Roberta; VALE, Silvia Fernandes. O trabalho do professor na pós-graduação no Brasil após a Lei Nº 9394/1996. Avaliação, Campinas, v. 24, Mar-Mai 2019.
comparável. Crítica a accoutability baseada em testes estandartizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, v. 13, n. 13, 13-29, abr.-jun. 2009. Disponível em: http://www.revista.ulusofona.pt. Acesso em: 13 jun.2021
BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny D’Esquivel; CARDOSO, Berta
Leni Costa. As novas formas de trabalho em tempos de pandemia de COVID-19 e sua interferência na qualidade de vida dos profissionais da educação. Seminário Gepráxis. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil. V.8, n.8, p.1-13, maio, 2021.
BRASIL, Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Parecer 11/2020
Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades Pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: [s.n.]. julho 2020.
CARDOSO JÚNIOR, Welton; NUNES, Cláudio Pinto; SILVA JÚNIOR, Germínio José
da; CARDOSO, Berta Leni Costa. O Materialismo Histórico-Dialético e a qualidade de vida docente. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Cláudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (orgs.). Qualidade de vida e saúde de profissionais da educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. P. 61-80. a
ENGELS, Friederich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução B. A.
Schumann. São Paulo: Boitempo, 1988.
FERNANDES, Danielle Cireno. Precarização do trabalho (verbete). In: Dalila Andrade
Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/precarizacao-do-trabalho/. Acesso em: 14 de nov. de 2022.
FERREIRA, Fábio Alves. A Teoria do Discurso e análise do discurso: De Ernesto Laclau a
Michel Foucault. Perspectivas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFT – volume 4, n. 2 - Tocantins, 2019.
LELES, Cláudio Rodriges; MORO, Rafael Gustavo Dal; DIAS, Danilo Rocha. Princípios
de Bioestatística. Cap.12. In: ESTRELA, Carlos (org.). Metodologia científica: ciência, ensino, pesquisa. 3ͣ ed. São Paulo: Artes Médicas,2018. p.159-196
MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. Summus:
São Paulo, 2003.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves; LOPES, Raquel da
Silva; PARENTE, Francilene de Aguiar. Ensino Remoto Emergencial e o Isolamento Social: a precarização da escola pública e do trabalho docente. In: UCHOA, Antônio Marcos da conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza; GONÇALVES, Maria Elizabeth (orgs.) Diálogos críticos. Volume 3. Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 88-123.
MOREIRA, Deise Maíra Silveira; SILVA JÚNIOR, Germínio José; CARDOSO, Berta
Leni Costa. Valorização docente na educação básica: resultados de pesquisas realizadas. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto. Indicadores de saúde e qualidade de vida: contextos escolares e universitários. São Carlos, Pedro & João Editores, 2022. P.177-202.
NAHAS, Marcus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões
para um estilo de vida ativo. 7ª. ed. Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO,
Charliton José dos Santos. Trabalho docente no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Educação Unisinos 25(2021) ISSN 2177-6210 Unisinos - doi: 10.4013/edu.2021.251.26
NUNES, Cláudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento
docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.43, n.1, p.65-80, jan./mar. 2017.
PAZ, Fernanda Ribeiro; SOUZA, Samuel Mendes de; PIRES, Ennia Débora Passos Braga;
ROCHA, Mateus Teixeira do Amaral. Condições de trabalho e saúde do professor: fatores relevantes para o desenvolvimento da síndrome de Burnout. In: NUNES, Claudio Pinto; CARDOSO, Berta Leni Costa; SOUSA, Erivan Coqueiro (orgs.). Condições de trabalho e saúde do professor. Vitória da Conquista: dições UESB, 2020. P. 93-109.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na
educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015. Disponível em: <http//www.esforce.org.br>
PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Maria Helena Sauaia Guimarães; ROSTAS,
Guilherme Ribeiro. Precarização do trabalho do docente adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte. Revista Thema, v. 18, p. 278-30, 2020.
REGO, Teresa Cristina. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e
o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 2, 2014.
RIBEIRO, Vanilda Batista; CARDOSO, Berta Leni Costa. A Valorização do Trabalho
Docente e os impactos na Saúde em tempos de Pandemia: uma revisão sistemática. Ver. ComCiência. Out.2021, vol.6, no.8, p.11-17.
SANTOS, Sheila Daniela Medeira. A precarização do trabalho docente no Ensino
Superior: dos impasses às possibilidades de mudanças. Educar em Revista, Curitiba, v. 46, n. UFPR, p. 229-244, out/dez 2012.
SARAIVA, Karla et al. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão
docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. DOI https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16289.094. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289. Acesso em: 2 abr. 2021.
SILVA JÚNIOR, João Reis; FERREIRA, Luciana Rodrigues.; KATO, Fabíola Bouth
Grello. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, 2013.
SOUZA, Adriana da Silva; BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny
D’Esquivel; GUSMÃO, Risia Silva Chaves; CARDOSO, Berta Leni Costa. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas. Fortaleza. V.2, n.2. p. 1-23, 2021.
SOUSA, Thiago Ferreira; NAHAS, Marcus Vinicius; FONSECA, Silvio Aparecido;
MORORÓ, José Helma Pio. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos. (Isaq-A). Arq Cien Esp, 2012.
SOUZA, Jackeline Maria; DELL’AGRI, Betânia Alves Veiga; COSTA, Rodney Querino
Ferreira; CAETANO, Luciana Maria. Docência na Pandemia: Saúde Mental e Percepções sobre o Trabalho On-line. Teoria e Prática da Educação, v. 24, n.2, p. 142-159, maio/agosto 2021
VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro; MATOS, Tereza Gláucia Rocha; GALINDO,
Melissa Cordeiro Torres; SILVA, Roberta; VALE, Silvia Fernandes. O trabalho do professor na pós-graduação no Brasil após a Lei Nº 9394/1996. Avaliação, Campinas, v. 24, Mar-Mai 2019.
Downloads
Publicado
2024-07-01
Métricas
Visualizações do artigo: 209 PDF downloads: 66
Como Citar
Cardoso, B. L. C., Cardoso Júnior, W., & Nunes, C. P. (2024). Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. PARADIGMA, 45(2), e2024016. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315
Edição
Seção
Artículos