Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil.
DOI:
10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315Keywords:
Estilo de vida. Saúde. Docente. Pós-graduação. Pandemia da COVID-19.Abstract
O presente artigo tem como objetivo verificar as condições de trabalho dos docentes da pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no contexto da pandemia da COVID-19. Os sujeitos em atividade da população-alvo consentiram e aderiram, por meio eletrônico, livre e espontaneamente à pesquisa e foram apresentados ao questionário MONISA adaptado para o recorte. As respostas permitiram a construção de um banco de dados comparativo entre percepções anteriores e as atribuídas ao período de trabalho durante a vigência da respectiva calamidade pública de saúde global. Aderiram à pesquisa 80 professores (n=80) dentre um total de 292 que atuam nos 17 programas presenciais de pós-graduação da referida instituição de ensino superior. Os pesquisados têm um perfil predominante de idade média entre 40 e 50 anos, cor/raça predominante branca, foram equitativos em relação ao gênero e convivem conjugalmente em uma família com média de 3 pessoas. Os resultados do estudo mostraram que essas transformações que atingiram a sociedade implicaram nas condições de trabalho destes professores, impactando na dimensão laboral da vida deste profissional.Downloads
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2024-07-01
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Cardoso, B. L. C., Cardoso Júnior, W., & Nunes, C. P. (2024). Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. PARADIGMA, 45(2), e2024016. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315
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Section
Artículos