Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315

Palabras clave:

Estilo de vida. Saúde. Docente. Pós-graduação. Pandemia da COVID-19.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo verificar as condições de trabalho dos docentes da pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no contexto da pandemia da COVID-19. Os sujeitos em atividade da população-alvo consentiram e aderiram, por meio eletrônico, livre e espontaneamente à pesquisa e foram apresentados ao questionário MONISA adaptado para o recorte. As respostas permitiram a construção de um banco de dados comparativo entre percepções anteriores e as atribuídas ao período de trabalho durante a vigência da respectiva calamidade pública de saúde global. Aderiram à pesquisa 80 professores (n=80) dentre um total de 292 que atuam nos 17 programas presenciais de pós-graduação da referida instituição de ensino superior. Os pesquisados têm um perfil predominante de idade média entre 40 e 50 anos, cor/raça predominante branca, foram equitativos em relação ao gênero e convivem conjugalmente em uma família com média de 3 pessoas. Os resultados do estudo mostraram que essas transformações que atingiram a sociedade implicaram nas condições de trabalho destes professores, impactando na dimensão laboral da vida deste profissional.

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Biografía del autor/a

Welton Cardoso Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Médico e Advogado. Pós-graduado em Neurologia pela Santa Casa de Belo Horizonte MG e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná.  Mestre em Educação pela Universidade Estadual da Bahia-UESB-PPGEd. Diretor Clínico do Instituto de Neurologia e Radiodiagnóstico de Guanambi -Bahia. E-mail de contato: weltoncardosojr@gmail.com

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).  Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT).  Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. E-mail de contato:claudionunesba@hotmail.com

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Publicado

01-07-2024

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Cómo citar

Cardoso, B. L. C., Cardoso Júnior, W., & Nunes, C. P. (2024). Condições de trabalho docente na pós-graduação no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. PARADIGMA, 45(2), e2024016. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1315

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