Consideraciones sobre los componentes de aprendizaje en las actividades de modelación matemática

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024006.id1370

Palabras clave:

Educación Matemática, Actividad de Modelación Matemática, Componentes de Aprendizaje, Estadística, Enseñanza Fundamental

Resumen

En este trabajo mostramos cómo los componentes de aprendizaje están presentes en el desarrollo de actividades de modelación matemática en el contexto de las clases regulares de Matemáticas. Para ello, como marco teórico, nos guiamos por la modelación matemática como alternativa pedagógica en la que se parte de una situación-problema de interés para los estudiantes y los componentes del aprendizaje como medio para resaltar y evitar errores en el abordaje de contenidos matemáticos. Los datos que sustentaron nuestro análisis cualitativo de carácter interpretativo son registros escritos, fotografías, grabaciones de audio y la bitácora del docente en el desarrollo de actividades de modelado por parte de un grupo de estudiantes del 8º año de la Enseñanza Fundamental de un colegio privado del interior del país, Paraná, en Brasil. El análisis permitió resaltar los componentes de aprendizaje que permean todas las etapas del ciclo de modelación matemática en las acciones y estrategias que los estudiantes utilizaron a lo largo del desarrollo.

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Biografía del autor/a

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Suzana Lovos Trindade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2021. Especialista em Educação no Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atuou como professora de matemática durante um ano no Ciclo Intercultural de (CUIA) na UEL. Atua como professora nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina. Participante do GEPMIT - Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Tecnologias. Atuou como professora de matemática durante um ano no Ciclo Intercultural de (CUIA) na UEL. Atua como professora nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática.

Citas

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Publicado

01-07-2024

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Cómo citar

Silva, K. A. P. da, & Trindade, S. L. (2024). Consideraciones sobre los componentes de aprendizaje en las actividades de modelación matemática. PARADIGMA, 45(2), e2024006. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024006.id1370

Número

Sección

Artículos