A Educação Matemática Inclusiva “que acontece”: impressões de docentes em formação inicial acerca de observações realizadas em salas de aula da Educação Básica

Autores/as

DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1378

Palabras clave:

Formação de Professores. Educação Matemática Inclusiva. Inclusão. Educação Especial.

Resumen

Este artigo discute o que manifestam professores de matemática em formação inicial em relação à Educação Matemática Inclusiva que se verifica em salas de aula regulares da Educação Básica, por meio dos relatórios produzidos sobre atividades que observaram e vivenciaram em aulas de Matemática de turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, inspirados na Análise de Conteúdo, analisa oito relatórios frutos de uma prática avaliativa da disciplina de Educação Matemática Inclusiva, de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade localizada no oeste do Paraná – Brasil. Por meio de quatro agrupamentos que dizem de aspectos desse processo de inclusão – o modo de agir do professor regente em relação à inclusão; o professor de Apoio Educacional Especializado e a inclusão; o estudante em situação de inclusão em suas múltiplas relações; e o professor de matemática em formação inicial e o olhar para a inclusão e as relações de uma sala de aula comum, conclui que apesar de um desafio, o ensino de matemática inclusivo pode se efetivar com uma prática docente com atividades que considerem as diferenças e a interação com o outro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª reimp. da 1ª ed. São Paulo: Edições, v. 70, 2016.
BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 12 abr. de 2022.
BRASIL. Portaria Normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do "Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais" Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9935-portaria-13-24-abril-2007&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 de abr. De 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 04 de dez. 2021
BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em: 04 de dez. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatura da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 04 de dez. de 2021.
DENARI, F. E.; SIGOLO, S. R. R. L. Formação de professores em direção à Educação Inclusiva no Brasil: dilemas atuais. In: Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2016. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/educacao-inclusiva_ebook.pdf. Acesso em: 12 de abr. de 2022.
FERNANDES, S. H. A. A. Educação Matemática Inclusiva: Adaptação x Construção. In: Revista Educação Inclusiva, n. 1, v. 1, 2017. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/issue/view/16. Acesso em: 30 de nov. de 2021.
HAZIN, I.; FRADE, C.; FALCÃO, J. T. da R. Autoestima e desempenho escolar em matemática: contribuições teóricas sobre a problematização das relações entre cognição e afetividade. In: Revista Educar. N. 36, p. 39-54, 2010. Curitiba: Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/hrHtmfchtgxKNjzrwJhdHTf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 de nov. de 2021.
MANRIQUE, A. L. A formação de professores que ensinam matemática e a educação especial. Ensino da Matemática em Debate, v. 1, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/21710. Acesso em: 04 de dez. de 2021.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? Como fazer?. 2 ed., São Paulo: Moderna, 2006.
MARCHESI, A. La prática de las escuelas inclusivas. Desarrollo psicológico y educación. 3 Transtornos del desarrollo y necessidades educativas especiales. 2 ed. Madrid: Alianza Editorial, 2014.
MATURANA, A. P. P. M.; CIA, F. Educação Especial e a relação família-escola: análise da produção científica de teses e dissertações. In: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 2, Maio/Agosto de 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/Kv8qmQtcMYPQ7DpLq9Dcxnc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 de dez. de 2021.
MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.s; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUSCar, 2018.
NOGUEIRA, C. M. I. Educação Matemática e Educação Especial na perspectiva inclusiva: Educação Matemática Inclusiva?. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática - XIII ENEM; Cuiabá-MT, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/index/search/titles?searchPage=12. Acesso em: 04 de dez. de 2021.
PARANÁ. DELIBERAÇÃO N.º 02/03, de 02 de junho de 2003. Normas para a Educação Especial, modalidade da Educação Básica para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/04032011_deliberaa%E2%80%A1ao_n_u_02_03.pdf. Acesso em: 04 de dez. de 2021.
POKER, R. B. et. Al. Educação inclusiva: em foco a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2016. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/educacao-inclusiva_ebook.pdf. Acesso em: 12 de abr. de 2022.
PPP. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-TD, 2017.
RODRIGUES, D. Os desafios da Equidade e da Inclusão na formação de professores. In: Revista nacional e internacional de educación inclusiva (impresso). V. 7, n. 2, junio, 2014. Disponível em: https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/140. Acesso em: 09 de mar. de 2023.
SILVA, S. de C. R. da; VIGINHESKI, L. V. M.; SHIMAZAKI, E. M. La inclusión en la formación inicial de profesores de matemáticas. In: Acta Scientiarum. Education (online), Maringá, v. 40, n.3, p. 1-12, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.32210. Acesso em: 24 de nov. de 2021.
SCHRENK, M. J. Tomada de consciência em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. 2020. P. 222. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.
SCHRENK, M. J.; VERTUAN, R. E. UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 23, p. 72-97, 2021.
SETTI, E. J. K.; ROCHA, Z. de F. D. C.; VERTUAN, R. E. Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 2016.
SKOVSMOSE, O. Inclusão, encontros e cenários. In: Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 24, n. 64, p 16-32, set./dez. 2019.
UTFPR. Resolução nº 90/2018 - COGEP – UTFPR. Aprova as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação Regulares da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/documentos/conselhos/cogep/resolucoes/resolucoes-2018/resolucao-no-90-2018-cogep-diretrizes-para-os-cursos-de-graduacao-regulares-da-utfpr.pdf. Acesso em: 30 de nov. de 2021.

Publicado

01-07-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 201     PDF (Português (Brasil)) downloads: 69

Cómo citar

Pin, A. K., Schrenk, M. J. ., & Vertuan, R. E. (2024). A Educação Matemática Inclusiva “que acontece”: impressões de docentes em formação inicial acerca de observações realizadas em salas de aula da Educação Básica. PARADIGMA, 45(2), e2024007. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024007.id1378

Número

Sección

Artículos