Efeitos de avaliações externas na prática profissional de professores de matemática Resumo

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DOI:

10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p159-175.id1471

Palabras clave:

Avaliações Externas, Prática Pedagógica, Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar efeitos de avaliações em larga escala na prática profissional de professores de matemática. Os dados utilizados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de Escolas Municipais em Campo Grande, MS. A partir de uma discussão a respeito das avaliações externas no contexto escolar e tomando como referencial teórico-metodológico o Modelo dos Campos Semânticos (Lins, 1999, 2012) e a História Oral (Garnica, 2004, 2011), construímos nossas considerações e delineamentos a respeito da problemática investigada. Os principais efeitos dessas avaliações na prática profissional de professores são operados na direção de apagamentos de professores e alunos nas relações pedagógicas, em intervenções e monitoramentos, por meio de vigilâncias e, em pressões no trabalho pedagógico de professores no contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Edivagner Souza do Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente professor da Secretária Estadual de Mato Grosso

Leonor Fernanda Volpato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente professora da Secretária Municipal de Mato Grosso do Sul

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela UNESP-RC. Atualmente professor Associado do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

31-08-2023

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Cómo citar

Santos, E. S. do ., Volpato, L. F. ., & Santos, J. R. V. dos . (2023). Efeitos de avaliações externas na prática profissional de professores de matemática Resumo. PARADIGMA, 44(5), 159–175. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p159-175.id1471

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